Renato Janine discute desafios da educação brasileira no Museu Nacional, amanhã (20/03)

Os desafios da educação no Brasil de 2018 serão colocados em pauta na próxima palestra da série Diálogos Contemporâneos, nesta terça (20/3), às 19h, no Museu da República. Sob o tema A educação no Brasil, a realidade contemporânea e os novos instrumentos para a formação de crianças e jovens”, o professor e ex-ministro da educação Renato Janine irá discorrer sobre a nova realidade nas escolas brasileiras, bem diferente daquela de apenas duas décadas atrás, e como os caminhos da educação vão desde a busca de uma formação plena e humanista, em contraponto à formação de caráter apenas técnica e alienada, até a compreensão e o uso das novas ferramentas digitais.

Professor titular de ética e filosofia política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, na qual se doutorou após defender mestrado na Sorbonne, Renato Janine foi professor visitante em Columbia University (NY) e diretor de avaliação da Capes e Ministro da Educação. Tem se dedicado à análise de temas como o caráter teatral da representação política, a ideia de revolução, a democracia, a república, a cultura política brasileira.

DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS
O que esperar do Brasil do futuro? Quais os obstáculos para se criar um país mais inclusivo, que respeite as diferenças e onde todos tenham acesso à educação de qualidade? Como lidar com a solidão nas grandes cidades e frear o avanço da depressão na população brasileira?

Por meio de uma série de dez conferências, os Diálogos Contemporâneos buscam debater essas e outras questões que envolvem a complexidade, os problemas e a diversidade do Brasil atual. O evento será realizado Museu Nacional de Brasília, até 12 de junho. Algumas das palestras serão realizadas, também, na Universidade de Brasília (UnB). A entrada é franca e sujeita à lotação.

A proposta do projeto Diálogos Contemporâneos é despertar o pensamento crítico sobre o país e levar o público a refletir sobre o país dentro de seu contexto histórico, social, político e cultural. Para isso, foram convidados intelectuais, artistas e especialistas em diversas áreas para palestras com uma hora de duração, seguidas de debates com o público presente. "A cultura é o reflexo daquilo que nossa sociedade construiu, desde a violência que assola o país, até as nossas criações artísticas e cientificas. Os tempos de crise exigem diálogo para planilhar novos caminhos”, afirma Nilson Rodrigues, idealizador e diretor geral da iniciativa.


SERVIÇO:

Diálogos Contemporâneos
Quando: TERÇA-FEIRA, 20 de março (VER PROGRAMAÇÃO COMPLETA EM ANEXO)
Local: Museu Nacional de Brasília (algumas palestras serão realizadas também na Universidade de Brasília, confira a programação)
Horário: 19h
Entrada franca
Programação completa e informações: www.dialogoscontemporaneos.com

==> Foto: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário