Livro infantojuvenil aborda as dificuldades das famílias brasileiras de baixa renda

Para algumas crianças, a realidade de muitas famílias brasileiras de baixa renda ainda é desconhecida. A precariedade de moradia e alimentação, a falta de assistência médica e social, a dificuldade de uma mãe em chefiar sozinha um lar com filhos pequenos são exemplos de questões que precisam ser abordadas desde cedo, para que os pequenos desenvolvam um senso crítico em relação à essas situações. Essa é a proposta da obra "A força da vida", de Giselda Laporta Nicolelis, publicado pela Editora Moderna.

O enredo apresenta a família de Edileusa. A garota é mais velha dos seis filhos de Zefa, lavadeira que mora num barraco de favela. O pai das crianças, após várias dificuldades, abandonou o lar e a todos. O sonho da menina é ser uma artista, porém, o mais perto que pode chegar de um palco é como ajudante de Borzeguim, um velho palhaço desempregado, que todos os dias diverte a criançada com seus espetáculos.

Edileusa tem muita vontade de ir à escola para ter um futuro melhor, e assim realizar seu grande sonho: o de ser uma artista de teatro e televisão. No entanto, a menina não pode porque precisa olhar os irmãos enquanto sua mãe trabalha. A mulher tem consciência de sua situação, e, por isso se deixa convencer quando a diretora da escola insiste para que deixe a jovem estudar.

Dessa forma, Edileusa deixa os outros filhos aos cuidados de uma vizinha. Um dia, porém, ao voltar para casa, a estudante leva um susto: um dos irmãozinhos caíra no poço, e Borzeguim, para acudi-lo, atirara-se no poço também. E agora só um milagre poderá salvar o palhaço.

O livro que está em sua terceira edição, também mostra para as crianças, o valor das ações solidárias, o trabalho digno e a persistência de um sonho meio à dura realidade.

Preço: R$ 46,00

Sobre o Autor
Giselda Laporta Nicolelis nasceu em São Paulo, em 1938. Formou-se em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Sua obra abrange mais de cem títulos, entre livros infantis e juvenis, ficção, poesia e ensaio, publicados por trinta editoras, com centenas de edições, e muitos exemplares vendidos. Recebeu vários prêmios, entre eles: Monteiro Lobato e João de Barro de Literatura Infantil; APCA; e Jabuti, de Literatura Juvenil, este em parceria com o escritor Ganymédes José.

Sobre a Moderna
A Moderna na área de Literatura desenvolve projetos para que o aluno-leitor – desde a Educação Infantil até o Ensino Médio – ative sua capacidade de compreender, analisar e refletir sobre os conteúdos estudados. Com obras de ficção, não ficção e arte, o selo disponibiliza recursos para que o professor tenha a sua disposição todas as oportunidades de ensino, tais como: um plano leitor, apresentando os níveis de dificuldade de cada livro; um projeto de leitura, sugerindo atividades criadas por especialistas; e uma assessoria pedagógica específica para a necessidade da escola. Sempre em busca de novos caminhos para a excelência de suas publicações, a Moderna Literatura, numa iniciativa inédita no mercado editorial brasileiro, trouxe, com exclusividade para seu catálogo, todas as obras do renomado autor Pedro Bandeira, criando assim um momento importante para a literatura brasileira infantil e juvenil. O sucesso desta ação foi repetido com a escritora e ilustradora Eva Furnari e com o autor Walcyr Carrasco, cronista, dramaturgo, roteirista, tradutor e adaptador de clássicos da literatura.

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário