18ª Edição do Encontro de Violeiros e Violeiras do Distrito Federal

Candangolândia receberá, nos dias 06, 07 e 08 de julho, o Encontro de Voleiros e Violeiras do Distrito Federal. O encontro, criado em 2001, dá sequência ao processo de itinerância e será realizado desta vez na cidade mãe de Brasília, que preserva um clima de cidade interiorana e é a sede, há quase 20 anos, do Clube do Violeiro Caipira. O encontro, nasceu em Brazlândia, onde aconteceram as primeiras edições, e ocupou a Casa do Cantador, em Ceilândia, nos últimos dois anos.

O Encontro de Violeiros e Violeiras faz parte do Calendário Oficial de Brasília e tem evidenciado a cidade, promovendo a visibilidade da cultura popular, incentivando o encontro de gerações, a preservação e o fortalecimento da música regional caipira.

Nesta edição em especial, o Encontro realizará uma importante celebração aos 40 anos de carreira da dupla de violeiros Zé Mulato e Cassiano, os irmãos mineiros que conquistaram Brasília, prestigiando o imenso legado de valorização da cultura popular de raiz que os artistas tem promovido nacionalmente.

O evento terá início na sexta-feira, dia 06, e se encerra no domingo, dia 08, dando destaque para uma bela e significante homenagem à dupla Zé Mulato e Cassiano, que contará com apresentação de diversos artistas do universo da cultura e da música regional caipira de todo o Brasil, além da propria dupla, que se apresenta no palco e recebe os amigos com um evento gastronômico típico das comitivas de tropeiros do centro-sul, a “Queima do Alho”.

O público do evento será agraciado com diversas apresentações de violeiros e violeiras de vários estados, além do Distrito Federal. Entre as principais atrações, está a violeira mato-grossense Bruna Viola, vencedora do Grammy Latino 2017, com o melhor álbum de música de raiz brasileira "Melodias do Sertão", que abrirá as festividades. No segundo dia do evento será a vez da dupla de violeiros goiana, André e Andrade, com mais de 40 anos de carreira e conhecida em todo o país.

A programação conta ainda com a exposição “Elementos da Música Caipira”, com instrumentos musicais e objetos relacionados à cultura caipira e à história da dupla Zé Mulato e Cassiano, entre outras atrações ligadas ao segmento.

O Encontro de Violeiros e Violeiras do Distrito Federal é produzido, desde sua primeira edição, pelo Clube do Violeiro Caipira. Recentemente premiado pelo Prêmio #Plataformas (2017), promovido pela Secretaria de Cultura do DF, o Encontro foi um dos 10 selecionados, entre 64 propostas, evidenciando sua importância para o fortalecimento e a difusão da identidade cultural do Distrito Federal. Em sua 18ª Edição, o evento conta com apoio do Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Cultura. O Encontro se empenha em gerar visibilidade aos artistas, violeiros e violeiras representantes da cultura regional caipira do DF e do Brasil, promovendo um espaço de troca e interação entre a produção cultural e o público, além de democratizar o acesso à cultura.

Os Homenageados
Os irmãos José das Dores Fernandes (Zé Mulato) e João Monteiro da Costa Neto (Cassiano), nascidos no município de Passa Bem, Zona da Mata Mineira, fazem parte da mais distinta geração de duplas caipiras brasileiras. Conheceram a viola ainda na infância, e, em 1969, vieram para Brasília tentar a vida como músicos, gravando seu primeiro disco em 1978. Em 40 anos a dupla gravou cinco LPs, 14 CDs e um DVD, consolidando uma trajetória repleta de gravações e participações em coletâneas de diversos artistas de renome, documentários, programas de TV e cinema. Excelentes intérpretes, instrumentistas, humoristas e compositores, Zé Mulato e Cassiano foram recentemente premiados, pela quarta vez, com o 28º Prêmio da Música Brasileira, pelo cd “Bem Humorados”, concorrendo com outros grandes nomes da música popular, confirmando seu reconhecimento nacional.

Programação

Sexta-feira – Dia 06, às 20h
Macedo e Mariano
Ânderes e Fernandes
Volmi Batista
Vanderley e Valtecy
Bruna Viola

Sábado – Dia 07, às 20h
Moisés Mozer e Luiz Borges
Aparício Ribeiro
Idelbrando e Barcellus
Dyego e Gustavo - Lancamento do cd "Viola de Pau Brasil"
Quadrilha Mala Véia
André e Andrade

Domingo – Dia 08, às 11h - Almoço de Celebração com a Queima do Alho
Banda Presença Sertaneja
Maike Rener e Wesley Júnior
Karen Parreira
Zé mulato e Cassiano
Jacarandá e Braúna
Ênio Lima e Gustavo Neto

Local: Praça dos Estados, entrada da Candangolândia - Brasília,DF
Classificação Livre
Entrada Franca

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário