Feira e Festival no Dia Internacional do Lixo Eletrônico, com Lenine e Patubatê

Economia criativa, inclusão sócio-produtiva, consumo consciente, valorização e fortalecimento da cultura e economia local, engajamento e educação para a sustentabilidade são os pilares do Movimento FACES, idealizado pela Atitude Brasil, instituição que há mais de 20 anos atua em projetos nas áreas de educação, comunicação e sustentabilidade a exemplo da campanha Limpa Brasil.

Esses conceitos serão vivenciados na prática pelo público na Feira FACES de produtos de alimentação saudável e consumo consciente, cosmetologia natural, arte indígena, slow fashion, livros de autores locais, artesanato entre outros. Também fará parte da programação da Feira oficinas e palestras temáticas e pocket shows de artistas brasilienses.

Coroando o Movimento, acontece o Festival FACES com as participações de Muntchako, PATUBATÊ e Lenine no 13 de outubro - Dia Internacional do Lixo Eletrônico. A primeira é a bola da vez da música brasiliense presente nos mais concorridos eventos do Brasil, enquanto a segunda, também de Brasília, é reconhecida internacionalmente por sua qualidade musical tirada de instrumentos produzidos a partir de sucata. Especialmente para o Festival, o Patubatê irá construir instrumentos a partir de e-Resíduos.

Já Lenine é ativista das causas ambientais e sumidade nacional quando o assunto é música dançante aliada a letras que falam de vida em harmonia. Cantor e compositor reconhecido internacionalmente, com quase quatro décadas de trajetória dedicada à arte de compor e cantar, Lenine já conquistou seis Grammys Latino e diversos prêmios no Brasil e no mundo pela arte a produz.

Entre seus movimentos e iniciativas artísticas em prol do meio ambiente, destaque para a canção “Quede água?”, um manifesto pela necessidade imediata de frear a destruição do planeta pelo próprio homem. A música, de autoria de Lenine e Carlos Rennó, integra o álbum Carbono, de Lenine, lançando em 2015. No Festival FACES, o artista vai apresentar o show Lenine em Trânsito, sua atual turnê.

Permeando todas as atividades do Movimento FACES, está a coleta de e-Resíduos (lixo eletrônico). A Feira FACES e o Festival FACES serão pontos de coleta destes resíduos. Inclusive, a meia-entrada para o Festival pode ser garantida mediante à entrega de e-Resíduos. “Queremos estimular nas pessoas o hábito do descarte apropriado do lixo eletrônico que têm em casa”, explica Marta.

Todo o e-Resíduo arrecadado terá como destino a ONG Programando o Futuro. Com sede em Valparaíso de Goiás e em atividade há 18 anos, a ONG desenvolve projetos de inclusão digital e geração de renda para pessoas em vulnerabilidade social. Suas ações já beneficiaram milhares de brasileiros em todos os estados.

Em levantamentos recentes, a ONU identificou Brasil como o 7º maior produtor de e-Resíduos no mundo, sendo 1º na América Latina. Já o Senado Federal, alerta que apenas 2% são destinados à reciclagem ou reutilização. Motivados por esse tema de grande relevância, o Festival Faces, será realizado no 13 de outubro, Dia Internacional do Lixo Eletrônico.

Inspiração que norteou a idealização do Movimento FACES foi a Agenda 2030 da ONU que traz à pauta mundial Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS são um conjunto de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Através da troca de experiências e de vivências práticas, “nossa motivação é estimular nos visitantes atitudes mais sustentáveis e mudança de hábitos que vão além da separação do lixo”, explica Marta Rocha, idealizadora do Movimento e sócia-diretora da Atitude Brasil.

A Feira FACES do Movimento:
A busca por produtos que fazem o bem chegou para ficar. Consumidores, cada vez mais conscientes, vem migrando dos grandes mercados, onde costumam imperar a venda de ultraprocessados e industrializados, para espaços mais conscientes nos quais a oferta de insumos saudáveis, naturais, orgânicos ou produzidos artesanalmente são encontrados com maior diversidade e originalidade.

Essa tendência tem ganhado mais e mais força não só localmente, mas por todo o Brasil e também mundo afora. Prova disso são as incontáveis feiras que vêm acontecendo por todos os cantos. Sem contar que é nestes mercadinhos de rua que o encontro entre produtor e consumidor acontece, o que faz gerar empatia, respeito e valorização de quem faz pelo que é feito na nossa vizinhança e promove geração de renda para os pequenos produtores.

O local escolhido para abrigar esta nova proposta, inaugura um espaço urbano de Brasília para a circulação de pessoas em dia e horário alternativos, o Setor Comercial Norte. E para tornar a experiência ainda mais acolhedora e positiva, a Feira FACES recebe os visitantes com música ao vivo e DJs.

A seleção dos expositores partiu de um processo de curadoria priorizando aqueles com propostas inspiradoras e de produção consciente. Dentre os critérios estão, o uso de matéria prima local, natural e extraída de maneira responsável; a não contratação de mão de obra infantil; o uso reduzido de plástico e embalagens; e dar oportunidade a jovens de periferia, negros, comunidade LGBTQI+, mulheres, pessoas com deficiência, refugiados, imigrantes ou moradores de rua.


SERVIÇO:

Feiras FACES
Período: de 4 a 13 de outubro
Locais:
Shopping ID - Setor Comercial Norte - Quadra 06, Conjunto A, Edifício Venâncio 3.000
Horários: das 12h às 20h, de segunda a sexta-feira; e das 10h às 18h, no sábado e domingo
Shopping DF Plaza - Rua Copaíba, Lote 01 - Águas Claras
Horários: das 14h às 22h, de segunda a sexta; sábado, das 12h às 22h; e domingo, das 14h às 20h

Festival FACES
Local: No estacionamento externo do Shopping ID - Setor Comercial Norte - Quadra 06, Conjunto A, Edifício Venâncio 3.000
Dia: 13 outubro, domingo
Horário: das 15h às 22h          
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia entrada - com entrega de lixo eletrônico (exceto lâmpadas), e para estudantes e professores da rede pública de ensino). Pessoas com mais de 60 anos e crianças de até 12 anos (acompanhados dos pais ou responsável), não pagam.
Classificação indicativa: 18 anos. Menor de idade somente acompanhado dos pais ou responsável.

Acompanhe o Movimento FACES nas redes sociais, com:
@somosfaces no Facebook e Instagram

==> Foto: Flora Pimentel

0 comentários:

Postar um comentário