Programação e Sinopse do Cine Brasília: Semana de 01 a 07 de março

Estreia da semana, o surpreendente e ótimo documentário Cuba Jazz é primeiro registro que se faz da mais nova safra de músicos de jazz cubanos. Esqueça os clichês e os grandes ícones da velha guarda vistos em Buena Vista Social Club. Apoiado pelo FAC de Brasília, o filme faz um painel revelador dos criadores cubanos contemporâneos, artífices de uma linguagem híbrida do jazz, mesclada com as ricas raízes musicais da ilha e com uma informação cosmopolita, crítica, e também política, do que se passa no mundo. É a nova geração que tem a palavra. Depoimentos de músicos e produtores, entrecortados por cenas urbanas, revelam uma realidade insuspeitada da Cuba pós-Fidel.
    
Uma das mais belas histórias de amizade adolescente da história do cinema, a coprodução islandesa/dinamarquesa Heartstone exclusividade no Cine Brasília, prossegue em cartaz. Neste filme não há lugar para nenhum tipo de mistificação do tema. O diretor Guðmundur Arnar Guðmundsson consegue um excepcional equilíbrio entre o assunto e a forma que escolheu para narrar esse tempo idílico de nossas vidas, mas onde a hostilidade, a dor e a melancolia também estão sempre presentes. 

Também seguem esta semana no Cine Brasília outras duas produções de grande mérito em novos horários. A primeira delas, De Volta, primeiro longa-metragem da libanesa Jihane Chouaib, é um comovente relato dos imigrantes que voltam para casa e não se reconhecem mais em seu lugar de origem. O filme foi aclamado internacionalmente, reafirmando Chouaib – que já havia se debruçado sobre o mesmo tema no documentário País dos Sonhos - como uma das diretoras que melhor refletem o drama da diáspora em seu país. 

Juntamente com Heartstone e De Volta, a terceira produção a ter continuidade no Cine Brasília é imperdível. Depois das sessões em pré-estreia há três semanas, o aguardado O Insulto continua impressionando os espectadores do Cine Brasília. O filme é o representante do Líbano ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro deste ano. Depois de ganhar alguns prêmios relevantes, o diretor Ziad Doueiri chegou a ser ameaçado de prisão pelos militares em seu país. Doueiri começou sua carreira como assistente de câmara de Quentin Tarantino. O Insulto é seu quarto longa-metragem. 

Outra novidade desta semana são as duas sessões extras em pré-estreia do ótimo documentário A Ópera de Paris. O filme revela de forma única todas as fases organizativas e de direção do mais importante teatro da Europa. O filme desvela as singularidades e complexidades da ópera, linguagem que abarca a representação cênica, o balé, o canto lírico e o desempenho orquestral. Sem dúvida uma experiência cinematográfica única.
                
A Ópera de Paris 
(Documentário/França/Suíça/106 min/2018) 
De Jean-Stéphane Bron 
Sinopse: Durante um ano, o diretor Jean-Stéphane Bron percorreu os bastidores da Ópera de Paris. Ele registrou a rotina complicada da diretoria, obrigada pelo Ministério da Cultura e demitir funcionários e aumentar a rentabilidade dos espetáculos, dos diretores de dança e música, confrontados às dificuldades de produção e aos prazos apertados, e dos artistas, imersos em treinos e ensaios de alto nível. Um mergulho pela gigantesca estrutura necessária para manter uma instituição artística estimada entre as melhores do mundo. 
Classificação indicativa: Livre
                   
Cuba Jazz 
(Documentário/Brasil/108min/20 18)
De Max Alvim Mauro de Deus 
Sinopse: Uma viagem a Cuba por dois meses com foco no tema do Jazz local que resulta em um documentário que aborda umas das gerações mais talentosas na história atual da música cubana. Cuba Jazz traz uma reflexão sobre a criação de músicas desse gênero no contexto social e político cubano. Isto é, uma ilha que está no processo de se abrir para o mundo.
Classificação indicativa: 12 anos
                                                                           
Heartstone
(Drama/Islândia/Dinamarca/129m in/2016)
De Guðmundur Arnar Guðmundsson
Com: Baldur Einarsson, Blær Hinriksson, Diljá Valsdóttir
Sinopse: Em meio a um pequeno vilarejo de pesca na Islândia dois adolescentes ficam amigos. Thór e Christian passam a viver turbulentas experiências no verão. Enquanto um deles tenta conquistar o coração de uma garota, o outro descobre que está desenvolvendo sentimentos pelo amigo. Quando o verão acaba e o rigoroso inverno atinge o país, eles precisam assimilar a vida adulta. 
Classificação indicativa: 14 anos
              
De Volta 
(Drama/França/Suíça/Bélgica/Lí bano/98min/2015)
De Jihane Chouaib
Com: Golshifteh Farahani, Maximilien Seweryn, François Nour 
Sinopse: Nada (Golshifteh Farahani) voltou para casa, ou pelo menos é o que achava. De volta ao Líbano, ela percebe que é uma estrangeira em seu próprio país, mas ainda há um lugar que ela pode chamar de lar: uma casa abandonada em ruínas e assombrada pela presença de seu avô que desapareceu misteriosamente durante a guerra civil. 
Classificação indicativa: 14 anos
                  
O Insulto 
(Drama/França/Líbano/112min/20 18) 
De Ziad Doueiri
Com:  Adel Karam, Rita Hayek, Kamel El Basha  
Sinopse: Beirute. Toni é um cristão libanês que sempre rega as plantas de sua varanda e um dia, acidentalmente, acaba molhando Yasser, um refugiado palestino. Assim começa um desacordo que evolui para julgamento e toma dimensão nacional. 
Classificação indicativa: 14 anos
  


Programação:
Quinta-Feira (01/03) 
14h20 – De Volta
16h20 – O Insulto    
18h20 – Cuba Jazz
20h20 – Heartstone

Sexta-Feira (02/03) 
14h20 – De Volta
16h20 – O Insulto    
18h20 – Cuba Jazz
20h20 – Heartstone

Sábado (03/03) 
11h00 – A Ópera de Paris
14h20 – De Volta
16h20 – O Insulto    
18h20 – Cuba Jazz
20h20 – Heartstone
 
Domingo (04/03) 
11h00 – A Ópera de Paris
14h20 – De Volta
16h20 – O Insulto
18h20 – Cuba Jazz
20h20 – Heartstone

Segunda-Feira (05/03) 
18h30 – Cuba Jazz
20h30 – Heartstone
               
Terça-Feira (06/03) 
Não haverá sessão

Quarta-Feira (07/03) 
14h20 – De Volta
16h20 – O Insulto
18h20 – Cuba Jazz
20h20 – Heartstone

==> Foto: Reprodução Internet

0 comments:

Postar um comentário