Mostra Infantil PiA FraUs em cartaz na Caixa Cultural Brasília

Eles são experts quando o assunto é teatro. Um teatro que se mescla com a dança, com as artes plásticas, com o circo e, ainda, explora as linguagens do teatro de bonecos e de máscaras. Há mais de 35 anos, a companhia paulista PiA FraUs faz história no Brasil e no mundo. Eles já viajaram pelos quatro cantos reforçando sua experiência em mostras nacionais e internacionais com um estilo próprio, que vale-se da força das imagens, da não-linearidade e da relação entre boneco e ator.

O grupo desembarcará agora em Brasília para um intensivão que promete agradar crianças e adultos. A Mostra Infantil PiA FraUs trará para capital os espetáculos O Vaqueiro e o Bicho Froxo, Círculo das Baleias e Bichos do Brasil. As apresentações acontecem de 20 a 22 de julho, na Caixa Cultural Brasília (Setor Bancário Sul). Os espetáculos têm em torno de 45 minutos de duração cada. Entrada: R$ 5 (meia). A Mostra Infantil Pia Fraus tem o patrocínio da Caixa.

Dando o pontapé inicial da Mostra Infantil da companhia Pia Fraus, na sexta-feira, 20/07, entrará em cartaz O Vaqueiro e o Bicho Froxo. O espetáculo que levou a companhia à Nova Deli, na Índia, desta vez chega a Brasília para contar a história de um vaqueiro que presencia Rosinha, seu grande amor, ser raptada pelo Bicho Frouxo. Para tê-la de volta, ele terá de percorrer um caminho perigoso. O herói será ajudado e perseguido por personagens do universo mítico brasileiro. É quando entram na história o Papa-Figo, Janaína Mãe D’ Água, Miquelina do Jequitinhonha, dentre outros.

A peça, cheia de brasilidades e encantos, marcou a história da companhia. Sua primeira montagem data de 1984. Nesta nova versão, o folclore brasileiro é mantido e exaltado principalmente nas imagens.

Dando continuidade à programação, no sábado (21/07), será a vez do espetáculo Círculo das Baleias ocupar as luzes da ribalta da Caixa Cultural Brasília. Na peça, companhia e plateia vão fazer uma viagem ao fundo do mar. As crianças são convidadas a conhecer uma parte do ciclo de vida das baleias Jubarte – a baleia brasileira por excelência – e também as condições necessárias para a sobrevivência destes animais. O objetivo do Círculo das Baleias é propor uma reflexão aos pequenos sobre a importância da preservação ambiental e da conservação das águas da costa brasileira.

Na sinopse, está em foco uma pequena baleia de nome Jujuba. Nascida na Bahia, ela conta com a ajuda de Gardel, um simpático pinguim argentino, que a acompanhará em suas aventuras até chegar ao Polo Sul.

Para finalizar a maratona, no domingo (22/07) estará em cartaz, em única sessão às 16h, o espetáculo Bichos do Brasil. A peça mostra a riqueza da fauna brasileira por meio de recursos plásticos. Bonecos, música e coreografia criam o ambiente da mata sem exigir um comportamento humano de seus personagens.

As fábulas, onde os bichos simbolizam as virtudes e vícios humanos, são deixadas de lado, buscando-se atenção às influências que as mesmas exerceram na cultura popular. Ao beber da mesma fonte inspiradora dos mitos populares, esta produção acaba por fazer uma reverência aos bichos brasileiros, onde sua humanização não faz com que o público pressuponha um final moral.

Os bonecos são feitos a partir de materiais naturais, cujas formas são estabelecidas por cabaças que ganham tratamento e cores diversas, buscando dar uma abordagem contemporânea aos elementos rústicos. É a retomada da PiA FraUs às suas origens, fundamentada em temas, formas e pensamentos que formaram a companhia.

Sobre a PiA FraUs
Da diversidade de formação de seus componentes (teatro, dança, teatro de bonecos e de máscaras, circo e artes plásticas) surgiu a linha de trabalho da companhia: desenvolver uma linguagem que aprimorasse dramaticamente cada uma destas áreas e as integrasse, consolidando um repertório com características muito particulares, buscando o aprofundamento dos recursos do teatro de animação aos de outras linguagens. A não-linearidade, o pouco uso da palavra, a força nas imagens, a relação boneco-ator são os elementos que caracterizam os trabalhos da PiA FraUs.

Nos seus 35 anos de existência, a companhia produziu dezenas de espetáculos, apresentando-se em 24 países diferentes nos principais festivais nacionais e internacionais de teatro. Já foram visitados pelo grupo: Argentina, Uruguai, Colômbia, Chile, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Portugal, Itália, Suécia, Suiça, França, Inglaterra, Escócia, Índia, Timor Leste, Eslovênia, Holanda, Equador, Bélgica, Venezuela, Rússia, República Tcheca e todos os estados brasileiros.

Atualmente, o grupo possui em seu repertório ativo sete espetáculos: Bichos do Brasil, Círculo das Baleias, Gigantes de Ar, Filhotes da Amazônia, a remontagem de O Vaqueiro e o Bicho Froxo, A Última Árvore e Bichos Vermelhos.

Ficha Técnica:
O Vaqueiro e o Bicho Froxo
Autores: Beto Andretta e Beto Lima
Elenco: Cristiano Bacelar, David Caldas e Vanessa Silva
Música original: Manoel Pacífico ,Clecius Albuquerque
Arranjos e produção musical: Jether Garotti Jr.
Vozes: Ná Ozetti, Jether Garotti Jr.
Direção: Naum Alves de Souza
Coreografia e preparação corporal: Key Sawao, Ricardo Iazetta
Concepção de luz: Marcos Carreira
Cenografia: PiA FraUsTeatro
Figurinos: Sayonara Lopes, Beto Lima
Criação de bonecos: Beto Lima
Administração: Jackson Íris
Produção: PiA FraUs

Círculo das Baleias
Autoria: Beto Andreetta
Direção: Wanderley Piras
Assistente de Direção: Fernando Soffiatti
Elenco: Cristiano Bacelar, David Caldas e Vanessa Silva
Trilha Sonora: Guga Bernardo
Produção Musical: Marco Boaventura (Trilha Original Estúdio)
Figurino: Milene Perez
Iluminação: Wagner Freire
Bonequeiro: Jucie Batista
Costureira: Leci Andrade
Serralheria: Cas Metal- César Augusto
Fotografia: Mayara Luni
Administração: Jackson Iris
Produção: PiA FraUs

Bichos do Brasil
Autores: Beto Andreetta e Beto Lima
Direção: Beto Andreetta, Beto Lima e Hugo Possolo
Elenco: Cristiano Bacelar, David Caldas e Vanessa Silva
Assistência de direção e coreografia: Key Sawao e Ricardo Iazzetta
Trilha sonora: Gustavo Bernardo
Criação de bonecos, cenário e figurino: Beto Lima
Concepção de luz: Beto Andretta e Hugo Possolo
Técnico de Som: Jucie Batista
Administração: Jackson Iris
Produção: PiA FraUs


SERVIÇO:

Mostra Infantil PiA FraUs
No Teatro da Caixa Cultural Brasília (Setor Bancário Sul QD 04)
Entrada: R$ 5 (meia-entrada)
Informações: 3206-9448
Classificação livre

O Vaqueiro e o Bicho Frouxo
Dia: 20/07, sexta-feira
Horário: às 14h e às 16h
(A sessão das 14h será para ONGs)

Círculo das Baleias
Dia: 21/07, sábado
Horário: às 11h e às 16h

Bichos do Brasil
Dia: 22/07, domingo.
Horário: às 16h

==> Foto: Nino Resende

0 comentários:

Postar um comentário