Instituto Flamboyant dá início ao "Vitrine do Conhecimento 2019"

Nomes cada vez mais expoentes, ingresso simbólico e temas relevantes, que despertam o interesse da comunidade. Valorizando estes conceitos, a Vitrine do Conhecimento 2019, projeto idealizado pelo Instituto Flamboyant, chega à sua quarta edição, com apresentação da MKT Link, associada da Fundação Dom Cabral.

A programação deste ano traz quatro palestras patrocinadas pelo Flamboyant Shopping Center, Claro e Unimed Goiânia. A noite de estreia será com Bráulio Bessa dia 27 de março, apresentando o tema “Poesia que transforma”. O Cearense, que encerra o programa Encontro com Fátima Bernardes, sempre às sextas-feiras, na rede Globo, tem ganhado notoriedade com suas mensagens e poesias, muitas viralizando nas redes sociais. Em junho, a Vitrine do Conhecimento trará o escritor e filósofo Luiz Felipe Pondé, abordando o “Desafio da mudança”. No mês de agosto será a vez da médica geriatra Ana Claudia Quintana utilizar sua experiência em cuidados paliativos para abordar o tema “A vida que vale a pena ser vivida”. Para o encerramento da edição 2019, a novidade será uma palestra assinada por duas referências em neurociência, o médico Fabiano Moulin e o psiquiatra Pedro Calabrez explicando “Como o cérebro constrói a realidade”.

Mecânica de acesso 
Para conferir as palestras, basta doar um livro de literatura infantil em perfeito estado de conservação, no Flamboyant Shopping Center - Stand Flamboyant Social - Piso 1, em frente ao banco Bradesco, no mês em que ocorrerá cada palestra. As trocas de ingressos para a primeira palestra “Poesia que transforma”, com Bráulio Bessa, por exemplo, acontecem entre 13 e 27 de março ou enquanto houver ingressos disponíveis para trocas. O regulamento completo se encontra disponível no posto de trocas - Stand Flamboyant Social - Piso 1, em frente ao banco Bradesco.

Período de trocas Vitrine do Conhecimento 2019
27 de março - Bráulio Bessa - Poesia que transforma - período de trocas: 13 a 27 de março.
26 de junho - Luiz Felipe Pondé - O desafio da mudança - período de trocas: 12 a 26 de junho.
28 de agosto - Ana Cláudia Quintana - A vida que vale a pena ser vivida - período de trocas: 14 a 28 de agosto.
25 de setembro - Fabiano Moulin e Pedro Calabrez - Como o cérebro constrói a realidade - - período de trocas: 11 a 25 de setembro.

Sobre a Vitrine do Conhecimento
O projeto Vitrine do Conhecimento está em seu quarto ano consecutivo e por ele já passaram nomes como Eugênio Mussak, o psicólogo João Cordeiro, o ex-executivo da Disney Claudemir de Oliveira, Ângelo Brandini, do Doutores da Alegria, o maestro e pianista João Carlos Martins, o professor João Cândido Portinari, o psicólogo Rossandro Klinjey, o velejador Amyr Klink, o historiador Leandro Karnal e o filósofo Mário Sergio Cortella.

As vagas para as palestras são limitadas e parte dos livros arrecadados é doada a instituições parceiras do Instituto Flamboyant. A outra parte do acervo é utilizada para ampliar o projeto Vitrine do Conhecimento Itinerante. A biblioteca itinerante já percorre escolas públicas da cidade e região metropolitana levando informação e conhecimento de forma lúdica. “Trata-se de uma iniciativa que teve sua estreia na Escola Municipal Jardim Olímpico 2, em Aparecida de Goiânia. Somente lá, registramos a presença de 530 crianças que vivenciaram a experiência da leitura de maneira lúdica e atrativa. Ao final da programação, cada criança é presenteada com uma obra, materializando aquele momento especial e planejado para estimular o hábito da leitura”, exemplifica Adeline Manso, gerente do Instituto Flamboyant.

Bráulio Bessa
Nascido no interior do Ceará, é um artista incentivador da cultura nordestina, teve grande alcance em 2017 com sua poesia nas redes sociais. Em 2012, criou a página Nação Nordestina na internet, para divulgar suas poesias. Resultado: o Brasil inteiro se encantou. Os vídeos ganharam mais de 100 milhões de visualizações e o poeta virou estrela não só na tela do celular, mas na televisão. Bráulio foi convocado para fazer parte do elenco do Encontro com Fátima Bernardes, na Rede Globo. Além de ser o primeiro escritor de literatura de cordel a chegar ao topo da lista de mais vendidos na Amazon.

Luiz Felipe Pondé
Nascido em Recife, em 1959, Luiz Felipe Pondé é ensaísta, escritor e filósofo com sete livros publicados. De origem judaica, Pondé começou sua carreira na área médica, com graduação na Universidade Federal da Bahia - UFBA. Logo em seguida, tomou o rumo da Filosofia, completando sua graduação pela Universidade de São Paulo - USP. Ainda no meio acadêmico, fez doutorado pela USP em parceria com a Universidade de Paris-VIII e Pós-Doutorado pela Universidade de Tel Aviv. Além de escritor, Pondé é professor de Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade de São Paulo, PUC/SP, e professor de Filosofia pela Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP. Alguns de seus livros são “O homem insuficiente”, “A era do ressentimento” e “Filosofia para corajosos.”

Ana Claudia Quintana
Ana Claudia Quintana Arantes é médica formada pela USP, com residência em Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP. Fez pós-graduação em Psicologia – Intervenções em luto pelo Instituto 4 Estações de Psicologia e especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e pela Universidade de Oxford. Ana Claudia foi responsável pela elaboração e implementação das políticas assistenciais e treinamentos institucionais em cuidados paliativos e terapia da dor no Hospital Israelita Albert Einstein. É Sócia-fundadora da Associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos. Atualmente évice-presidente da instituição e coordena os cursos de formação Multiprofissional na área. Lançou um livro pela editora Leya – Casa da Palavra com o título “A Morte é um dia que vale a pena viver” e já está entre os mais vendidos e recomendados.

Fabiano Moulin
Médico formado na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Fez especialização (residência médica) em Neurologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM), onde é preceptor da residência em Neurologia. É membro titular da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e especialista em Neurologia da Cognição e do Comportamento e Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM).

Pedro Calabrez
Sócio-Diretor da NeuroVox, doutor em Ciências Ph.D. em Psiquiatria e Psicologia Médica pelo Laboratório Interdisciplinar de Neurociências Clínicas (LiNC) da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, onde foi membro do Centro de Neuromodulação. Professor convidado da FIA-USP e Instituto Europeo di Design, foi criador dos primeiros cursos de neurociências aplicadas aos negócios do Brasil. Além de ter sido responsável pela criação e desenho de disciplinas de Neurociências Aplicadas do Centro Universitário Bela Artes, Instituto Europeo di Design e ESPM-SP (graduação e pós-graduação). Construiu sua carreira em ciências cognitivas aplicadas ao comportamento humano, prestando serviços de inteligência comportamental para instituições governamentais e algumas das maiores empresas dentro e fora do Brasil. Suas palestras foram assistidas por mais de 650.000 pessoas, em mais de 500 empresas.

Sobre o Instituto Flamboyant
Para o Instituto Flamboyant, responsabilidade social se faz com gente. Afinal, são as pessoas, com suas ideias, atitudes e valores, que movem o mundo rumo a uma sociedade melhor. Através das atividades, a entidade fundada em 2004 e que atende mensalmente mais de 400 alunos em seis campos específicos da arte e dos esportes, aposta nos valores humanos e tem registrado depoimentos expressivos de pessoas que mudaram suas visões de mundo.


SERVIÇO:

Vitrine do Conhecimento
Realização: Instituto Flamboyant
Apresentação: MKT Link / Fundação Dom Cabral
Patrocínio: Flamboyant Shopping Center, Claro, Unimed Goiânia
O que: quatro palestras de março a setembro
Onde: estacionamento coberto do Flamboyant Shopping Center, Deck Sul 1

Ingresso: um livro de literatura infantil em perfeito estado de conservação dá direito a um ingresso (vagas limitadas)
Posto de trocas de Ingressos: Flamboyant Shopping Center - Stand Flamboyant Social - Piso 1, em frente ao banco Bradesco

Informações: 3546-2058
comunicacao@institutoflamboyant.org.br
Assessoria de imprensa: FatoMais Comunicação (62) 3942-1999

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário