CAPOEIRA: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS

No dia 28 de novembro, foi feito o lançamento do Livro “Capoeira: Perspectivas Contemporâneas”, organizado pelo sociólogo e mestre de capoeira Luiz Renato Vieira.

O livro reúne artigos de dez jovens pesquisadores que tem em comum o interesse pela mediação entre suas áreas de pesquisa e a capoeira. Por isso, assumindo a característica plural do conhecimento acadêmico no campo das ciências humanas, o livro está estruturado em três partes: Capoeira e Educação; Capoeira, Sociedade e Ações Governamentais; e Capoeira e Temas Culturais.

De acordo com Luiz Renato, que reuniu pesquisadores-capoeiristas de diferentes regiões do país: “a publicação desse volume deve estimular os debates sobre a nossa arte-luta que, neste ano de 2018, completa dez anos de seu registro como patrimônio cultural imaterial”.

Para ele, este trabalho é um reflexo de um interesse crescente dos estudiosos pela capoeira em seus campos de pesquisa.

Os autores dos artigos que compõem o livro são: Manoj Geeverghese; Luciana Maria Fernandes Silva; Fábio Assis Gaspar; Igor Márcio Corrêa Fernandes da Cunha; Felipe do Couto Torres; Anderson de Freitas Silva; Antônio Carlos Nunes de Carvalho Júnior; Reuel Marely; Mateus Schimith; e Christian Muleka Mwewa. Além dos pesquisadores, o volume conta com artigo de abertura do organizador e textos de José Luiz Falcão, Fábio Loureiro e Joergues Nery na quarta capa, no prefácio e nas orelhas do livro.

==> Foto: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário