Editora Moderna apresenta livro sobre noções de justiça para os jovens leitores

No dia a dia é comum enfrentarmos situações nas quais nos sentimos vítimas de injustiça. Seja escutando o noticiário da televisão, seja em nossos vínculos pessoais, um fato considerado desonesto, pode gerar revolta, tristeza e até sentimento de vingança. Por isso, é importante sabermos agir perante os momentos de impotência e incompreensão. Nesse sentido, a autora Maria Lúcia de Arruda Aranha oferece aos jovens leitores A bússola e a balança, obra que busca ajudá-los a distinguir o bem do mal e o justo do injusto, por meio da discussão sobre a importância da construção da justiça.

O livro, que ganhou segunda edição pela Editora Moderna, faz uma metáfora com a função de orientação da bússola e do papel da balança, e as atitudes que devemos ter quando nos deparamos com um fato injusto. Segundo a escritora, os cidadãos devem ter uma bússola interna guiada por valores éticos para nortear suas atitudes, e também uma balança metafórica, para 'pesar' as situações, com base no conceito de justiça, e nos aspectos morais e políticos. Essas ações podem levar a um mundo mais igualitário, em que as pessoas tenham oportunidades iguais na sociedade.

No decorrer da obra, Maria Lúcia vai apresentando didaticamente, conceitos como direitos humanos, participação cidadã, ação civil pública, assim como, a importância das leis, o poder da polícia civil, o estatuto da criança e do adolescente, maioridade penal, linchamentos, problemas das prisões, crimes cibernéticos, noções dos três poderes e etc. O exercício dessa discussão tem por objetivo desenvolver a capacidade de reflexão e de diálogo dos jovens, e não pretende determinar de antemão o que é justo ou injusto.

Recheados de ilustrações, as obras são ideais para o uso em sala de aula e fazem parte da série Aprendendo a Com-Viver que estão sendo reformuladas, com novo projeto gráfico e capa. São títulos que estimulam as discussões sobre ética e cidadania, tão importantes para a educação de valores.

Preço: R$ 46,00

Sobre a autora
Maria Lúcia de Arruda Aranha graduou-se em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário