Instalação performática Ferida Sábia estreia na Caixa Cultural

A bailarina e coreógrafa AnaVitória traz para a Caixa Cultural, nos dias 27, 28 e 29 de julho, o espetáculo “Ferida Sábia”, que reúne vídeos e objetos de arte em torno do universo feminino. A instalação performática, que já foi apresentada no Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Pernambuco e na IX Jornada de Dança da Bahia, trata das relações da mulher com seu corpo, a partir das visões sobre seu fluxo menstrual. Uma reflexão estética, antropológica e filosófica sobre este delicado “estado” da mulher, que até os dias de hoje é objeto de descaso e preconceito.

A Instalação é composta de objetos escultóricos em forma de óvulos de lã recheados de memórias afetivas, 40 camisolas dos anos de 1950, bacias esmaltadas com líquido vermelho, povoando o imaginário de quem se lança a esse olhar provocativo e sensorial e uma grande faixa vermelha por onde as intérpretes performam seus afetos e desafetos. Duas videoinstalações com imagens de cerejeiras e fios de lã, que tecem e destecem as relações com o mundo, completam a ambientação.

As performances são realizadas por bailarinas com idades que variam entre 38 a 90 anos, como Angel Vianna, grande Mestra da dança contemporânea, que atua como convidada especial do espetáculo, que tem ainda AnaVitória, Priscilla Teixeira, Renata Costa e Soraya Bastos que colocam seus corpos e suas vivências a serviço do diálogo poético em torno dos mitos e tabus femininos: provocando nossa reflexão crítica acerca da ancestralidade, puberdade, maternidade, aborto, menopausa e ritos de passagem.

“Durante anos e anos de nossa existência, nós mulheres, temos o privilégio de um encontro. Todos os meses, nos olharmos pelo lado avesso do nosso corpo. É nesse mergulho e reencontro encarnado se dá por um lento e contínuo descamar… Como uma troca de pele, processamos em nosso corpo uma autolimpeza orgânica e espiritual.” Afirma AnaVitória que assina a criação da Instalação Performática.

Ferida Sábia procura constatar a força intuitiva da mulher, que está nos fluxos que correm e escorrem pelo seu corpo fértil e fecundo e que faz da menstruação o espelho que revela e carrega sua ancestralidade.

E para quem quiser se aprofundar no mundo da dança contemporânea as bailarinas Angel Vianna e AnaVitória darão uma oficina, no domingo dia 29, às 15 horas. A oficina é gratuita e as inscrições serão feitas através do email oficinaferidasabia@gmail.com e começa no dia 16/07.

Histórico:
Ferida Sábia estreia em 2012 no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro.

Em 2013, ainda na capital carioca, realiza duas temporadas. Uma no Centro Coreográfico e outra no Teatro Tom Jobim.

Em 2017, integra a programação do Festival 70+ da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e IX Jornada de Dança da Bahia.

Em 2018, ainda na capital paulista, participa da Ocupação Angel Vianna, no Itaú Cultural.

Ficha Técnica:
Concepção geral e direção – AnaVitória
Intérpretes – Angel Vianna, AnaVitória, Priscilla Teixeira, Renata Costa, Soraya Bastos
Participação Especial Angel Vianna
Desenho de Luz Milton Giglio
Figurinos Ticiana Passos
Trilha sonora organizada AnaVitória
Visagismo Rose Verçosa
Desenho de som Michael Sexauer
Fotografia Renato Mangolin
Vídeo Mônica Prinzac
Produção – Taís Alves


SERVIÇO:

Ferida Sábia de AnaVitória
Local: Caixa Cultural Brasília - Galeria Principal
Dias: 27, 28 e 29 de julho
Hora: Sexta, às 20h; Sábado, às 18h e 20h; Domingo às 20h
Oficina com Angel Vianna e AnaVitória no dia 29 às 15h com inscrições pelo email: oficinaferidasabia@gmail.com
Classificação indicativa: Livre
Entrada franca limitada à lotação do teatro
Retirada de ingressos uma hora antes do espetáculo

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário