DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS: O escritor, poeta e roteirista Paulo Lins é o quarto convidado

Dono de uma narrativa singular, que injeta poesia em ambientes marcados pela miséria, o poeta, escritor e roteirista carioca Paulo Lins é o convidado do quarto encontro da série DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS. Nesta terceira edição, o projeto deseja refletir sobre os caminhos e descaminhos do país e apontar possíveis saídas. Sob a direção geral de Nilson Rodrigues, os DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS acontecem até o dia 14 de maio, sempre às terças-feiras, a partir das 19h, no Teatro dos Bancários. A entrada é franca.

O escritor Paulo Lins, autor do best-seller Cidade de Deus, transformado em filme e série de televisão, discorrerá sobre “As Grandes Metrópoles na Literatura Brasileira”. A intimidade com o tema está presente em toda a obra de Lins, que inclui ainda o romance Desde que o samba é samba, percorrendo os espaços de formação da cultura negra carioca, e parcerias com diretores como Lúcia Murat (com quem assinou o roteiro de Quase dois irmãos, sobre o nascimento das organizações criminosas do Rio de Janeiro) e Luiz Fernando Carvalho (ambos escreveram o seriado Subúrbia, ambientado nos anos 1990, quando ocorreu a Chacina da Candelária).

Pelo projeto DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS 2019 já passaram o escritor Fernando Morais, o jornalista e biógrafo Mário Magalhães e a historiadora e escritora Mary Del Priore. Até o fim do projeto, em 14 de maio, ainda subirão ao palco do Teatro dos Bancários, a atriz, dramaturga e diretora Grace Passô, o doutor em filosofia e professor da USP, Pablo Ortellado, o poeta, escritor e agitador cultural Sérgio Vaz e o escritor, jornalista e tradutor Eduardo Bueno.

As Grandes Metrópoles na Literatura Brasileira
As grandes narrativas da literatura ficcional brasileira que abordaram as metrópoles do país ao longo da história e suas conexões com as mudanças ocorridas nesses cenários, tanto do ponto de vista urbanístico, como social e cultural.

Palestrante: PAULO LINS - Poeta, romancista, roteirista de cinema e televisão e professor de Língua Portuguesa e Brasileira na UFRJ. É autor de Cidade de Deus, adaptado para o cinema com quatro indicações ao Oscar, Maré, Nossa História de Amor e Quase Dois Irmãos, também adaptados para o cinema, entre outros.


SERVIÇO:

Diálogos Contemporâneos - Paulo Lins
Local: Teatro dos Bancários (EQS 314/315)
Data: 16 de abril
Horário: 19h
Entrada Franca (distribuição de senhas meia hora antes do início da palestra)
Capacidade do teatro: 473 lugares

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário