Pedro Bandeira - Autor conquista gerações há décadas, com milhões de exemplares vendidos

Um dos maiores autores de literatura infantojuvenil no Brasil, com cerca de 30 milhões de exemplares vendidos, Pedro Bandeira faz parte da vida de muitos brasileiros e continua escrevendo e contando histórias pelo país. Mas, o dom que o consagrou só foi descoberto por todos após o escritor exercer várias profissões.

Nascido em Santos, em 1942, Pedro trabalhou em teatro profissional como ator, diretor e cenógrafo. Foi redator, editor e ator de comerciais de televisão. Somente a partir de 1983, é que se tornou exclusivamente escritor. O primeiro livro foi O Dinossauro Que Fazia Au-au. Desde então o autor se aperfeiçoou, estudando inclusive psicologia da educação e hoje dá palestras sobre o assunto.

Mas o grande clássico de Pedro Bandeira, que sempre está na lista dos mais vendidos na categoria é A Droga da Obediência. O enredo traz uma turma de adolescentes que enfrenta o mais diabólico dos crimes! Cinco estudantes – os Karas – precisam enfrentar o sinistro Doutor Q.I. que pretende aplicar na juventude uma perigosa droga, que já está sendo experimentada em alunos dos melhores colégios de São Paulo.

Seus últimos lançamentos pela Editora Moderna são A flecha Traiçoeira, que ensina às crianças, a questão da tolerância e da diferença por meio de um enredo bem brasileiro; e Esses bichos Maluquinhos!, que reúne divertidos poemas sobre animais que se comportam como humanos no dia a dia.

Quando perguntado sobre como é saber que após tanto tempo os títulos ainda fazem sucesso com os jovens atuais, Pedro responde: "É um prazer fantástico saber que a nova geração está tendo contato com meus livros. Isso é uma realização para mim. Quando escrevi os primeiros livros, não havia ainda o celular, a internet, o computador".

As obras de Pedro Bandeira – que somam mais de 100 títulos – já ganharam diversos prêmios, como Jabuti, APCA, Adolfo Aizen e Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Desde 2009, a Editora Moderna passou a deter exclusividade sobre os títulos do autor. A partir daí, nasceu a Biblioteca Pedro Bandeira, projeto que vem reeditando as obras do escritor e lança, com exclusividade, seus enredos inéditos.

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário