Reflexões 1968-2018 no Cine Brasília

Neste ano em que se comemora o cinquentenário do célebre Maio 1968, o Goethe-Zentrum Brasília promove a exibição especial do filme A Terceira Geração, de R. W. Fassbinder que flerta diretamente com os movimentos chamados de terroristas, como o foi o grupo Baader-Meinhof, nos anos setenta.

Com entrada franca, a sessão será realizada na segunda-feira, dia 5 de novembro, às 20h, no Cine Brasília. Após o filme, será promovido um bate-papo com Pablo Gonçalo, professor da Faculdade de Comunicação da UnB.

Poucos cineastas representaram com tanta argúcia e provocação os dilemas da Alemanha Pós-Guerra como Rainer Werner Fassbinder. Diretor com uma obra versátil, além de dramaturgo e ator, Fassbinder levou às telas adaptações literárias junto com histórias que inquietavam o seu tempo.

Produzido em 1979, A Terceira Geração faz uma sátira política, ácida e provocativa. O filme mostra como as heranças e experiências nazistas não estavam totalmente suprimidas como se supunha.

No roteiro original, Fassbinder aponta para três momentos geracionais: O primeiro seria da geração burguesa que viveu entre 1848 e 1933. A segunda geração alude àqueles que viveram o Terceiro Reich e, à época do filme, ainda guardavam memórias e experiências desse período. A terceira seria aquela que, nas ruínas da segunda guerra mundial, tentou soerguer uma democracia e uma sociedade livre. Segundo Pablo Gonçalo, é dentro desse amplo contexto, e permeado pelo tom satírico, que Fassbinder insere os temas da revolução estudantil de 68 e a luta armada. Trata-se de uma obra profundamente histórica e que ainda hoje se revela como urgente e atual.

Rainer Werner Fassbinder (1945-1982) foi um dos mais importantes representantes do Novo Cinema Alemão. Nasceu em Bad Wörishofen, na Baviera. Realizou, em média, um filme a cada 100 dias. Durante a sua carreira, realizou 43 filmes (incluindo dois curta-metragens e Berlin Alexanderplatz, de 15 horas e meia). Premiado nos festivais de cinema mais importantes do mundo, trabalhou também como ator de cinema e teatro, cinegrafista, compositor, designer de produção, editor de cinema, produtor de cinema e administrador de teatro.


Reflexões 1968-2018
Exibição do filme A TERCEIRA GERAÇÃO (Die Dritte Generation)
Direção: Rainer Werner Fassbinder | Drama | Cor | 1979 |111 min
Elenco: Eddie Constantine, Hanna Schygulla, Margit Carstensen, Volker Spengler, Harry Baer e Günther Kaufmann

Sinopse: A história de uma nova geração de terroristas na Alemanha Ocidental composta por integrantes da classe média, livre de ideais políticos e religiosos. Uma reflexão sobre o esvaziamento de ideologias, grande divergência cultural e xenofobia no país.

Alemão com legendas em português
Classificação indicativa: 12 anos

==> Foto: Rainer Werner Fassbinder Foundation

0 comentários:

Postar um comentário