Escola do Teatro Bolshoi no Brasil no Teatro da CAIXA Cultural com a peça "Gala Bolshoi"

Brasília recebe, nos dias 28 e 29 de setembro, o espetáculo Gala Bolshoi. Formado por um conjunto de coreografias executadas por alunos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e sua Cia. Jovem, o espetáculo é mais uma obra prima que compõe o repertório da instituição.

A montagem traz ao público trechos marcantes de renomadas peças clássicas bem como de dança contemporânea e folclórica. Executado por 20 bailarinos e alunos da Escola, o espetáculo convida a plateia e vivenciar diferentes sensações e uma mistura de ritmos contagiantes.

Em três sessões, o público brasiliense poderá apreciar, no Primeiro Ato, o desempenho dos artistas em variações conhecidas e aclamadas dos clássicos “Don Quixote” e “Quebra-nozes”. Enquanto a dança a caráter estará representada na coreografia “Gopak”, onde o interprete exibe força, energia e musicalidade.

No duo “Águas Primaveris”, a precisão e agilidade dos bailarinos promete êxtase na plateia. Em “A Morte do Cisne”, que conta o último voo de um cisne antes de sua morte, o solo tem como passo básico o pas de bourrée – simples sob o ponto de vista da técnica de pontas. Nesta coreografia individual, criada em 1907, cada movimento [do torso e dos braços] exige a dramaticidade e a emoção do voo, o que a torna complexa e de beleza única.

No Segundo Ato, o público da CAIXA Cultural, patrocinadora do projeto, poderá apreciar o balé contemporâneo "Ariana”, sob coreografia de Cassi Abranches e inspirado no poema “Ariana, a Mulher”, de Vinícius de Moraes. A peça apresenta uma narrativa distinta marcada pela procura da etérea mulher Ariana, que está em todos os lugares e é representada por coisas que norteiam o narrador ao longo de sua história.

Encantada com a obra, Cassi Abranches iniciou a pesquisa para transformar o poema em dança e, assim, trazer aos bailarinos da Cia. Jovem a experiência de dar vida às mais diversas formas de Ariana. A estreia aconteceu em 2013 e, neste ano, a coreógrafa foi ao reencontro do Bolshoi Brasil para remontar o trabalho desta vez com os novos integrantes da Cia. Jovem.

Escola Bolshoi | Projeto referência em educação, cultura e cidadania
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é um projeto cultural em pleno desenvolvimento, cuja grandeza se verifica pela extensão social, dimensão cultural e pela abrangência educacional que alcança com seus propósitos e atividades. Uma verdadeira ponte cultural entre o Brasil e a Rússia. Instalada na cidade de Joinville, no estado de Santa Catarina, desde 15 de março de 2000, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única extensão do Teatro Bolshoi no mundo e pela primeira vez, o Teatro transfere a outro país o método de ensino de balé que o tornou uma das mais respeitadas instituições do mundo.

Buscando a melhor formação, garante o acesso de crianças ao mundo da cultura, ampliando seus horizontes. A sua missão é formar artistas-cidadãos, promovendo e difundindo a arte-educação. Com 19 anos de implantação no Brasil, a primeira Escola do Teatro Bolshoi, educa 246 alunos dos cursos técnicos e básico. A instituição também concedeu 100% de bolsas de estudo para todos os alunos do curso técnico.

Além de ensino gratuito, os alunos recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Para isso devem apresentar bom rendimento na Escola Bolshoi e também no ensino médio e fundamental, pois a ausência de boas notas implica na perda da bolsa de estudo no Bolshoi. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.

A Escola é uma instituição, com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos mantida pelos chamados “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que apoiam o projeto através de serviços prestados pro bono e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo à cultura municipal, estadual e federal. A CAIXA é amiga do Bolshoi na categoria Diamante.


SERVIÇO:

Gala Bolshoi, da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
Local: CAIXA Cultural Brasília – Teatro da CAIXA (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)
Data: Dias 28 e 29 de setembro de 2019
Horários: Dia 28, às 17h e às 20h, e 29, às 19h
Ingressos: R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada para estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos).
Bilheteria: de terça a sexta e domingo, das 13h às 21h, e sábado, das 9h às 21h.  
Contato: (61) 3206-6456
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Capacidade: 406 lugares (8 para cadeirantes)
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

==> Foto: Nilson Bastian

0 comentários:

Postar um comentário