Filmaê - 1º Festival de Cinema Móvel de Brasília abre oportunidade da público infanto-juvenil

Filmar pode ser mais fácil do que se imagina. Hoje, com um celular na mão, é possível fazer um filme. Pensando em incentivar os futuros cinéfilos e também adultos aspirantes ao mercado cinematográfico, o 1º Festival de Cinema Móvel de Brasília nasce para estimular o público a fazer cinema sem grandes recursos e com um baixo orçamento, usando apenas um dispositivo móvel, como celular ou tablet.

O festival acontecerá de 16 a 18 de novembro de 2018, no Espaço Cultural Renato Russo (W3 508 Sul). Por lá, os filmes selecionados serão exibidos na sala Marco Antônio Guimarães classificados em cinco gêneros: ficção, documentário, videoclipe, reportagem de mídia alternativa e experimental. O festival premiará também o melhor filme na posição vertical, melhor filme de Brasília, melhor filme infanto-juvenil (de 8 a 12 anos) e melhor filme juvenil (de 13 a 17 anos). Nesta categorias, os jovens entre 8 e 17 anos vão poder mostrar seus talentos, exercer o olhar cinematográfico e também concorrer.

“Nosso festival incentiva esses jovens a produzirem seus próprios conteúdos, utilizando seus smartphones ou tablets como câmera e também como plataforma de edição. O festival premia o melhor filme produzido por essa turminha”, destaca um dos idealizadores e coordenador do festival, Fernando Campos.

As inscrições gratuitas vão até o dia 15 de outubro pelo site: www.filmae.com.br. Basta entrar no link e escolher a categoria. As produções devem ter de 1 a 10 minutos.

O festival, nos moldes do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, terá também mostra paralela, palestras, oficinas, debates e apresentações musicais.

“Queremos incentivar as pessoas a produzirem e mostrar que é possível, sim, adentrar-se no mercado cinematográfico com um celular na mão”, destaca Campos. “Para garantir uma boa qualidade técnica utilizando o celular na captura das imagens e som, é preciso valer-se de alguns recursos técnicos para deixar o material mais profissional. Um microfone de lapela ou um boom instalado no próprio celular, tripé, iluminação, planejamento e um bom roteiro vão deixar estas produções mais atraentes”, sugere Fernando.

O Filmaê - 1º Festival de Cinema Móvel de Brasília é uma realização da empresa Memória Digital e da Secretaria do Distrito Federal com o patrocínio do FAC- Fundo de Apoio àCultura.

Luz, celular, ação!
O Filmaê é um festival de cinema dos novos tempos, onde o trabalho duro, a qualidade narrativa e a originalidade da abordagem funcionam sem depender de grandes orçamentos ou das conexões com a indústria tradicional do cinema. O festival proporciona uma janela aberta a talentos cujo reconhecimento não seria possível dentro de uma produção cinematográfica convencional.

Com câmeras cada vez mais modernas, os smartphones ampliaram suas funções de comunicação. Hoje é possível produzir um filme profissional com celulares, tablets e câmeras de ação. E é a partir desta constatação que Fernando Campos, Guilherme Carvalho e Guilherme Pastana tiveram a ideia de criar o Filmaê - 1º Festival de Cinema Móvel de Brasília, do Brasil e da América Latina. Filmaê, como o próprio nome pede, chama o público para filmar.

No site www.filmae.com.br o público poderá informar-se sobre regulamentos, programação, premiações, espaço para inscrições dos filmes e acesso à votação popular etc.

A mostra competitiva selecionará 40 filmes do Brasil, de brasileiros que residam no exterior ou de estrangeiros que residam no Brasil há pelo menos dois anos. O festival também terá uma mostra internacional não-competitiva que reunirá exemplos expressivos de filmes produzidos com dispositivos móveis no mundo.

Oficinas e debates
O festival contará com quatro oficinas que pretendem mostrar ao público como é possível e divertido criar conteúdos audiovisuais de qualidade utilizando apenas o smartphone ou tablet. São elas: Oficina de produção audiovisual - técnicas de gravação com dispositivos móveis e a utilização de acessórios para smartphones e tablets; Oficina de produção de músicas e trilhas sonoras a partir de smartphones e tablets; Edição de imagens, pós-produção e finalização em tablets e oficina de fotografia e filmagens com smartphones direcionada a participantes da terceiraidade.

O Filmaê fará também uma reflexão sobre a utilização criativa dos dispositivos móveis nos dias de hoje. O painel Quarta Tela terá palestras e debates sobre temas como: Narrativas independentes. O jornalismo militante que utiliza o telefone como câmera e a conexão 4G como canal ao vivo, o uso de dispositivos móveis no jornalismo tradicional e sobre o uso de dispositivos móveis nainfância.

Equipe
Fernando Campos - Coordenador Geral
Guilherme Carvalho - Produção Executiva
Guilherme Pastana - Produção Executiva
Rodrigo Mafra -Programador Visual
Maurício Euclides de Lime e Borges - Designer Gráfico
Ludmilla Valejo - Coordenadora Administrativa
Cecília Barroso - Curadora da Mostra Internacional
Baú Comunicação Integrada - Assessoria de Imprensa


SERVIÇO:

Filmaê - 1º Festival de Cinema Móvel de Brasília 
De 16 a 18 de novembro
Local: Espaço Cultural Renato Russo (W3 - 508 Sul) 
Inscrições e informações: www.filmae.com.br
Entrada e inscrições gratuitas

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário