A bailarina e coreógrafa AnaVitória traz para a Caixa Cultural, nos dias 27, 28 e 29 de julho, o espetáculo “Ferida Sábia”, que reúne vídeos e objetos de arte em torno do universo feminino. A instalação performática, que já foi apresentada no Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Pernambuco e na IX Jornada de Dança da Bahia, trata das relações da mulher com seu corpo, a partir das visões sobre seu fluxo menstrual. Uma reflexão estética, antropológica e filosófica sobre este delicado “estado” da mulher, que até os dias de hoje é objeto de descaso e preconceito.
A Instalação é composta de objetos escultóricos em forma de óvulos de lã recheados de memórias afetivas, 40 camisolas dos anos de 1950, bacias esmaltadas com líquido vermelho, povoando o imaginário de quem se lança a esse olhar provocativo e sensorial e uma grande faixa vermelha por onde as intérpretes performam seus afetos e desafetos. Duas videoinstalações com imagens de cerejeiras e fios de lã, que tecem e destecem as relações com o mundo, completam a ambientação.
As performances são realizadas por bailarinas com idades que variam entre 38 a 90 anos, como Angel Vianna, grande Mestra da dança contemporânea, que atua como convidada especial do espetáculo, que tem ainda AnaVitória, Priscilla Teixeira, Renata Costa e Soraya Bastos que colocam seus corpos e suas vivências a serviço do diálogo poético em torno dos mitos e tabus femininos: provocando nossa reflexão crítica acerca da ancestralidade, puberdade, maternidade, aborto, menopausa e ritos de passagem.
“Durante anos e anos de nossa existência, nós mulheres, temos o privilégio de um encontro. Todos os meses, nos olharmos pelo lado avesso do nosso corpo. É nesse mergulho e reencontro encarnado se dá por um lento e contínuo descamar… Como uma troca de pele, processamos em nosso corpo uma autolimpeza orgânica e espiritual.” Afirma AnaVitória que assina a criação da Instalação Performática.
Ferida Sábia procura constatar a força intuitiva da mulher, que está nos fluxos que correm e escorrem pelo seu corpo fértil e fecundo e que faz da menstruação o espelho que revela e carrega sua ancestralidade.
E para quem quiser se aprofundar no mundo da dança contemporânea as bailarinas Angel Vianna e AnaVitória darão uma oficina, no domingo dia 29, às 15 horas. A oficina é gratuita e as inscrições serão feitas através do email oficinaferidasabia@gmail.com e começa no dia 16/07.
Histórico:
Ferida Sábia estreia em 2012 no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro.
Em 2013, ainda na capital carioca, realiza duas temporadas. Uma no Centro Coreográfico e outra no Teatro Tom Jobim.
Em 2017, integra a programação do Festival 70+ da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e IX Jornada de Dança da Bahia.
Em 2018, ainda na capital paulista, participa da Ocupação Angel Vianna, no Itaú Cultural.
Ficha Técnica:
Concepção geral e direção – AnaVitória
Intérpretes – Angel Vianna, AnaVitória, Priscilla Teixeira, Renata Costa, Soraya Bastos
Participação Especial – Angel Vianna
Desenho de Luz – Milton Giglio
Figurinos – Ticiana Passos
Trilha sonora organizada – AnaVitória
Visagismo – Rose Verçosa
Desenho de som – Michael Sexauer
Fotografia – Renato Mangolin
Vídeo – Mônica Prinzac
Produção – Taís Alves
SERVIÇO:
Ferida Sábia de AnaVitória
Local: Caixa Cultural Brasília - Galeria Principal
Dias: 27, 28 e 29 de julho
Hora: Sexta, às 20h; Sábado, às 18h e 20h; Domingo às 20h
Oficina com Angel Vianna e AnaVitória no dia 29 às 15h com inscrições pelo email: oficinaferidasabia@gmail.com
Classificação indicativa: Livre
Entrada franca limitada à lotação do teatro
Retirada de ingressos uma hora antes do espetáculo
==> Foto: Divulgação
0 comments:
Postar um comentário