CineCosplay homenageia o Dia do Orgulho Nerd

Concurso de cosplay, feira geek, apresentações musicais e uma programação voltada para a cultura. Após três edições de sucesso, a capital federal receberá a 4ª edição do CineCosplay. Em comemoração ao Dia do Orgulho Nerd - celebrado em 25/05 -, o evento vai ocupar desta vez o shopping Pier 21 (Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 2) nos dias 25 e 26 de maio, sexta-feira e sábado, das 14h às 22h.

A programação será intensa. O momento é de se vestir como seu personagem preferido. Pelos corredores do shopping, além de se deparar com os cosplayers, o público poderá comprar camisetas personalizadas, quadros de personagens, objetos, adereços, quadrinhos, animes e filmes. Além de prestigiar o trabalho de quadrinistas locais no Artist’s Alley. Há, ainda, uma exposição com cosplays.

No sábado (26/05), acontecerá o tradicional concurso. Cerca de 30 participantes com cosplay de algum personagem de um filme irão desfilar e se apresentar num palco montado no shopping. Eles serão julgados por uma equipe de jurados da Central Cosplay e do site Cine61 - Cinema Fora do Comum, ambos produtores do evento. A premiação para o primeiro colocado será de R$ 500 e brindes. O segundo e terceiro lugar também serão presenteados com surpresinhas. Este ano, os vale-compras serão da gelateria Stonia Ice Creamland, Donburi Cozinha Nikkei e Espaço Haru. O troféu para o primeiro lugar, elaborado especialmente para o evento, é uma cortesia da Treco. Menores de 12 anos não podem participar do concurso. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: www.centralcosplay.com. O regulamento também está disponível no site www.cine61.com.br.

A programação não se restringe ao concurso. Outra grande atração do evento é a empresa Jukebox Club, com artistas que vão dançar e cantar para o público trilhas de filmes também no sábado, a partir das 16h. Há também um bate-papo sobre o espetáculo Um Reles Potter. A peça esteve em cartaz na cidade e homenageou o bruxinho mais famoso do mundo: Harry Potter. Uma boa pedida para se aprofundar na história do personagem.

E como o cinema não podia estar de fora, no sábado, a partir das 15h, está marcado o bate-papo Cine61 apresenta: Quadrinhos e cinema, com Saulo Cruz. O fotógrafo e ilustrador mostrará storyboards e como cenas de filmes foram pensadas antes da filmagem.

O CineCosplay é promovido e produzido pelo site Cine61 - Cinema Fora do Comum e pela Central Cosplay. Idealizado pelo jornalista Michel Toronaga, responsável pela plataforma de cinema, e pelo publicitário Gustavo Almeida, coordenador da Central Cosplay, o evento existe desde 2011 com o intuito de mesclar duas culturas que se entrelaçam. “Eu e Michel quisemos juntar o cinema com os cosplayers. Até mesmo porque o cinema está ligado ao mundo geek. Então, porque não fazer disto uma ação conjunta? Foi assim que nasceu o CineCosplay”, coloca Gustavo. “O cosplay é uma forma dos fãs homenagearem seus personagens favoritos. O CineCosplay ofecere uma experiência mágica para o público. É como se os personagens da ficção se tornassem de carne e osso”, completa Toronaga.

De 2011 para cá, a edição ganhou fôlego. Em julho do ano passado era esperado um público de 50 pessoas na Fnac. No entanto, mais de 200 pessoas passaram para conferir o o concurso. “Este ano vai ser a maior edição do evento, trazendo boa parte dos cosplayers da cidade”, adianta Laís de Oliveira, administradora da Central Cosplay.

Quem não tiver roupa de cosplay poderá se vestir por lá. Haverá adereços e roupas de personagens para o público usar, entrar no clima seus personagens amados da cultura pop e do cinema. As fotos serão disponibilizadas gratuitamente na internet. No sábado, o Cine61 também distribuirá brindes e cortesias de cinema durante todo o evento em brincadeiras e desafios comandados por Miron de Lelis, mestre de cerimônias do site.

Sobre o Cine61
Fundado em 2005 com o nome Daiblog, o site foi rebatizado como Cine61 em 2017 e é voltado especialmente para notícias, críticas e entrevistas sobre cinema. Com parcerias com as principais distribuidoras de cinema do mundo, a página promove também eventos culturais, como o Prateleira Pipoca (feira de venda e troca de filmes da cidade). A ideia é dar espaço para o chamado cinema de autor e, também, para a produção local brasiliense – daí a referência ao código telefônico da capital.

Sobre a Central Cosplay:
A Central Cosplay foi criada em 2009, com o intuito de difundir a cultura cosplay no Distrito Federal. Desde então, executou trabalhos em conjunto com grandes eventos da capital. Em 2016, expandiu sua atuação. Além do público cosplay, passou a desenvolver atividades para o público geek em geral, produzindo além do Cine Cosplay eventos multitemáticos, como o X1 – Festival Geek.

Confira a programação:
25 DE MAIO
14h às 22h - Feira Geek / Exposição Cosplay / Artist’s Alley

26 DE MAIO
10h às 22h - Feira Geek / Exposição Cosplay / Artist’s Alley
14h às 18h - Estúdio Transformação Cosplay

PALCO PRINCIPAL
15h às 16h - Cine61 apresenta: Quadrinhos e cinema, com Saulo Cruz
16h às 17h - Bate Papo: Um Reles Potter
17h às 18h - Concurso Entrevista Cosplay
18h às 19h - Concurso CineCosplay
19h às 20h - Apresentação Musical Jukebox Club


SERVIÇO:

Cine Cosplay – Dia do Orgulho Nerd
Dias 25 e 26 de maio (sexta-feira e sábado)
Horário: Das 14h às 22h.
Local: Shopping Pier 21 (Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 2)
Entrada franca
Classificação livre

==> Foto: Élvio de Pádua

0 comments:

Postar um comentário