Etiene Medeiros abre o Pan de Lima com a prata no revezamento 4 x 100m livre

Começou com conquista de medalha a participação de Etiene Medeiros nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Ao lado de Larissa Oliveira, Daynara de Paula e Manuella Lyrio, Etiene ajudou a garantir a prata para o Brasil no revezamento 4 x 100m nado livre feminino no início da madrugada desta quarta-feira (7). As brasileiras concluíram a prova em 3m40s39, atrás apenas dos EUA (3m39s59). O pódio foi completado pelo Canadá (3m41s01).

Etiene foi a primeira do Brasil a entrar na piscina e concluiu na frente os 100 metros. Em seguida, Larissa foi para a água e também garantiu às brasileiras a liderança momentânea. Nos 200 metros finais, as norte-americanas conseguiram assumir a primeira colocação e confirmaram o ouro, com as nadadoras Manuella e Daynara assegurando a prata.

"A natação brasileira começou o Pan recheada de medalhas. Nadar este revezamento com as meninas é muito importante. Sabemos o quanto a natação feminina faz a diferença neste 4 x 100 m livre. Estou bem feliz. Ter aberto o revezamento foi uma coisa diferente para mim, então avalio que é bom termos mudado e estar preparada para as mudanças. O gostinho da prata veio no finzinho. Tenho certeza de que todo o Brasil torceu até o fim, como nós na beira da piscina, acreditando até o final da prova. Importante é que essa prata possa fazer diferença para o Brasil até o término dos Jogos Pan-Americanos", avaliou Etiene.

A programação da pernambucana Etiene Medeiros nos Jogos Pan-Americanos de Lima tem mais cinco disputas até o sábado (10): o revezamento 4 x 100m livre misto na quarta-feira, com eliminatórias às 14h14 e finais às 00h07; 100m costas e 4 x 100m medley misto na quinta-feira (8); 50m livre na sexta-feira (9); e 4 x 100m medley feminino no último dia de provas na natação.

"Primeira etapa concluída. O time brasileiro foi bastante competitivo o tempo todo com os Estados Unidos e todas fizeram boas parciais para esse inicio de competição. Vamos fazer agora o trabalho de soltura e recuperação para continuarmos na disputando as medalhas e melhores marcas para o Brasil", analisou o técnico de Etiene, Fernando Vanzella. "A Etiene abriu bem o revezamento na frente das outras equipes, fez uma boa parcial e está confiante para os próximos desafios da semana", complementou Vanzella

Além da prata desta terça, sua quinta medalha no Pan-Americano, em Toronto-2015 Etiene Medeiros conquistou o ouro nos 100m costas, com a marca de 59s61, recordes do Pan e sul-americano que continuam até hoje. Na mesma noite, levou ainda a medalha de prata nos 50m livre, quebrando o recorde sul-americano com 24s55. Etiene também ajudou o Brasil a ganhar outras duas medalhas de bronze, nos revezamentos 4x100 metros livre (neste, batendo a marca sul-americana, com o tempo de 3m37s39, junto com Larissa Oliveira, Graciele Herrmann e Daynara de Paula) e 4x100m medley, ao lado de Jhennifer Conceição, Larissa Oliveira e Daynara de Paula.

Prata do Mundial como motivação - Etiene Medeiros conquistou a medalha de prata no Campeonato Mundial de Natação da Coréia do Sul, na final disputada no fim do mês de julho. Mesmo fazendo uma grande prova, com o tempo de 27s44, ficou atrás da norte-americana Olivia Smoliga, que marcou 27s33.

Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas há seis anos. Antes do título em 2017, em Budapeste, na Hungria, a pernambucana foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014 e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014.

==> Foto: Gabriel Heusi / LIma 2019

0 comments:

Postar um comentário