Vitrola na Rua com Cacai Nunes, a bordo de sua Kombi "Senera", ocupa Praças de Brasília!

O friozinho de junho vai ganhar um calor especial ao som da vitrola mais animada da cidade. Cacai Nunes, violeiro e pesquisador da música regional brasileira, a bordo de sua estilosa Serena, uma Kombi 1973, vai levar o “Vitrola na Rua” para dois espaços públicos e populares da cidade.

Dono de uma considerável coleção de vinis, mais 3000 entre clássicos e raridades que vão de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro até os menos conhecidos como Ary Lobo, Zito Borborema e Jacinto Silva, Cacai vem realizando e participando de eventos em prol da valorização dos ritmos nordestinos, em especial o Forró, tanto pelos quatro cantos do Brasil como na Europa, aonde já se apresentou em festivais por mais de seis países.

Focado na difusão e preservação da música brasileira, seu trabalho ganha abrangência com o programa de rádio Acervo Origens, ao ar semanalmente pela Nacional FM, e também por meio de um Blog (de mesmo nome). Têm ainda suas playlists, disponíveis para streaming gratuito no SoundCloud, que são tocadas mundo afora. Além disso, seu acervo de LPs está todo organizado em ordem alfabética, etiquetado, cadastrado em uma planilha e vem sendo, aos poucos, digitalizado com fotos da capa, contracapa, selos e áudio completo.

Em 2010 ele resolveu misturar o trabalho de DJ e o de pesquisador para criar o um projeto de ocupação de espaços públicos com música. Nasceu o “Forró de Vitrola”. Projeto que deu tão certo, chegando a reunir multidões em cada edição que realiza e nos locais mais inusitados, muitas vezes de forma totalmente espontânea e com pouca divulgação. Os mais populares ocorreram na passagem subterrânea da 111/211 Norte, mas também já ocupou as áreas externas do Clube do Choro e do CCBB, bem como clubes e a Torre de TV.

Em junho, o encontro com uma das vertentes artísticas mais animadas e populares do Nordeste, a música, volta às ruas, sob o comando de Cacai, em dois locais ainda inéditos para o projeto, a Praça Zumbi dos Palmares, em frente ao Conic, no dia 10, e a Praça dos Artistas, no Setor Comercial Sul (Qd. 05), sempre a partir das 18h. Dois fins de tarde para reunir a família e amigos em torno dos ritmos, toadas e levadas bem brasileiras: o Forró, o Xote e o Xaxado.


SERVIÇO:

Vitrola na Rua
Dias, horário e locais:
10/6, às 18h, na Praça Zumbi dos Palmares, em frente ao Conic.
17/6, às 18h, na Praça dos Artistas, no Setor Comercial Sul, Quadra 5.
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Duração: 4 horas
Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal

==> Foto: Batedeira Cultural

0 comments:

Postar um comentário