Programação Cine Brasília: Semana de 22 a 28 de fevereiro

Uma das mais belas histórias de amizade adolescente da história do cinema, a coprodução islandesa/dinamarquesa Heartstone faz sua estreia com exclusividade no Cine Brasília. Aqui não há lugar para nenhum tipo de mistificação do tema. O diretor Guðmundur Arnar Guðmundsson consegue um excepcional equilíbrio entre o assunto e a forma que escolheu para narrar esse tempo idílico de nossas vidas, mas onde a hostilidade e a melancolia também estão sempre presentes.

Prosseguem esta semana no Cine Brasília as três grandes estreias das últimas semanas em novos horários. A primeira delas, De Volta, primeiro longa-metragem da libanesa Jihane Chouaib, é um comovente relato dos imigrantes que voltam para casa e não se reconhecem mais em seu lugar de origem. O filme foi aclamado internacionalmente, reafirmando Chouaib – que já havia se debruçado sobre o mesmo tema no documentário País dos Sonhos - como uma das diretoras que melhor refletem o drama da diáspora em seu país.
     
O segundo filme a ter continuidade no Cine Brasília é imperdível. Depois das sessões em pré-estreia há duas semanas, o aguardado O Insulto tem continuidade em sessões regulares. O filme é o representante do Líbano ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro deste ano. Depois de ganhar alguns prêmios relevantes, o diretor Ziad Doueiri chegou a ser ameaçado de prisão pelos militares em seu país. Doueiri começou sua carreira como assistente de câmara de Quentin Tarantino. O Insulto é seu quarto longa-metragem.
     
O terceiro é um clássico incontornável do cinema mundial. Acossado, primeiro longa-metragem de Jean-Luc Godard, simplesmente estabeleceu o marco fundador do cinema moderno. Entre outras coisas, ao lado de Os Incompreendidos, de François Truffaut, Acossado inaugurou o movimento da Nouvelle Vague francesa, transformando o diretor Godard, o ator Jean-Paul Belmondo e a belíssima atriz Jean Seberg em três ícones do cinema mundial.
     
Outra novidade desta semana são as sessões em pré-estreia do ótimo documentário A Ópera de Paris. O filme revela de forma única todas as fases organizativas e de direção do mais importante teatro da Europa. O filme desvela as singularidades e complexidades da ópera, linguagem que abarca a representação cênica, o balé, o canto lírico e o desempenho orquestral. Sem dúvida uma experiência cinematográfica única.

                   
SINOPSES
                  
PRÉ-ESTREIA               
A Ópera de Paris
(Documentário/França/Suíça/106min/2018)
De Jean-Stéphane Bron
Sinopse: Durante um ano, o diretor Jean-Stéphane Bron percorreu os bastidores da Ópera de Paris. Ele registrou a rotina complicada da diretoria, obrigada pelo Ministério da Cultura e demitir funcionários e aumentar a rentabilidade dos espetáculos, dos diretores de dança e música, confrontados às dificuldades de produção e aos prazos apertados, e dos artistas, imersos em treinos e ensaios de alto nível. Um mergulho pela gigantesca estrutura necessária para manter uma instituição artística estimada entre as melhores do mundo.
                   

ESTREIA                                                                    
Heartstone
(Drama/Islândia/Dinamarca/129min/2016)
De Guðmundur Arnar Guðmundsson
Com: Baldur Einarsson, Blær Hinriksson, Diljá Valsdóttir
Sinopse: Em meio a um pequeno vilarejo de pesca na Islândia dois adolescentes ficam amigos. Thór e Christian passam a viver turbulentas experiências no verão. Enquanto um deles tenta conquistar o coração de uma garota, o outro descobre que está desenvolvendo sentimentos pelo amigo. Quando o verão acaba e o rigoroso inverno atinge o país, eles precisam assimilar a vida adulta. 
Classificação indicativa: 14 anos
                

SEGUEM EM CARTAZ
De Volta
(Drama/França/Suíça/Bélgica/Líbano/98min/2015)
De Jihane Chouaib
Com: Golshifteh Farahani, Maximilien Seweryn, François Nour
Sinopse: Nada (Golshifteh Farahani) voltou para casa, ou pelo menos é o que achava. De volta ao Líbano, ela percebe que é uma estrangeira em seu próprio país, mas ainda há um lugar que ela pode chamar de lar: uma casa abandonada em ruínas e assombrada pela presença de seu avô que desapareceu misteriosamente durante a guerra civil.
Classificação indicativa: 14 anos

                    
Acossado
(Policial/Drama/Romance/França/89min/1960)
De Jean Luc-Godard
Com: Jean-Paul Belmondo, Jean Seberg, Daniel Boulanger
Sinopse: Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) é um criminoso, obcecado por Humphrey Bogart, que rouba um carro, mata um policial e vai para Paris, onde conhece Patricia Franchini (Jean Seberg), uma linda garota americana que vende jornais na Champs-Élysées. Poiccard tenta persuadi-la a fugir com ele para a Itália, sem lhe contar que é um foragido da justiça.  
Classificação indicativa: 14 anos               


O Insulto
(Drama/França/Líbano/112min/2018)
De Ziad Doueiri
Com:  Adel Karam, Rita Hayek, Kamel El Basha 
Sinopse: Beirute. Toni é um cristão libanês que sempre rega as plantas de sua varanda e um dia, acidentalmente, acaba molhando Yasser, um refugiado palestino. Assim começa um desacordo que evolui para julgamento e toma dimensão nacional. 
Classificação indicativa: 14 anos


Programação: 
  
Quinta-Feira (22/02)
14h30 – Acossado
16h10 – De Volta
18h20 – O Insulto    
20h20 – Heartstone

Sexta-Feira (23/02)
14h30 – Acossado
16h10 – De Volta
18h20 – O Insulto    
20h20 – Heartstone

Sábado (24/02)
11h00 – A Ópera de Paris (pré-estreia)
14h30 – Acossado
16h10 – De Volta
18h20 – O Insulto    
20h20 – Heartstone
  
Domingo (25/02)
11h00 – A Ópera de Paris (pré-estreia)
14h30 – Acossado
16h10 – De Volta
18h20 – O Insulto    
20h20 – Heartstone

Segunda-Feira (26/02)
18h30 – O Insulto
20h30 – Heartstone
               
Terça-Feira (27/02)
(NÃO HAVERÁ SESSÃO)

Quarta-Feira (28/02)
14h30 – Acossado
16h10 – De Volta
18h20 – O Insulto    
20h20 – Heartstone

==> Foto: Reprodução Internet

0 comentários:

Postar um comentário