Programação Cine Brasília: Semana de 29 de março a 04 de abril de 2018

Primeira das duas grandes esteias da semana,o aguardado Zama, de Lucrecia Martel não é somente o primeiro filme da diretora argentina desde A Mulher sem Cabeça, de 2008. É sua primeira adaptação. Todos os seus filmes anteriores foram escritos por ela mesma. É uma obra fundamental sobre uma América Latina muito diferente da atual, uma América Latina que não existe mais e que, ao mesmo tempo, traz a origem de todos os nossos problemas seculares. Um continente indefinido, difuso, nos diz Martel. A diretora é hoje uma das maiores expoentes do cinema de seu país. 

Nossa segunda estreia é um dos grandes filmes da história do cinema. Stromboli  é a primeira parceria de Rossellini com uma das maiores atrizes da história do cinema: Ingrid Bergman. Esta união cinematográfica acabaria por se tornar uma história de amor. Após ver o filme Roma Cidade Aberta, um dos marcos inaugurais do Neorealismo italiano, a atriz escreve ao diretor dizendo de sua paixão por aquilo que acabara de ver. Sensibilizado, o diretor a chama para um teste e a engaja como protagonista em Stromboli. Esta obra ímpar se tornaria igualmente outro clássico exemplo do movimento que revolucionaria a face do cinema mundial no século XX.

Também segue em cartaz o filme de estreia da semana passada, o ótimo Western. Apresentado no Festival de Cannes, na mostra Um Certain Regard em 2017, este filme passado na Bulgária, acompanha um grupo de trabalhadores alemães que se desloca de seu país para melhorar a canalização de um rio, mas isso é apenas um pretexto para apresentar a complexidade geopolítica entre países europeus. Dirigido pela alemã Valeska Grisebach, o filme é também uma incisiva análise sobre a masculinidade.

Prosseguindo com nossa homenagem às mulheres, e às questões de gênero, especialmente a Marielle Franco, o Cine Brasília dá continuidade ao filme chileno Uma Mulher Fantástica, Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, assim como ao argentino Uma Espécie de Família. 

Uma Mulher Fantástica, além de levar o Oscar de melhor filme estrangeiro, foi o Vencedor do Urso de Prata do Festival de Berlim (roteiro). O filme é desde já um dos grandes lançamentos do ano. Ele faz um excelente retrato de um drama social que poderia ocorrer em qualquer lugar do mundo, mas que traz as peculiaridades da América Latina. Montado a partir de uma sólida construção feita pelo diretor Sebastián Lelio, ainda conta com uma atuação de luxo de sua protagonista, vivida por Daniela Veja, a primeira atriz trans a ser indicada a um Oscar.

Já o argentino Uma Espécie de Família é um filme sobre uma jovem que quer adotar um filho. A trama mostra como os rigores da lei colocam pedras no caminho da maternidade, mesmo em circunstâncias sociais que levam muitas crianças ao total desamparo. Uma Espécie de Família se estrutura como um Road movie em que a protagonista deixa Buenos Aires e se desloca até a área rural de Malena, onde o seu surpreendente drama vai se desenrolar.     
   
                   
SINOPSES
   
Zama
(Drama/Arg/Bras/Esp/RepDom/Mex/Fran/Hol/USA/Port/115min/2018)                De Lucrécia Martel
Com: Daniel Giménez Cacho, Lola Dueñas, Rafael Spregelburd
Sinopse:  No fim do século XVIII, Don Diego de Zama (Daniel Gimenez Cacho) é um oficial da Coroa Espanhola que deseja partir para Buenos Aires. Junta-se a um grupo de soldados à caça de um perigoso bandido e explora terras distantes habitadas por índios selvagens. 
Classificação indicativa: 16 anos  
                 
Stromboli
(Drama/Itália/107min/2018)
De Roberto Rossellini
Com: Ingrid Bergman, Mario Vitale, Renzo Cesana, Mario Sponzo 
Sinopse:  Karen é uma refugiada. Para conseguir permanecer na Itália, ela se casa com um marinheiro da ilha Stromboli, na Sicília. Pouco tempo depois, as diferentes mentalidades e o duro estilo de vida da ilha começam a prejudicar o casal. Odiada pelos moradores locais e praticamente indiferente ao marido, Karen foge e chega ao topo do vulcão, onde pede a Deus força para sobreviver. 
Classificação indicativa: 14 anos

Western
(Drama/Alemanha/Bulgária/Áustria/121min/2018)
De Valeska Grisebach
Com: Meinhard Neumann, Reinhardt Wetrek, Waldemar Zang
Sinopse:  Um grupo de trabalhadores alemães da construção civil iniciam uma jornada de trabalho dura em uma remota região rural bulgária. No local, enquanto o senso de aventura dos homens aparece, eles também são confrontados com seu próprio preconceito e pela desconfiança devido à barreira da língua e às diferenças culturais. Mas tudo se itensifica quando passam a competir por reconhecimento. 
Classificação indicativa: 14 anos                       
              
Uma Espécie de Família
(Drama/Argentina/95min/2018)
De Diego Lerman
Com: Bárbara Lennie, Daniel Aráoz, Claudio Tolcachir
Sinopse:  Malena (Bárbara Lennie) é uma médica de classe média que descobre que seu bebê nascerá antes do esperado e é orientada por seu obstetra a viajar para o norte do país sem qualquer explicação para tal. Desesperada, ela segue o conselho mas nem imagina o quão perturbadores serão os obstáculos que encontrará pelo caminho. 
Classificação indicativa: 12 anos 
              
Uma Mulher Fantástica
(Drama/Chile/Alemanha/Espanha/EUA/104min/2018)
De Sebastián Lelio
Com: Daniela Vega, Francisco Reyes, Luis Gnecco
Sinopse: Marina (Daniela Vega) é uma garçonete transexual que passa boa parte dos seus dias buscando seu sustento. Seu verdadeiro sonho é ser uma cantora de sucesso e, para isso, canta durante a noite em diversos clubes de sua cidade. O problema é que, após a inesperada morte de Orlando (Francisco Reyes), seu namorado e maior companheiro, sua vida dá uma guinada total. 
Classificação indicativa: 14 anos
                                                                                   

Programação: 

Quinta-Feira (29/03)
15h00 – Stromboli
17h00 – Uma Espécie de Família
18h40 – Zama
20h45 – Western

Sexta-Feira (30/03)
15h00 – Stromboli
17h00 – Uma Espécie de Família
18h40 – Zama
20h45 – Uma Mulher Fantástica

Sábado (31/03)
15h00 – Stromboli
17h00 – Uma Espécie de Família
18h40 – Zama
20h45 – Western

Domingo (01/04)
15h00 – Stromboli
17h00 – Uma Espécie de Família
18h40 – Zama
20h45 – Uma Mulher Fantástica

Segunda-Feira (02/04)
18h40 – Zama
20h45 – Western

Terça-Feira (03/04)
(NÃO HAVERÁ SESSÃO)

Quarta-Feira (04/04)
15h00 – Stromboli
17h00 – Uma Espécie de Família
18h40 – Zama
20h45 – Uma Mulher Fantástica

==> Foto: Reprodução Internet

0 comments:

Postar um comentário