Programação e Sinopse do Cine Brasília: Semana de 08 a 14 de março de 2018

No dia internacional da mulher, o Cine Brasília apresenta três filmes dedicados e em homenagem ao gênero. Em pré-estreia, A Número Um terá sessões nos sábado e no domingo, às 11h da manhã. Na quinta-feira, estreiam o chileno Uma Mulher Fantástica, Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, e o argentino Uma Espécie de Família, duas glórias para o nosso continente.
     
Uma Mulher Fantástica, além de levar o Oscar de melhor filme estrangeiro, foi o Vencedor do Urso de Prata do Festival de Berlim (roteiro). O filme é desde já um dos grandes lançamentos do ano. Ele faz um excelente retrato de um drama social que poderia ocorrer em qualquer lugar do mundo, mas que traz as peculiaridades da América Latina. Montado a partir de uma sólida construção feita pelo diretor Sebastián Lelio, ainda conta com uma atuação de luxo de sua protagonista, vivida por Daniela Veja, a primeira atriz trans a ser indicada a um Oscar.
     
Outra estreia dedicada às mulheres, Uma Espécie de Família. Este filme argentino sobre uma jovem que quer adotar um filho mostra como os rigores da lei colocam pedras no caminho da maternidade, mesmo em circunstâncias sociais que levam muitas crianças ao total desamparo. Uma Espécie de Família se estrutura como um Road movie em que a protagonista deixa Buenos Aires até a área rural de Malena, onde o seu surpreendente drama vai se desenrolar.
     
Também uma esteia fundamental da semana, o aguardado e ótimo documentário Torquato – Todas as Horas do Fim. O filme tem um elenco estrelar de convidados, entre eles, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Tom Zé. Vários poetas e críticos consideram Torquato um dos mais fecundos e radicais poetas das últimas décadas. Para Gilberto Gil, ele foi uma das pessoas mais influentes na constrição da estética tropicalista. Um filme, portanto, essencial e imperdível.
     
Segue em cartaz Cuba Jazz. O documentário é primeiro registro que se faz da mais nova safra de músicos de jazz cubanos. Esqueça os clichês e os grandes ícones da velha guarda vistos em Buena Vista Social Club. Apoiado pelo FAC de Brasília, o filme faz um painel revelador dos criadores cubanos contemporâneos, artífices de uma linguagem híbrida do jazz, mesclada com as ricas raízes musicais da ilha e com uma informação cosmopolita, crítica, e também política, do que se passa no mundo. É a nova geração que tem a palavra. Depoimentos de músicos e produtores, entrecortados por cenas urbanas, revelam uma realidade insuspeitada da Cuba pós-Fidel.
        
O Insulto continua com ótima acolhida pelos os espectadores do Cine Brasília. O filme foi o representante do Líbano ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro deste ano. Depois de ganhar alguns prêmios relevantes, o diretor Ziad Doueiri chegou a ser ameaçado de prisão pelos militares em seu país. Doueiri começou sua carreira como assistente de câmara de Quentin Tarantino. O Insulto é seu quarto longa-metragem.
   

SINOPSES

    
A Número Um
(Comédia dramética/França/110min/2018)
De Tonie Marshall
Sinopse:  Emmanuelle Blachey (Emmanuelle Devos) é uma dedicada executiva numa renomada empresa francesa. Ela passou toda a sua carreira tentando não trazer à tona e usar ao seu favor a real dicotomia trabalhista que existe entre homens e mulheres. Contudo, ao encontrar uma barreira misógina para subir profissionalmente e com uma série de problemas pessoais, ela parece não ter outra opção. 
Classificação indicativa: 12 anos
         

Uma Mulher Fantástica
(Drama/Chile/Alemanha/Espanha/EUA/104min/2018)
De Sebastián Lelio
Sinopse: Marina (Daniela Vega) é uma garçonete transexual que passa boa parte dos seus dias buscando seu sustento. Seu verdadeiro sonho é ser uma cantora de sucesso e, para isso, canta durante a noite em diversos clubes de sua cidade. O problema é que, após a inesperada morte de Orlando (Francisco Reyes), seu namorado e maior companheiro, sua vida dá uma guinada total. 
Classificação indicativa: 14 anos


Uma Espécie de Família
(Drama/Argentina/95min/2018)
De Diego Lerman
Sinopse:  Malena (Bárbara Lennie) é uma médica de classe média que descobre que seu bebê nascerá antes do esperado e é orientada por seu obstetra a viajar para o norte do país sem qualquer explicação para tal. Desesperada, ela segue o conselho mas nem imagina o quão perturbadores serão os obstáculos que encontrará pelo caminho. 
Classificação indicativa: 12 anos

      
Torquato – Todas as Horas do Fim
(Documentário/Brasil/88min/2018)
De Eduardo Ades e Marcus Fernandes
Sinopse:  Documentário sobre a trajetória de vida do poeta, cineasta, compositor e jornalista Torquato Neto. O longa-metragem acompanha da infância do artista em Teresina, sua cidade natal, até seu aniversário de 28, quando tirou sua própria vida após deixar colaborações indeléveis em movimentos artísticos como a Tropicália. O ator Jesuíta Barbosa dá vida a poemas e outros escritos de Torquato. 
Classificação indicativa: 12 anos
   
   
Cuba Jazz
(Documentário/Brasil/108min/2018)
De Max Alvim Mauro de Deus
Sinopse: Uma viagem a Cuba por dois meses com foco no tema do Jazz local que resulta em um documentário que aborda umas das gerações mais talentosas na história atual da música cubana. Cuba Jazz traz uma reflexão sobre a criação de músicas desse gênero no contexto social e político cubano. Isto é, uma ilha que está no processo de se abrir para o mundo.
Classificação indicativa: 12 anos

                  
O Insulto
(Drama/França/Líbano/112min/2018)
De Ziad Doueiri
Com:  Adel Karam, Rita Hayek, Kamel El Basha 
Sinopse: Beirute. Toni é um cristão libanês que sempre rega as plantas de sua varanda e um dia, acidentalmente, acaba molhando Yasser, um refugiado palestino. Assim começa um desacordo que evolui para julgamento e toma dimensão nacional. 
Classificação indicativa: 14 anos 


Programação: 

Quinta-Feira (08/03)
15h00 – O Insulto
17h00 – Torquato – Todas as Hora do Fim
18h40 – Uma Mulher Fantástica
20h40 – Cuba Jazz

Sexta-Feira (09/03)
15h00 – O Insulto
17h00 – Uma Espécie de Família
18h40 – Uma Mulher Fantástica
20h40 – Cuba Jazz

Sábado (10/03)
11h00 – A Número Um
15h00 – O Insulto
17h00 – Torquato – Todas as Hora do Fim
18h40 – Uma Mulher Fantástica
20h40 – Cuba Jazz

Domingo (11/03)
11h00 – A Número Um
15h00 – O Insulto
17h00 – Uma Espécie de Família
18h40 – Uma Mulher Fantástica
20h40 – Cuba Jazz

Segunda-Feira (12/03)
18h40 – Uma Mulher Fantástica
20h40 – Cuba Jazz
               
Terça-Feira (13/03)
(NÃO HAVERÁ SESSÃO)

Quarta-Feira (14/03)
15h00 – O Insulto
17h00 – Torquato – Todas as Hora do Fim
18h40 – Uma Mulher Fantástica
20h40 – João de Deus (Exibição especial, entrada franca)

==> Foto: Reprodução Internet

0 comments:

Postar um comentário