Lançamento da Editora Planeta reúne três dos principais pensadores da atualidade

A Editora Planeta lança Felicidade: modos de usar, livro que surgiu graças ao encontro de três dos maiores pensadores da atualidade. Conhecidos por disseminar suas ideias em salas de aula, palestras, jornais, rádios e TVs, Mario Sergio Cortella, Leandro Karnal e Luiz Felipe Pondé se debruçam sobre um tema que é objeto de interesse dos intelectuais desde sempre e interessa a todos: a felicidade.

Inspirado em um debate realizado pelo trio em comemoração aos 15 anos da Editora Planeta, o livro traz o prefácio de Clóvis de Barros Filho. "A genialidade criativa faz do ineditismo de cada enunciação um instante de incomparável logos. Razão e discurso. Com seus adendos e remendos. Um ballet de argumentos em grande estilo", ele afirma.

Na obra, cada um dos autores, com seu tom característico e já conhecido do público que os acompanha, compartilha com o leitor sua história e seus exemplos e referências, que vão dos clássicos filósofos e escritores, como Schopenhauer e Tolstói, a figuras contemporâneas, como Millôr Fernandes e Rita Lee. O resultado é um ensaio completo e diverso sobre o que é a felicidade e os caminhos que podem levar as pessoas a ela.

"Cada um com seu tom, suas histórias, seus exemplos. Atualizando mestres e auto­res mais queridos. Desfilando conceitos com fluência despretenciosa. Sobra elegância, erudição e generosidade." – Clóvis de Barros Filho no prefácio do livro

"Essa ideia de paz, isto é, de situações em que você percebe que a vida pode exuberar, pode fazer sentido, pode ser fruída sem ser de fato um encargo, é algo com que no nosso horizonte a gente lida como a ideia de felicidade." - Mario Sergio Cortella

"Não haveria a possibilidade de experimentar a felicidade fora da autenticidade." - Luiz Felipe Pondé

"Todas as vezes que eu perco algo, que eu perco a saúde, que é na dor que eu crio consciência, como disse Schopenhauer. Se eu perco a saúde, se eu perco alguma coisa que eu gostava, o amor ou qualquer coisa, eu de fato só consigo ser feliz no momento em que eu tenho consciência dessa perda." - Leandro Karnal

Sobre os autores:
Mario Sergio Cortella é filósofo, escritor, com mestrado e doutorado em educação e professor titular da PUC-SP, com docência e pesquisa na pós-graduação em Educação. É professor-convidado da Fundação Dom Cabral. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991-1992), tendo sido antes Assessor Especial e Chefe de Gabinete do prof. Paulo Freire. Comentarista da Rádio CBN nos programas Academia CBN e Escola da Vida. Possui mais de 30 livros publicados.

Leandro Karnal é gaúcho da cidade de São Leopoldo. Doutor pela Universidade de São Paulo (USP) e professor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua como professor, escritor e palestrante.

Luiz Felipe Pondé é filósofo, escritor e ensaísta, doutor pela USP e pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv (Israel). Autor de vários livros, ele é professor da FAAP e da PUC-SP, colunista da Folha de S.Paulo e comentarista da TV Cultura.

Ficha Técnica:
Felicidade: modos de usar
Mario Sergio Cortella, Leandro Karnal e Luiz Felipe Pondé
160 páginas
R$ 42,90
Editora Planeta

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário