Ruth Rocha uma das principais autoras da literatura infantil brasileira

Em qualquer roda de conversa cujo tema seja literatura infantil nacional, certamente o nome de Ruth Rocha surgirá como uma das principais expoentes do segmento. A autora, que fez 87 anos no dia 02 de março, completou suas bodas de ouro na literatura em 2017 e coroou sua trajetória com o prêmio "Personalidade Literária" pelo conjunto de sua obra e contribuição à formação de gerações de leitores, no Prêmio Jabuti. "O escritor é uma pessoa solitária e a gente fica feliz e agradece muito quando tem o reconhecimento de uma entidade tão importante como a CBL (Câmara Brasileira do Livro), afirmou a autora na ocasião da entrega do prêmio. 

Com mais de 200 obras publicadas ao longo dessas cinco décadas e mais de 40 milhões de livros vendidos, Ruth Rocha foi e continua sendo figura indispensável na estante de muitos brasileiros, seja com títulos clássicos de sua autoria, como Marcelo, marmelo, martelo, O Reizinho mandão ou Romeu e Julieta, seja com as constantes atualizações e novas edições de seu catálogo. No último ano, junto com a Editora Salamandra a escritora repaginou a coleção infantil Coisinhas à toa que deixam a gente feliz, de Otávio Roth, com dois novos livros que homenageiam o autor. Conhecedora das delícias da infância, Ruth somou ao trabalho de Otávio outras pequenas felicidades do nosso cotidiano em Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz e Outras duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz. 

Na ativa, Ruth Rocha acaba de lançar a edição reformulada da Coleção 5 sentidos, série escrita em parceria com Anna Flora e ilustrada por Adalberto Cornavaca que explora o olfato, audição, tato, paladar e visão. Como numa brincadeira de criança, as autoras explicam o funcionamento do nosso sistema sensorial e propõem atividades simples que aguçam e desenvolvem nossos sentidos. 

Ao longo de sua caminhada, a autora conquistou uma legião de leitores e continua escrevendo para as novas gerações. Por isso, o aniversário de 87 anos de Ruth Rocha é um presente para todos aqueles que apreciam a literatura infantil e, acima tudo, sabem vivenciar a alegria da infância.

Sobre a Salamandra
 

Com um catálogo formado por obras de autores brasileiros e estrangeiros e que contempla desde bebês até jovens leitores, o principal foco da Salamandra é a valorização do livro como veículo de expressão de ideias, sentimentos e emoções. O selo publica obras que dialogam com o leitor, divertindo e provocando a reflexão sobre questões pessoais e do mundo, por meio de uma linha editorial ampla e diversificada para atender todos os tipos de gosto: livros tipo álbum para leitores iniciantes; e, para leitores mais maduros, aventuras, histórias com temas do cotidiano e quadrinhos. Tudo para fazer da leitura uma atividade prazerosa e significativa. Desde 2009, a Salamandra detém exclusividade sobre toda obra literária de Ruth Rocha, uma das escritoras mais talentosas e queridas do Brasil, em uma iniciativa inédita no mercado de livros para crianças e jovens.

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário