A peça Barca Nômade chega ao DF após estreia em Madri

Barca Nômade, montagem teatral resultante de uma compilação de textos sobre o amor, extraídos do livro O Jardineiro, do poeta, músico e filósofo hindu Rabindranaz Tagore (Nobel de Literatura 1913), chega ao Distrito Federal e inicia temporada por Planaltina, nos próximos dias 16 e 17 de março, às 20h. Das semanas seguintes, até o dia 4 de abril, serão contemplados o Gama, com duas sessões, e o Plano Piloto, com nove apresentações, O espetáculo recebeu longos aplausos do público de Madri, em sua estreia no Teatro Tribueñe, no dezembro último.

Protagonizam Barca Nômade um homem e uma mulher que, atraídos por mútua devoção, defrontam­se com a santidade deste sentimento universal. Os personagens são interpretados pelos atores André Amaro e Fernanda Cabral que, ao elegerem a obra de Tagore para essa encenação, já tinham, em comum, experiências artísticas com a diretora russa Irina Kouberskaya, radicada em Madri, quando de suas vivências individuais pela capital espanhola.

O projeto cênico de Irina Koberskaya une a literatura, ao teatro, ao vídeo e à pesquisa musical, somando enigmáticas e plásticas paisagens visuais ao verbo transcendente do poeta. Constitui-se, portanto, em um projeto de busca de especial dicção cênica, com ênfase na plasticidade visual e em uma sonoplastia que se somam ao valor poético da obra de Tagore. Além de protagonistas, André Amaro e Fernanda Cabral assinam, respectivamente, a videocenografia e a trilha sonora original do espetáculo, magistralmente concebido e conduzido por Irina Kouberskaya.

O AUTOR – Tagore foi um bengali de extraordinária personalidade, inteligência e sapiência. Cultivou uma infinidade de habilidades artísticas, intelectuais e sociais. Foi um grande músico, um grande pintor e um educador excepcional, criador da primeira escola nova do Oriente, em 1901. Foi também um magnífico jornalista, reformador social, sociólogo e filósofo. Peregrinou por todo o mundo, tornando-se célebre, sobretudo, por sua prolífica literatura, merecedora do Prêmio Nobel de Literatura, outorgado pela Academia Sueca em 1913.

Tagore escreveu tanto que, até hoje, suas obras completas não estão publicadas em seu idioma materno, o Bangla, ou bengali. Cultivou todos os gêneros literários, sobressaindo-se em todos: poesia, romance, conto, dramaturgia, ópera-­drama, ensaio sobre incontáveis temas, aforismos, epigramas, canções... Sua excelência é mundialmente reconhecida e na Índia, quando seus patrícios mencionam a palavra “Kobi”, que significa poeta, pensam em Tagore como o maior e o mais sublime deles. É também conhecido como “Gurudev”, o mestre de mestres. E muitos unem os dois termos denominando­o “Kobiguru”. Seu amigo Mahatma Gandhi o chamava de “Sentinela da Índia”.

No livro O Jardineiro, depara-se com um Tagore lírico e apaixonado, repleto da sabedoria universal que só o amor pode revelar. Cecília Meireles, grande entusiasta de sua obra, chegou a afirmar: “A poesia tagoreana conduz a uma visão de santidade, de serenidade, na contemplação geral – visão que as gerações atuais mal podem compreender. No entanto, talvez, toda esta trepidação contemporânea seja momentânea e superficial. Não será impossível um renascimento de Tagore, quando esta onda turbulenta e caótica se acalmar, quando os jovens acreditarem na supremacia do Espírito sobre todas as coisas e a sabedoria do Oriente não for ignorada no Ocidente tão técnico".

SINOPSE - Para conceber o espetáculo Barca Nômade, os atores André Amaro e Fernanda Cabral passearam pelas cenas amorosas que emergem de um dos livros mais conhecidos do poeta e filósofo indiano Rabindranaz Tagore, O Jardineiro, romance em 85 breves poemas. Com encenação e direção de Irina Kourberskaya (Espanha), o espetáculo é constituído por encadeamentos de pequenos quadros visuais, ressaltando a voz do sentimento amoroso como um elemento humano profundo, repleto de matizes, insinuações e erotismo cortês. Projeto realizado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF). Apoio: Instituto Cervantes. Estreia no Mini Teatro Lieta de Ló (Planaltina), dias 16 e 17/03, às 20h, com entrada franca.   

Ficha Técnica:
Direção: Irina Kouberskaya
Elenco: André Amaro e Fernanda Cabral
Dramaturgia: Maurício Witczak, André Amaro, Fernanda Cabral e Irina Kouberskaya
Trilha Sonora: Fernanda Cabral
Videocenografia: André Amaro
Figurino: Magna Oliveira e Irina Kouberskaya
Desenho de Luz: Eduardo Pérez de Carrera e Marcelo Augusto
Assessoria de Dança Clássica Indiana: Maria Vilarinho-Mirabai
Arte Gráfica e Webdesign: Fábrica de Criação
Fotos: Nytiama Macrini e Georgia Ark
Produção Executiva: Claudia Leal
Realização: Teatro Caleidoscópio e Studio Sereia
Divulgação: Angélica Torres, André Amaro, Território Cultural – Assessoria de Comunicação e FIVE Comunicação & Marketing


SERVIÇO:

Barca Nômade
A partir do romance "O Jardineiro", de Rabindranaz Tagore

Temporada:
Teatro Lieta de Ló – Planaltina
Rua Hugo Lobo, Quadra 46, N: 790, Setor Tradicional
Dias: 16 e 17 de março
Horário: às 20h (sábado e domingo)
Entrada franca

Teatro Paulo Gracindo – Gama
Setor Leste Industrial, Lotes 620 a 680, QI 1
Dias: 23 e 24 de março
Horários: às 20h (sábado); e às 19h (domingo)
Entrada Franca

Espaço Cultural Renato Russo, Sala Multiuso – Plano Piloto
508 Sul
Dias: 29 e 30 de março e de 05 a 07 de abril
Horários: às 20h (sextas e sábados), e às 19h (domingo)
Sessão extra: dia 31 de março, às 17h (domingo)
20,00 (inteira)

Instituto Cervantes Brasília – Plano Piloto
707/907 Sul
Dias: 12 e 14 de abril, às 20h (sexta), e às 19h (domingo)
Entrada Franca
FALADO EM ESPANHOL

Duração: 60min.
Classificação indicativa: 12 anos. 

Fomento
Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF) – Secretaria de Cultura

Apoios
Teatro Tribueñe, Mini Teatro Lieta de Ló, Sesc Gama, Espaço Cultural Renato Russo e Instituto Cervantes Brasília

A DIREÇÃO
IRINA KOUBERSKAYA
Formada em 1968 pela Escola Superior de Teatro, Música e Cinematografia de São Petersburgo (Rússia), chegou à Espanha em 1973, onde desenvolveu carreira de êxito como diretora e atriz. Em 2003, criou o Teatro Tribueñe (Madri), no qual dirigiu mais de trinta produções por mais de uma década. Colaborou como professora e diretora com o TEI, a Real Escuela Superior de Arte Dramático de Madrid (RESAD) e o Laboratório de Teatro William Layton. Recebeu inúmeros prêmios ao longo de sua carreira, incluindo o prêmio Best Management Award, no XXX City Festival de Valencia, Espanha; o prêmio de melhor desempenho no Festival Internacional de Teatro Tchekhov, em Yalta, Crimeia, e foi finalista na categoria de Melhor Diretor de Teatro do Prêmio de Teatro Valle-Inclán, em Madri, Espanha, em 2006.

ELENCO
ANDRÉ AMARO
Ator e diretor formado pela Fundação Brasileira de Teatro, sob a direção de Dulcina de Moraes, com mestrado em Artes pela Universidade de Brasília, André Amaro dedica-se ao teatro há mais três décadas. Nesse período, interpretou, dirigiu e produziu dezenas de espetáculos, vários deles premiados. Participou de festivais e eventos nacionais e internacionais de teatro, com passagens pelo Theatre du Soleil (França), Odin Teatret (Dinamarca) e Teatro Tribueñe (Espanha), para citar alguns. Autor de textos de gêneros diversos, criou e executou projetos de cenografia, figurino e iluminação; lecionou em escolas de artes cênicas; criou o Teatro Caleidoscópio, projeto de pesquisa de linguagem teatral, com metodologia e pedagogia singulares; e é um dos criadores e o primeiro coordenador do Bacharelado em Artes Cênicas do Centro Universitário Iesb. É também fotógrafo, poeta, cineasta e ator de longas e curtas-metragens.

FERNANDA CABRAL 
Cantora, compositora e atriz formada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília, com especialização em interpretação teatral pela Real Escuela Superior de Arte Dramático de Madrid (RESAD, 1999). Mestre em Artes Cênicas pela UnB (2016), com a dissertação Teatro para Bebês: Processos Criativos, Dramaturgia e Escuta. Atriz na Cia. La Casa Incierta desde sua fundação, em 2002, celebrada com o espetáculo Pupila D’água. Fundou, em 2014, sua própria companhia teatral, também dedicada à criação de trilhas sonoras, a Cia. Studio Sereia. Musicoterapeuta em formação, criou em Brasília o projeto pioneiro Música nas Incubadoras, levando microconcertos para unidades hospitalares neonatais. É autora e atriz do espetáculo cênico-musical para bebês O Farol, apresentado em várias cidades brasileiras e estrangeiras. Ao longo de quase duas décadas atuando como cantora e compositora, Fernanda Cabral apresentou-se em diversos países europeus e também no Japão, em shows realizados no Midem-Cannes, Blue Note-Tokyo, GalapaJazz, Sónar-Barcelona, ao lado de músicos como Pedro Guerra, Wagon Cookin, Rainer Trueby, Zezo Ribeiro e Chico Correa. Em 2011, lançou seu primeiro CD, Praianos, com a participação especial de Chico César como coautor e cantor da faixa-título e o reconhecimento na pré-selecão para o Prêmio da Música Brasileira. Fernanda Cabral prepara agora o seu segundo disco, Tatuagem Zen, em que conta com parceiros como Chico César, Fernando Brant e o espanhol Pablo Guerrero, entre outros.

==> Foto: Georgia Ark

0 comments:

Postar um comentário