Ciça, A Menina-Saci: primeiro episódio da HQ já pode ser lido on-line

Folclore brasileiro, cultura pop, humor e aventura são alguns dos ingredientes da história em quadrinhos Ciça, A Menina-Saci. Criação dos autores brasilienses Bruno Prosaiko (histórias e coloração) e Lucas Marques (histórias e desenhos) – responsáveis pela revista e selo independente Aerolito –, a série pode ser acompanhada no site cicasaci.com.br. Depois da estreia, serão publicados no endereço eletrônico – sempre com visualização gratuita e também com a opção de audiodescrição – mais sete episódios, totalizando quase uma centena de páginas de quadrinhos.

“O Bruno tirou da gaveta uma personagem que tinha bolado anos atrás para um concurso, e juntos reformulamos completamente o conceito inicial – muito diferente do que é agora. Ela surgiu da nossa vontade de revisitar o folclore brasileiro e temas complexos – como construção de identidade, polarização política, relacionamentos abusivos, amadurecimento e machismo – com uma abordagem leve e, esperamos, divertida”, conta Lucas. “E queríamos fazer algo em série, de forma que cada capítulo expandisse um pouco mais o universo dos personagens”, acrescenta Bruno.

Realizada com patrocínio do FAC - Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, a série é direcionada ao público infanto-juvenil e tem como personagem-título uma menina-saci de nove anos esperta, brincalhona e de personalidade forte. Em um mundo fantástico, onde convivem seres surreais, Ciça e seu melhor amigo, Levi, frequentam uma escola eternamente em reforma na qual são constantemente estimulados a vivenciar situações que os preparem para o mundo adulto.

“Observamos como outros autores abordaram o saci e demais personagens folclóricos em suas histórias”, conta Lucas. “E tivemos o cuidado de não reproduzir estereótipos racistas, muitas vezes associados ao saci”, continua o ilustrador. “Para isso, reforçamos nossa autocrítica e buscamos a orientação de uma leitora de sensibilidade especialista no assunto”, detalha Prosaiko.

Entre as referências visuais dos autores estão nomes como Akira Toriyama (Dr. Slump), Jim Woodring (Frank), James Kochalka (Fungos), Noelle Stevenson (Nimona), Luke Pearson (Hilda e o Troll) e Jesse Moynihan (Forming). Entretanto, mais até do que os quadrinhos, são as animações a principal inspiração da dupla - produções como Hora de AventuraApenas um ShowTitio Avô,Irmão do Jorel e Historietas Assombradas para Crianças Malcriadas e os longas-metragens do Estúdio Ghibli.

Futuramente, Marques e Prosaiko pretendem compilar os quadrinhos de Ciça em uma publicação impressa. Por enquanto, a web é a melhor maneira de a personagem ficar conhecida. “Em um ambiente tão sobrecarregado de informação e movido pela novidade como é a internet, a expectativa é que nossas histórias atinjam e envolvam o público”, almeja Bruno.

CIÇA, A MENINA-SACI
De Bruno Prosaiko (histórias e coloração) e Lucas Marques (histórias e desenhos). Quadrinhos disponíveis para leitura gratuita em cicasaci.com.br. Acompanhe em www.facebook.com/revistaaerolito. Classificação indicativa livre.

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário