CAIXA CULTURAL BRASÍLIA RECEBE OFICINAS ARTÍSTICAS E APRESENTAÇÕES DE FANFARRAS

Em agosto a CAIXA Cultural Brasília completa 39 anos e celebra o aniversário com programação especial que conta com oficinas e diversas apresentações artísticas gratuitas por meio do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira. Todas as atividades são gratuitas.
 
No fim de semana dos dias 10 e 11, em comemoração ao aniversário da CAIXA Cultural, o público será convidado a participar de oficinas de bambolê, fantasia, agbê, circo e perna-de-pau, voltadas para crianças e adultos. Além das oficinas, acontecem também as apresentações das fanfarras Orquestra Capivara Brass Band, Calango Careta, Vai Quem Fica e Tropicaos.
 
Também no dia 11, acontece uma palestra gratuita sobre as fanfarras que mostrará um pouco da história desse movimento que vem crescendo, em Brasília e no país, acompanhando o ressurgimento da cultura do carnaval de rua. A palestra será ministrada por Bruno Portella, músico, compositor e arranjador, além de fundador da Orquestra Capivara Brass Band. No final de semana dos dias 10 e 11, haverá também uma área para alimentação com diversos food trucks e um espaço para descanso. 
 
O público em geral pode participar de visitas mediadas à exposição Traços da Sorte com obras do Acervo Artístico da CAIXA nos finais de semana ao longo do mês de agosto. Durante a atividade os visitantes são sensibilizados de forma criativa para se aproximarem do contexto da mostra. O programa oferece também um horário especial para estudantes do Enem, PAS e vestibular.
 
Já para os grupos agendados de escolas da rede pública de ensino e outras instituições educativas e sociais, estão disponíveis horários de jornada pedagógica de terça a sexta-feira. Essa vivência é dividida em etapas e começa com o estudo prévio do tema ainda em sala de aula. Após a visita mediada, acontece uma oficina prática relacionada à temática central da mostra. As jornadas pedagógicas são realizadas também em Língua Brasileira de Sinais – Libras, conforme agendamento.
 
Programa Educativo CAIXA Gente Arteira:
O Programa Educativo CAIXA Gente Arteira oferece ações educativas e de cunho social aliadas à ação cultural que promovam a interação e troca de saberes, de modo a enriquecer o cenário cultural local, sempre respeitando e valorizando o ser humano, de acordo com os valores que guiam a missão da CAIXA. As atividades são voltadas principalmente a crianças, jovens e adultos da rede pública de ensino, a pessoas com deficiência e idosos atendidos por instituições educativas e sociais. Também são atendidos pelo programa alunos de escolas particulares, universitários e público em geral.
 

SERVIÇO:
 
[Vivências] Aniversário da CAIXA Cultural
Local: CAIXA Cultural Brasília | área externa
Dias: 10 e 11 de agosto
Hora: sábado e domingo, das 10h às 18h
Público-alvo: crianças a partir de 7 anos, jovens e adultos
 
Programação:
10 de agosto:
10h – Oficina de Perna de Pau
11h – Oficina de Perna de Pau
11h – Oficina de Bambolê
12h30 – Oficina de Agbê
13h – Oficina de Criação de Fantasia
13h30 – Oficina de Circo
15h – Apresentação da fanfarra Capivara Brass Band
16h – Apresentação da fanfarra Orquestra Camaleônica do Calango Careta

11 de agosto:
10h – Oficina de Perna de Pau
10h – Oficina de Criação de Fantasia
11h – Oficina de Perna de Pau
12h – Oficina de Agbê
12h30 – Oficina de Bambolê
13h – Oficina de Circo
14h – Palestra “Entendendo as Bandas e Fanfarras”
15h – Apresentação da fanfarra Vai Quem Fica
16h30 - Apresentação da fanfarra Tropicaos
 
[Vivências] Mediação
Local: CAIXA Cultural Brasília
Dias: 1º a 31 de agosto, somente aos sábados e domingos
Hora e público-alvo: 10h (voltada a crianças a partir de 7 anos), 14h (jovens e adultos) e 16h (estudantes do Enem, PAS e vestibular)
Vagas: 15 participantes. Participação gratuita por ordem de chegada
 
[Vivências] Jornada Pedagógica
Local: CAIXA Cultural Brasília
Dias: 1º a 31 de agosto, de terça-feira a sexta-feira
Hora: 9h30, 14h e 15h30
Público-alvo: escolas públicas e instituições educativas e sociais
Vagas: 45 participantes. Agendamento por meio do telefone (61) 3206-9892

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário