O
que existe de comum entre o Brasil, Guatemala, Argentina e Equador?
Para algumas pessoas, a resposta mais corriqueira seria "ambos fazem
parte da América Latina", mas para as escritoras Celina Bodenmüller e
Fabiana Prando, a resposta provavelmente seria: uma tradição oral
fantástica e lendas que merecem ser exploradas! Contadoras de histórias
de primeira linha, as autoras mergulharam na riqueza da cultura popular
dos países latinos e apresentam o mundo mágico das mitologias que
percorrem a região, na antologia Contos encantados da América Latina, publicada pela Editora Moderna.
Dotado de elementos do realismo mágico, característico da literatura latina, o título é composto por 18 lendas que apresentam uma nova perspectiva cultural da região e denotam o imaginário fértil que permeia as narrativas repassadas há gerações pela tradição oral. São histórias que vão de norte a sul do continente, sendo algumas delas comuns em diferentes países, como a história do Galo e da Raposa popular no Uruguai e na Guatemala, ou a lenda do Palácio Encantado conhecida na Argentina, Panamá e Colômbia.
O trabalho primoroso de pesquisa das autoras revela enredos com fortes heranças históricas, sejam da colonização europeia ou da própria cultura indígena nativa, mas que se conectam com o presente ao trazer aquilo que é intrínseco ao ser humano, independente do tempo: a graça em fazer travessuras, a esperteza para driblar as imposições, a música como elemento de festejo, as peripécias para driblar a fome, entre outros.
Celina e Fabiana recontam esses enredos com simplicidade e fluidez únicas, pensadas não somente para o jovem leitor que está em fase escolar como também para aqueles que apreciam conhecer a cultura de outros países. O título ganha força com a mistura de cores e traços, orquestrada pela designer mexicana Adriana Quezada, que reproduz a intensidade e a magia das lendas com um conjunto visual que promete encher os olhos e a imaginação dos leitores.
Preço: R$ 50,00
Sobre as autoras
Fabiana Prando
é escritora e contadora de histórias. Além de dividir o programa "Era
uma vez..." com Celina Bodenmüller, Fabiana publicou com a colega o
livro "A flor de Lirolay e outros contos da América Latina". Atualmente,
desenvolve uma pesquisa de mestrado na Universidade de São Paulo, na
área de Letras, e coordena o grupo de narradoras Semeadoras de Histórias
no Ateliê Ocuilí.
Celina Bodenmüller é escritora e radialista. Antes de se tornar autora de livros infantis, trabalhou em uma biblioteca itinerante e, posteriormente, abriu uma loja de brinquedos, percurso que a levou a se tornar brinquedista certificada pela Associação Brasileira de Brinquedotecas. Como escritora, publicou diversos livros, entre eles "ABCDinos" e "Dinossauros – O cotidiano dos Dinos", ambos em autoria partilhada com Luiz Eduardo Anelli. Em 2015, um de seus livros representou o Brasil na Feira Internacional de Bolonha. Atualmente, apresenta o programa de rádio "Era uma vez...", juntamente com Fabiana Prando.
==> Foto: Divulgação
0 comments:
Postar um comentário