Dezembro e janeiro repletos de novidades na programação de férias do CCBB Brasília

Com atividades para todos os públicos, a programação de férias do CCBB Brasília chega trazendo atrações incríveis. Como parte da decoração de Natal, um ipê amarelo enfeitará a praça central a partir do dia 18 de dezembro. No cinema, o CCBB traz a 5ª edição do Festival Internacional Cinema e Transcendência com produções que fogem aos temas do cinema convencional, tornando a arte cinematográfica mediadora entre o sentido estético e a experiência pessoal. O festival inclui a Casa dos Saberes, onde serão realizadas atividades lúdicas voltadas para todos os públicos. Os visitantes terão até o dia 30 para visitar a mostra "Cândido de Faria - Um Brasileiro em Paris", que exibe uma coletânea de 18 cartazes produzidos pelo artista para a companhia Cinematográfica francesa Phaté. A exposição “Classicismo”, que fica em exibição até dia 20 de janeiro de 2019, apresenta a obra inédita em Brasília, “'Autorretrato' de Amedeo Modigliani (1919) e outros trabalhos de artistas como Giorgio De Chirico, Felice Casorati e Mario Sironi. 

Ações de Natal
De 21 a 23 de dezembro, o CCBB Brasília promoverá ações especiais para celebrar o Natal junto ao seu público. No Vão Central, acontecerão várias atrações. No dia 21, às 19h, o Coro do Banco do Brasil fará uma apresentação de canto coral na abertura das atividades de natal. O coro foi formado há mais de 5 anos pelo maestro Daniel Souto de Moraes e atualmente conta com mais de 70 vozes incluindo funcionários do Banco, e se apresenta frequentemente em vários eventos em Brasília. Em 2014, o grupo se apresentou no CCBB de São Paulo e também no encontro do CONAR.

Nos dias 22 e 23 à tarde, apresentações de teatro de fantoches e oficinas de produção de lembrancinhas de natal para crianças vão abrilhantar o espaço. As atividades são gratuitas. 

Ações de Férias 
As férias no CCBB serão muito animadas. Nos domingos 23 e 30 de dezembro, e 06, 13, 20 e 27 de janeiro, haverá uma tenda no deck de madeira onde acontecerão apresentações musicais e aulas de forró, ritmos latinos, samba, hip hop, Kpop e fitdance. Nos sábados 22 e 29 de dezembro e 05, 12, 19 e 26 de janeiro, vão acontecer oficinas de pintura e desenho. As atividades são gratuitas. 


Exposições 

Cândido de Faria - Um Brasileiro em Paris 
A exposição "Cândido de Faria - Um Brasileiro em Paris" traz uma coletânea de 18 cartazes produzidos pelo artista para a companhia Cinematográfica Phaté, uma das maiores produtoras de cinema da época. Com curadoria de Germana Araújo, a exposição faz um resgate cronológico de litografias do período Belle Époque, realizadas entre 1902 e 1911. A exposição integra a programação do 10º Lobo Fest - Festival Internacional de Filmes.
Serviço: 
Até 30 de dezembro
Terça a domingo 
Galeria II
Entrada franca mediante retirada de ingresso gratuito
Classificação Indicativa: Livre 

Classicismo 
A exposição Classicismo, Realismo, Vanguarda: Pintura Italiana no Entreguerras, apresenta 67 pinturas italianas adquiridas entre 1946 e 1947, por Francisco Matarazzo Sobrinho, o Ciccillo, e sua esposa Yolanda Penteado, para a criação do antigo MAM de São Paulo. Possivelmente uma das coleções mais importantes de arte moderna italiana fora da Itália, esse conjunto de obras do MAC USP conta a história da arte moderna italiana da primeira metade do século XX.
Serviço: 
Até 20 de janeiro de 2019
Terça a domingo, das 9h às 21h
Galeria I
Entrada Franca mediante retirada de bilhete gratuito 
Classificação Indicativa: Livre 


Cinema

V Festival Cinema e Transcendência 
No Festival Internacional Cinema e Transcendência a arte cinematográfica se transforma numa mediadora entre o sentido estético e a experiência pessoal, em produções que fogem aos temas do cinema convencional e apresentam olhares diferenciados sobre a realidade, a espiritualidade, a arte e o pensamento contemporâneo. Em sua Quinta Edição, o festival apresenta como programação paralela a Casa dos Saberes, com atividades voltadas para a terceira idade e crianças, incluindo música, vivências e atividades lúdicas voltadas para a qualidade de vida e valorização das culturas ancestrais. A foto da capa deste livreto é do fotógrafo João Paulo Barbosa, que participará da programação paralela do festival.
Serviço: 
18 de dezembro a 06 de janeiro de 2019
Terça a Domingo 
Confira a programação completa e a classificação indicativa dos filmes em culturabancodobrasil.com.br e no site http://www.festivalcinemaetranscendencia.com 
Entrada franca mediante retirada de senha a partir de uma hora antes do início da sessão 

Ações do Programa Educativo - Janeiro de 2019 
Desenvolve ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

A programação dialoga com as exposições e demais agendas dos Centros Culturais Banco do Brasil. Destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte e da cultura e interessados.

As atividades dialogam com os arredores do CCBB, com o Museu do Banco do Brasil e com a exposição “Classicismo, Realismo, Vanguarda: Pintura Italiana no Entreguerras”, em temporada de 24 de novembro até 20 de janeiro de 2019.

Veja o programa completo no site: www.ccbbeducativo.com 

Atividades
Destaques do mês - Programação especial de férias: 
. Lugar de Criação estendido  – Quarta a domingo* 
. Atividade Extra: Contorcionista de Histórias com Nina Orthof – Com intérprete de Libras no sábado; 
. Atividade Extra: Oficinas de teatro de sombras e espetáculo com a Cia Lumiato; 
. Atividade Extra – Oficina de Histórias em Quadrinhos com Lucas Gehre 
. Cursos: Laboratório de Crítica com Pablo Lafuente 
. Múltiplo Ancestral especial dia do compositor – Fanfarra Tropicaos 
* De quarta a sábado, o Lugar de Criação da tarde contará também com atividades em Libras. 

Visitas educativas agendadas
Ter, Qua, Qui, Sex   
Duração: 1h30
E-mail para agendamento: agendamentodf@ccbbeducativo.com 

Os educadores realizam visitas agendadas, inclusivas, com grupos escolares e não escolares, visando criar um espaço de diálogos e trocas de experiências e saberes aliado às práticas artísticas, culturais e sociais, abordadas pelas exposições e demais programações do CCBB. As visitas são oferecidas nas manhãs, tardes e noites, para acolher os estudantes na sua diversidade de realidades e contextos educacionais.

No momento do agendamento é possível escolher entre opções de visitas com atelier, visita à exposição ou visita patrimonial. Às quintas, às 14h30 há um horário disponível para a visita em Libras, exclusivo para grupos agendados.

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário