Editora Unesp disponibiliza novos livros para download gratuito do programa PROPG-FEU

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) e a Fundação Editora da Unesp (FEU) trazem ao público nove livros digitais aprovados no Programa de Edição de Textos de Docentes da Unesp em 2017. Veja mais detalhes sobre os livros e também o link para o download gratuito:


Autor: Vinícius Torres Machado
Assunto: Artes
Este livro apresenta algumas das iniciativas para a retomada da máscara no teatro moderno. No amplo quadro da primeira metade do século XX, o autor selecionou quatro principais artistas que abordaram esse objeto: Gordon Craig, Meyerhold, Jacques Copeau e Jacques Lecoq. Nesses autores, a máscara não é apenas um elemento colocado em cena, mas também um princípio organizador da teatralidade que almejam. A partir das reflexões desses autores, Vinícius Torres Machado analisa algumas características da máscara que podem ser reelaboradas no teatro contemporâneo.


Cadastro e gestão territorial: uma visão luso-brasileira para a implantação de sistemas de informação cadastral nos municípios
Autores: Amilton Amorim; Marcos Aurélio Pelegrina; Rui Pedro Julião
Assunto: Geografia
Nesta obra é abordada a Gestão Territorial com o objetivo de compreender sua relevância e seus principais desafios, bem como as reais necessidades de obtenção de dados e recursos para seu êxito. Apresenta-se o paradigma do Cadastro Territorial Multifinalitário, seus conceitos fundamentais e o modo como ele é abordado em várias regiões e em vários países. Além disso, trata-se da Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE), considerada essencial para o desenvolvimento de projetos relativos à produção, gestão e exploração de dados geográficos e cadastrais, em contextos compartilhados por vários serviços do Estado. Finalmente, é apresentada uma análise dos requisitos e modelos para a Gestão Territorial, baseada no Cadastro Territorial Multifinalitário e com a utilização da IDE, com particular destaque para o Land Administration Domain Model (LADM). Por fim, é apresentada uma análise da situação do desenvolvimento dos sistemas cadastrais e sua aplicação na Gestão Territorial no Brasil e em Portugal.


Organizador: Diego Corrêa Maia
Assunto: Geografia
Esta obra aborda a Geografia Escolar, que tem como eixo norteador os conteúdos físico-naturais, no qual o tema clima e a previsão do tempo são abordados em sua plenitude no Ensino fundamental II. Este livro apresenta uma pesquisa voltada para a transmissão e apropriação de noções básicas do tema clima e a previsão do tempo, tendo como universo de pesquisa, a escola. O foco é sobre a formação de professores de geografia do ensino fundamental II, com intuito de desenvolver, avaliar e aplicar atividades didáticas, utilizando diferentes dispositivos didáticos, tais como, o “galinho do tempo” e uma estação meteorológica. A intervenção terá como meta principal promover a relação dialógica entre a sociedade e a natureza, empregando a pesquisa-ação como norteador metodológico.


Autora: Maria do Rosário Longo Mortatti
Assunto: Educação
Neste livro, estão reunidos onze textos produzidos durante a atuação profissional da autora, no ensino fundamental e médio, entre 1976 e 1991, e na Universidade Estadual Paulista, desde 1991. Nele, “o leitor vai encontrar, ao lado de instigantes reflexões sobre questões de literatura, leitura e ensino, registros preciosos da formação de um pesquisador. No caso, da autora Maria do Rosario Mortatti, especialista renomada na área de leitura e educação. É com os passos que construíram sua expertise na área que este livro, já de início, nos familiariza.


Autora: Patrícia Fidelis de Oliveira
Assunto: Ciências Biológicas
As doenças cardiovasculares representam a principal causa de morte no mundo, fato que enseja diferentes condutas, individuais e coletivas, para mudança dessa realidade. A pesquisa científica utilizando animais de experimentação visa gerar conhecimentos sobre a fisiologia e modelos de doenças cardíacas. O rato é o animal experimental mais utilizado para estudo do sistema cardiovascular, sendo a pressão arterial um parâmetro fisiológico de interesse de monitoramento em diferentes protocolos experimentais. Entretanto, o pequeno porte do rato impõe dificuldades relacionadas à prática cirúrgica para aquisição deste parâmetro. A cateterização vascular é um procedimento cirúrgico para inserção de cateteres de polietileno em vasos arteriais e venosos, para registro da pressão arterial e administração intravenosa, respectivamente.


Autor: Jean Marcel Carvalho França
Assunto: História do Brasil
Este livro reúne ensaios sobre a história do Brasil a partir da descrição de uma galeria de tipos sociais e de tiques comportamentais que a sociedade brasileira construiu e consolidou para si ao longo do tempo. É, em outras palavras, um livro sobre pequenas permanências, sobre pequenos traços do país e do seu povo que, de tanto serem repetidos, lembrados, discutidos, por vezes cantados em verso e prosa, ganharam ares de verdade e produziram impactos sociocomportamentais mensuráveis.


Organizadora: Maria Izabel Camargo-Mathias
Assunto: Ciências Biológicas
Escrito inteiramente em inglês, o presente livro foi concebido por especialistas em morfologia pertencentes à Central Brasileira de Estudos em Morfologia de Carrapatos (BCSTM) da Universidade Estadual Paulista, câmpus de Rio Claro (SP). O objetivo é esclarecer a morfo-histologia do carrapato, por meio de uma compilação de estudos sobre técnicas histológicas e histoquímicas; biologia, morfologia e taxonomia das principais espécies de carrapatos estudadas histologicamente; histologia de órgãos de carrapato, técnicas histológicas aplicadas para analisar os efeitos acaricidas em órgãos de carrapatos; e novas perspectivas sobre glândulas salivares de carrapatos para seleção de compostos com propriedades farmacológicas. Os capítulos são complementados por ilustrações.

Autora: Lúcia Granja
Assunto: Letras e Linguística
Este livro propõe um novo modo de compreender a história literária no século XIX e a do escritor Machado de Assis. Lúcia Granja analisa as crônicas machadianas publicadas durante a década de 1860 em três periódicos: “o Diário do Rio de Janeiro – Folha Política, Literária e Comercial; o Futuro – Periódico Literário; e, finalmente, a Semana Ilustrada – Jornal Humorístico e hebdomadário”, procurando compreender, entre outras coisas, como se constitui essa junção entre a política e a literatura no processo de amadurecimento do intelectual e do escritor. A partir das crônicas, a autora demonstra os procedimentos e os recursos textuais na gênese do narrador machadiano dos romances da fase madura do Bruxo do Cosme Velho.


Riscos sobre música: ensaios - repetições - provas
Autor: Flo Menezes
Assunto: Música
Neste livro, Flo Meneses reúne alguns de seus textos mais substantivos e retoma a discussão estética sobre a música nova, além de publicar análises inéditas de manuscritos de alguns das principais composições para a cena musical moderna. Os temas estão organizados em três partes: Ensaios, Repetições e Provas, nos quais o autor discorre sobre as vanguardas históricas, a música eletroacústica e questões harmônicas.

==> Foto: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário