Cia Mário Nascimento celebra duas décadas de dança na Caixa Cultural

Música, dança, poesia e um reverberante impulso para a criação. A companhia Mário Nascimento completa seus 20 anos em 2018 e, para celebrar, passará pela capital federal para apresentar dois espetáculos imperdíveis. Garrafa Enforcada estará em cartaz nos dias 13 e 14 de setembro (quinta e sexta-feira), às 20h, na Caixa Cultural Brasília (Setor Bancário Sul Q.D 04). Zhu encerrará a temporada nos dias 15/09, sábado, às 20h; e 16/09, domingo, às 19h. Ingressos: R$ 15 (meia-entrada).

Zhu, que em chinês significa bambu, é um signo de resistência, de movimento, da suavidade e maleabilidade frente aos percalços da vida. Por ser considerado um dos materiais mais resistentes e flexíveis da natureza, a cia Mário Nascimento buscou no bambu a metáfora para o sentido de resistência e também a inspiração para as qualidades e possibilidades de movimento que são desenvolvidos ao longo do espetáculo. Mário assina a direção e Rosa Antuña a assistência de direção. “Falamos da resistência dos corpos e de desafiar os seus limites. E, também, da resistência no sentido de sobreviver de arte, de resistir com suavidade”, destaca Mário.

O espetáculo Garrafa Enforcada foi inspirado no livro História dos Nossos Gestos (1976), de Câmara Cascudo. A peça, que teve sua estreia em 2016, banha-se nos gestos descritos por Cascudo. O livro mostra a perpetuidade muitas vezes milenar de nossos gestos, a primeira linguagem humana. "O gesto é anterior à palavra. Dedos e braços falaram milênios antes da voz. As áreas do entendimento mímico são infinitamente superiores às da comunicação verbal. A mímica não é complementar, mas uma provocação ao exercício da oralidade. Sem gestos, a palavra é precária e pobre para o entendimento temático", observa Cascudo no livro. Sob a direção de Mário Nascimento e Rosa Antuña, Garrafa Enforcada viaja pela temática. Um verdadeiro mergulho na ancestralidade gestual do povo brasileiro, com ecos da África, da Península Ibérica e das etnias ameríndias.

A companhia Mário Nascimento nasceu em São Paulo, mas atualmente instalou-se na capital mineira, Belo Horizonte. São 20 anos de história, de uma pesquisa que baseia-se na conexão entre dança e música. Dirigida por Mário Nascimento, a cia mescla dança contemporânea com dança de rua, teatro físico, artes marciais, poesia e voz como recursos cênicos e sonoros. Nomes como Rosa Antuña integram o grupo, um dos mais reconhecidos do país no gênero.

Ficha Técnica:
Zhu
Direção e coreografia – Mário Nascimento
Assistente de direção – Rosa Antuña
Trilha sonora – Fábio Cardia
Elenco – Dalton Wallison, Eliatrice Gichewiski, Fábio Costa, Jorge Ferreira, Ludmila Ferrara, Mariana Chalfum, Mário Nascimento e Rosa Antuña
Figurino – Mário Nascimento e Rosa Antuña
Criação de luz – Mário Nascimento e Sidnei Honório
Produção geral – Herivelto Campos

Garrafa Enforcada
Direção e coreografia – Rosa Antuña e Mario Nascimento
Trilha sonora – Fábio Cardia
Elenco – Dalton Wallison, Eliatrice Gichewiski, Fábio Costa, Jorge Ferreira, Ludmila Ferrara e Rosa Antuña
Figurinos: Mário Nascimento
Produção geral– Herivelto Campos


SERVIÇO:

Circulação Cia Mário Nascimento 20 anos
Garrafa Enforcada - 13/09 e 14/09 (quinta e sexta-feira), às 20h.
Zhu -15/09 (sábado), às 20h, e 16/09 (domingo), às 19h.
Local: Caixa Cultural Brasília (Setor Bancário Sul QD 04)
Ingressos: R$ 15 (meia-entrada).
Informações: (61) 3206-9448 e (61) 3206-9449
Bilheteria: (61) 3206-6456
Classificação livre

==> Foto: Marco Aurélio Prates

0 comments:

Postar um comentário