Volta às aulas com os almanaques da Editora Moderna, trazem temas da atualidade

Com o fim do mês de janeiro, é importante estar bem preparado para seguir o restante do ano letivo tranquilamente, seja nos assuntos relacionados a escola e a vida acadêmica, seja em situações de cunho pessoal. Pensando nessa preparação de volta às aulas, a Editora Moderna sugere a coleção de livros Informação e Diálogo, que abordam diferentes temas presentes em debates na sala de aula e também fora dela, como bullying e violência, cidadania e política, alimentação, uso consciente do dinheiro, entre outros. Com coordenação de Januária Cristina Alves, os títulos dessa série foram escritos por jornalistas e contam com formato almanaque, com uma linguagem leve e instigante, especialmente pensado para prender a atenção dos leitores entre 11 e 14 anos.

2018 é ano de Copa do Mundo e com isso o esporte volta à cena e ganha destaque nos noticiários e nas conversas. Que tal conhecer mais sobre esse universo em Esporte, caminho de superação? Escrito por Denise Pellegrini, o livro aborda diferentes modalidades esportivas e assuntos correlatos e coloca em questão a inclusão social por meio dessas atividades.

Neste ano no Brasil também serão realizadas as eleições para eleger o novo Presidente da República, governadores, senadores, deputados estaduais e federais. Para compreender o que está em jogo e contribuir para que tenhamos cada vez mais votos conscientes, a dica é o livro Eu também quero participar! Cidadania e política aqui e agora, de Caia Amoroso. Nele, a autora propõe a reflexão sobre o impacto das atitudes coletivas e como essas ações podem fazer a diferença para a melhoria da vida em sociedade.

Seguindo na questão da vida em sociedade, a série oferece, também, dois títulos indispensáveis: Convivendo em grupo: almanaque de sobrevivência em sociedade e Violência x tolerância: como semear a paz no mundo, escritos por Leusa Araujo e Caia Amoroso, respectivamente. Enquanto no primeiro título discute-se a convivência em sociedade e o respeito às diferenças individuais, o segundo título aprofunda-se na questão da violência e da intolerância para que os leitores sejam conscientizados dos males causados pela violência e tenham condições de combater tais mazelas. Convivendo em grupo: almanaque de sobrevivência em sociedade foi um dos vencedores do Prêmio Jabuti 2016, na categoria Didático e Paradidático.

Aprender a lidar com dinheiro e fazer escolhas conscientes na área do consumo podem e devem fazer parte da vida da garotada. Em Educação Financeira: um guia de valor e Você precisa de quê? A diferença entre consumo e consumismo, escritos por Flávia Aidar e Silmara Franco, respectivamente, o uso consciente do dinheiro e o entendimento daquilo que precisamos e aquilo que queremos ajudarão o leitor na reflexão sobre as alegrias e problemas que acompanham o dinheiro, bem como entenderão a importância do planejamento financeiro para si próprio e também para a sociedade em que vive.

Outro tema que deve ser tratado, independentemente da idade, é o da alimentação saudável. Em Já pra mesa! Vamos falar sobre alimentação?, mais novo lançamento da série, a autora Dinah Sales de Oliveira leva informação e fatos diversos que convergem para a discussão sobre a importância de refeições balanceadas, a relação entre alimento e doença e como a escolha do que comemos reflete em nosso estilo de vida.

Além dessas obras, a coleção Informação e Diálogo conta ainda com a abordagem de outras temáticas, como música (As muitas notas da Música Brasileira: nossas canções e o jeito brasileiro de ser, de Luís Pimentel); orientação vocacional (O que você vai ser quando crescer?, de Dinah Sales de Oliveira) e o uso seguro da Internet (Navegando em mares conhecidos: como usar a internet a seu favor, de Silmara Franco).

Sobre a Moderna:
A Moderna na área de Literatura desenvolve projetos para que o aluno-leitor – desde a Educação Infantil até o Ensino Médio – ative sua capacidade de compreender, analisar e refletir sobre os conteúdos estudados. Com obras de ficção, não ficção e arte, o selo disponibiliza recursos para que o professor tenha a sua disposição todas as oportunidades de ensino, tais como: um plano leitor, apresentando os níveis de dificuldade de cada livro; um projeto de leitura, sugerindo atividades criadas por especialistas; e uma assessoria pedagógica específica para a necessidade da escola. Sempre em busca de novos caminhos para a excelência de suas publicações, a Moderna Literatura, numa iniciativa inédita no mercado editorial brasileiro, trouxe, com exclusividade para seu catálogo, todas as obras do renomado autor Pedro Bandeira, criando assim um momento importante para a literatura brasileira infantil e juvenil. O sucesso desta ação foi repetido com a escritora e ilustradora Eva Furnari e com o autor Walcyr Carrasco, cronista, dramaturgo, roteirista, tradutor e adaptador de clássicos da literatura.

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário