Grupo Seu Estrelo celebra 15 anos com uma grande festa e oficinas gratuitas

Há 15 anos nascia o grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, responsável pela criação do Mito do Calango Voador e tantos outros personagens cerratenses inspirados nesse bioma tão diverso que abriga a capital do país: o cerrado. Através de uma mistura de sotaques e culturas populares, o Mito desvenda o surgimento do mundo, do cerrado, de Brasília e das figuras míticas que aqui habitam. O tradicional toque dos tambores, batizado de samba pisado, é invenção do grupo, criado para dar o tom à brincadeira. Figurinos coloridos, cheios de detalhes e bonecos gigantes também fazem parte das apresentações do Seu Estrelo. Não é à toa que em 2007, o grupo recebeu do Ministério da Cultura, o prêmio de Culturas Populares pela importância de seu trabalho. Façanha que se repetiu em 2018.

É por tudo isso que esse aniversário merece uma comemoração à altura, com direito a participações mais que especiais da Família Salú e grupo Guarda de Moçambique de Santa Efigênia, expressões culturais fundamentais para a formação do Seu Estrelo e Orquestra Alada Trovão da Mata. Além da festa que acontece no sábado 21/09, a partir das 19h, o Centro Tradicional de Invenção Cultural, sede do Seu Estrelo, oferece oficinas gratuitas para adultos e crianças como parte das comemorações.

“A Cultura Popular é muito esse lugar de estar junto, festejar junto e é isso que estamos propondo: o brincar pelo brincar. Vamos trazer grupos que fazem parte da nossa formação e identidade. A invenção é uma característica do Seu Estrelo, mas também da cultura popular, e se tratando de uma cidade nova como Brasília, eu vejo isso quase como uma obrigação para quem faz a cultura, a gente tem que assumir a cidade e o Seu Estrelo se propõe a isso” afirma Tico Magalhães, Capitão do grupo.

Para quem já conhece o Centro Tradicional de Invenção Cultural e participou das festas que acontecem por lá, Tico revela que a comemoração dos 15 anos trará novidades. “Essa festa é a celebração dos 15 anos de Seu Estrelo, uma data muito importante, por isso estamos preparando uma comemoração com um formato diferente, que vai surpreender o público. ”

As atividades de aniversário integram o Circuito de Culturas Populares e Afro-brasileiras, projeto idealizado pelo Instituto Candango de Culturas Populares, que conta com o fomento da Fundação Palmares e produção da Rosa dos Ventos Produções.

“ As oficinas e a festa em comemoração aos 15 anos do Seu Estrelo vão muito além do festejo, o objetivo também é proporcionar a vivência com as culturas populares, que fizeram parte da construção deste grande patrimônio, por meio de apresentações e ações formativas. Seu Estrelo presenteou o Distrito Federal com um centro cultural, uma escola e um mito que conta muito sobre nós candangos e brasilienses. Que venham muitos anos e mais presentes para essa cidade com tanto potencial cultural”, afirma Stéffanie Oliveira, diretora do Instituto Candango de Culturas Populares.

Oficinas e Festa
Para dar início às comemorações, no dia 19/09, às 19h, o Centro Tradicional de Invenção Cultural oferece uma aula-espetáculo, voltada para adultos, que vai ensinar a manipular o Mamulengo, fantoche típico do nordeste brasileiro e trará um pouco das vivências e maracatu do brincante, Manoelzinho Salú, filho do Mestre Salú. No dia 20/09, a partir das 17h30, é a vez das crianças, aprenderem sobre o ritmo e cultura pernambucana com a Família Salú.

Para a grande festa de aniversário, encerramento das comemorações que acontece no sábado (21/09), na sede do Seu Estrelo, a Família Salú, composta pelos filhos e netos do Mestre, trará o show inédito em homenagem ao patriarca. A noite também vai contar com as participações da Orquestra Alada Trovão da Mata e do grupo Guarda de Moçambique de Santa Efigênia, além é claro, da apresentação do grupo aniversariante da noite.

Participações especiais
A escolha dos convidados a participar da comemoração de aniversário não se deu por acaso, a parceria com a Família Salú e com o grupo Guarda de Moçambique de Santa Efigênia vem de longa data e foi essencial para a criação do Seu Estrelo.

Uma homenagem ao padrinho do grupo, saudoso Mestre Salustiano, carinhosamente chamado de Mestre Salú, falecido em 2008, promete marcar com emoção os festejos. Figura icônica da cultura popular brasileira, um dos melhores rabequeiros do país, foi considerado, ainda em vida, patrimônio vivo da cultura popular de Pernambuco. Mestre Salú foi um dos grandes responsáveis pela preservação e divulgação do Cavalo Marinho, Forró Pé-de-serra, Maracatu Rural, Ciranda, Coco de Roda, entre outras expressões da cultura popular pernambucana.

“O grupo Seu Estrelo sempre respeitou a cultura do terreiro. Tico, o capitão do grupo, esteve presente em nossa casa por diversas vezes, conversando e aprendendo com meu pai, Mestre Salú. Sempre respeitou muito a nossa cultura e os Mestres das culturas populares e festas. São 15 anos de uma história muito bonita. Criaram o ritmo deles que é parecido com alguma coisa nossa, Cavalo Marinho, Baque Solto, Baque Virado, mas não é nenhum deles, é o Samba Pisado, o qual eu respeito e admiro muito”, ressalta Manoelzinho.

A Guarda de Moçambique de Santa Efigênia divulga sua devoção por Nossa Senhora do Rosário através da congada, expressão cultural e religiosa de matriz africana que mistura dança, canto, teatro e fé cristã. Apesar de já ter participado de outras festas de Seu Estrelo, a comemoração dos 15 anos tem um toque especial: será uma das primeiras apresentações após o falecimento, em 2015, do Mestre Eli, fundador do grupo e importante liderança da irmandade.

“O nosso grupo tem uma relação muito próxima com o Seu Estrelo, que começou por meio do meu pai, Mestre Eli. É um grupo de cultura popular que sempre nos acolheu e respeitou essa força que vem de nossa ancestralidade. Isso favoreceu muito essa troca de experiência e conhecimento”, ressalta Wagner Alves, capitão da Guarda de Moçambique de Santa Efigênia.


SERVIÇO:

15 anos de Seu Estrelo
Data: 19/09, às 19h - aula-espetáculo para adultos com Manoelzinho Salú
Data: 20/09, às 17h30 - aula-espetáculo para crianças com Família Salú
Data: 21/09 a partir das 19h - festa de 15 anos do grupo Seu Estrelo
Local: Centro Tradicional de Invenção Cultural - 813 sul
Entrada: gratuita

==> Foto: Webert da Cruz

0 comentários:

Postar um comentário