Frutas, verduras e legumes relatam suas queixas em livro infantil da Editora Moderna

"Vou ali descascar um abacaxi", "Dê uma banana para esse assunto", "Sobrou pra mim, o bagaço da laranja". Por trás dessas expressões populares, aparecem as insatisfações das frutas, verduras e legumes que resolveram botar a boca no mundo para reclamar do mau uso que os humanos fazem de seus nomes no livro Saladinha de Queixas, da Editora Moderna.

Com muito bom humor, a autora Tatiana Belinky apresenta as reclamações dos deliciosos personagens, que questionam o porquê de os homens usarem seus nomes para coisas ruins. Em forma de rimas, a laranja reclamou primeiro, depois foi a vez do abacaxi, e, na sequência o pepino, a banana e o mamão. A uva, claro, estava toda feliz, pois sabia que seu nome era usado para fazer elogios.

Além de muito engraçado, as rimas brincam com as palavras, estimulando o pequeno leitor a pensar sobre o sentido figurado delas, assim como as diferenças regionais da linguagem. A obra está na terceira edição e ganhou belíssimas ilustrações de Carlo Giovani, que dá vida aos personagens em desenhos geométricos e quase tridimensionais.

Sobre a autora
Tatiana Belinky nasceu em São Petersburgo, Rússia, em 1919, e veio para o Brasil aos 10 anos de idade, com sua família. Começou a fazer teatro para crianças em 1948 e não parou mais. Com a chegada da televisão, seu grupo teatral foi convidado a apresentar suas peças na então TV Tupi, lá permanecendo por mais de 10 anos com quatro espetáculos de teleteatro por semana, ao vivo, com textos sempre baseados em livros, promovendo intensamente a literatura e a leitura. É de sua autoria a primeira grande série adaptada para a televisão do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato. No total foram mais de 1.500 textos apresentados pela televisão. Tatiana também foi tradutora e jornalista. Ao longo de sua vida, recebeu muitos prêmios de teatro, de literatura e de televisão. Certo dia foi convidada por uma grande editora para escrever uma história para uma série infantojuvenil e não parou mais. Tatiana faleceu em 15 de junho de 2013 em São Paulo, aos 94 anos.


SERVIÇO:
Saladinha de queixas
Autor: 
Edição: 3ª Edição
Formato: Impresso
Ilustração: Carlo Giovani
Faixa etária: A partir de 07 anos
Trabalho interdisciplinar: Ciências, Português
Indicação: 2º Ano (EF1), 3º Ano (EF1)
Área: Ficção
Assunto: frutas e legumes, linguagem figurada
Temas relacionados: Pluralidade Cultural
Dimensões do produto: 20,5 x 27,5 x 0,4
Número de páginas: 32
ISBN: 9788516105877
Preço sugerido: R$ 42,00


==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário