Palestras de Arnaldo Momigliano retomam as raízes da historiografia

Escritas na década de 1960 e exaustivamente anotadas e revistas nos 25 anos seguintes, as palestras do historiador Arnaldo Momigliano estabelecem um caminho de continuidade entre as historiografias clássica e moderna. E a Editora Unesp oferece aos leitores especializados ou não, em As raízes clássicas da historiografia moderna, a oportunidade de acompanhar esse trajeto.

“A série de conferências dedicadas a um tema pelo qual tinha enorme interesse lhe possibilitou reunir pesquisas analíticas detalhadas em um contexto abrangente”, anota, no prefácio, Riccardo Di Donato, professor do departamento de Filologia Clássica da Universidade de Pisa. “As Sather Lectures, que representaram também o primeiro contato do autor com a vida acadêmica norte-americana, foram muito bem recebidas em Berkeley. Elas haviam sido planejadas em detalhe nos dois anos anteriores; em seguida, foram redigidas com cuidado e, como era o hábito de Momigliano, ensaiadas – ao menos em parte – diante de plateias bastante variadas.”

Ao longo de seis capítulos, o autor procura rever o valor da historiografia antiga à luz dos revolucionários desdobramentos experimentados pela escrita da história no século XX, buscando assim estabelecer linhas de continuidade entre a historiografia clássica e a moderna. O que historiadores gregos, persas e judeus legaram para tradição historiográfica ocidental? Por que o método grego sobrepôs-se ao judeu em longevidade? Qual a relação entre romanos e gregos na importação da historiografia dos segundos pelos primeiros? São apenas algumas das perguntas estimuladas pelo autor no percurso do trabalho.

“Seis conferências não são suficientes para exaurir um argumento”, esclarece Momigliano no primeiro prefácio dos textos. “Se isso fosse possível, eu não teria aceitado o convite de ministrá-las, pois muito pouco sei do vastíssimo território sobre o qual escolhi falar. (...) Ficarei satisfeito se elas provocarem discussão e uma exploração futura.”

Sobre o autor - Arnaldo Dante Aronne Momigliano (1908-1987) foi um dos mais notáveis scholars do século XX e uma das maiores autoridades na história da historiografia. Em uma carreira que durou seis décadas e se dividiu entre a Itália, a Inglaterra e os Estados Unidos, Momigliano produziu um número extraordinário de artigos e monografas seminais sobre temas que vão da historiografia grega antiga ao método historiográfico de Edward Gibbon.
Autor: Arnaldo Momigliano
Tradução: Maria Beatriz Borba Florenzano
Número de páginas: 252
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 48,00
ISBN: 978-85-393-0796-8

==> Foto: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário