Caixa Cultural de Brasília recebe o Festival Internacional de Animação e Interatividade

Em sua primeira edição, o InterAnima – Festival Internacional de Animação e Interatividade traz para Brasília 56 produções, entre curtas e longas-metragens, brasileiros e de outros 25 países, além de filmes em realidade virtual, experiências imersivas e palestras com profissionais da animação, tecnologia e games. O evento ocupa o teatro da Caixa Cultural durante três dias, de 2 a 4 de março, com uma programação gratuita formada por animações autorais recentes de destaque em mostras e festivais no Brasil e no exterior, a maioria inédita na cidade.

O InterAnima tem como objetivo estimular e difundir no Distrito Federal a cadeia do audiovisual, especialmente a animação, propor encontros e intercâmbios de experiências entre profissionais da área, formar novas plateias e ainda contemplar o imenso público amante da animação existente na região.

Curadora convidada desta edição do InterAnima, a cineasta e animadora Nara Normande fez uma seleção que privilegia diferentes técnicas, temáticas e nacionalidades. “São filmes que apostam na potência de suas imagens para deslocar o espectador, seja através de produções que extrapolam fronteiras e inovam as linguagens audiovisuais, seja por meio de temas latentes, com destaque para a forte representação feminina”, comenta a curadora.

Um ambiente criativo e de trabalho majoritariamente masculino, a animação vê aumentar gradativamente o número de profissionais mulheres atuando na área. Para dar visibilidade a esse crescimento, o InterAnima privilegiou produções dirigidas por elas, com a presença de 22 animadoras na programação.

Nas duas mostras internacionais e na Mostra Brasil estão filmes que abordam temas como existencialismo, relações sociais, familiares, políticas, amorosas e ainda o abstrato e o poético. A mostra Surdocine, voltada para o público surdo, apresenta filmes que encantam sem uma única palavra. A mostra Desejo e Obsessão, por sua vez, tem a sexualidade como mote de suas produções. As duas mostras voltadas para o público infantil são formadas por curtas animados que fogem do convencional com histórias criativas e de visual arrebatador.

A homenageada do evento, Signe Baumane, conta com uma mostra com nove de seus curtas, além da exibição, na sessão de abertura do festival, de seu primeiro longa-metragem, Rocks in my pockets. Nascida na Letônia e radicada nos Estados Unidos, Signe trabalhou como ilustradora de livros e escreveu, dirigiu e animou 15 curtas e um longa que foram exibidos em mais de 300 festivais de cinema ao redor do mundo e receberam vários prêmios. Ela utiliza papel machê, desenho à mão, stop motion e computação gráfica para dar vida às suas produções. Atualmente, Signe Baumane trabalha em seu segundo longa animado.

Encerrando o festival, dentro da sessão Amanhã há de ser outro dia, será exibida a animação Persépolis, produção francesa dirigida por Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud que alcançou grande sucesso internacional e, em 2018, completa uma década de seu lançamento nos cinemas do Brasil.

Em 3 de março, será realizada uma palestra sobre realidade virtual e animação, com Alexandre Calil (VRXP/SP), Rodrigo Terra (ARVORE/SP) e Ana Arruda (Curta Brasília/DF). No dia seguinte, o tema do encontro é games e animação, com Saulo Camarotti (Behold Studios/DF) e Fabrício Ofuji (IESB/DF).

Durante os três dias de InterAnima, parte da área externa da Caixa Cultural servirá como ambiente de convivência e alimentação, com a presença de food trucks, oportunidade para o público se encontrar e debater sobre as animações do festival.

INTERANIMA – FESTIVAL INTERNACIONAL DE ANIMAÇÃO E INTERATIVIDADE
De 2 a 4 de março, no teatro da Caixa Cultural (Setor Bancário Sul quadra 4 Lotes 3/4). Programação gratuita. Os ingressos podem ser retirados a partir de uma hora antes do horário de cada sessão. Verifique a classificação indicativa de cada sessão em www.facebook.com/interanimafest. Informações: (61) 3206-6456 (bilheteria) e www.caixacultural.com.br.


PROGRAMAÇÃO:

2 de março (sexta-feira)
20h: Sessão Laços e Embaraços – 110 min

3 de março (sábado)
14h30: Mostra Surdocine – 60 min
16h: Mostra Brasil – 60 min
18h: Mostra de curtas internacionais I – 65 min
20h: Mostra Desejo e Obsessão – 60 min

4 de março (domingo)
10h: Mostra Infantil I (+ 4 anos) – 45 min
14h30: Mostra Infantil II (+ 10 anos) – 50 min
16h: Mostra Homenagem – Signe Baumane – 70 min
18h: Mostra de curtas internacionais II – 65 min
20h: Sessão Amanhã há de ser outro dia – 115 min

DEBATES:
3 de março (sábado): 17h-18h30 - Palestra I – Admirável mundo VR: as revoluções na animação e as novas realidades, com Alexandre Calil (VRXP/SP), Ana Arruda (mediação/DF) e Rodrigo Terra (ARVORE/SP).

4 de março (domingo): 17h-18h30 - Palestra II – Zerando a vida: a conquista de games brasileiros pelo mundo, com Saulo Camarotti (Behold Studios/DF) e Fabrício Ofuji (mediação/DF).

ESPAÇO VR e EXPERIÊNCIA IMERSIVA
2 de março (sexta-feira): 18h-22h
3 de março (sábado): 14h-22h
4 de março (domingo): 11h-21h


SESSÃO LAÇOS E EMBARAÇOS:

O matko! (Oh, mother!)
Direção: Paulina Ziolkowska; 12 min, 2017, Polônia           , 10 anos
O relacionamento entre uma mãe superprotetora e seu filho, um jogo de constantes mudanças sociais e familiares, idades e tamanhos. O filme tenta responder à pergunta: quem realmente é adulto e o que isso significa?

Rocks in my pockets
Direção: Signe Baumane; 90 min, 2014, EUA/Letônia, 16 anos
A luta de Signe Baumane e cinco mulheres de sua família contra a depressão e a loucura.


MOSTRA SURDOCINE:

Superbia
Direção: Luca Toth; 15 min, 2016, Hungria/Eslováquia/República Tcheca, livre
Os nativos da surrealista Superbia, onde homens e mulheres formam sociedades separadas, enfrentam as mudanças provocadas pelo primeiro casal em sua história.

Cipka (Pussy)
Direção: Renata Gasiorowska; 8 min, 2016, Polônia, 14 anos
Uma jovem passa a noite sozinha em casa. Ela decide ter uma sessão de prazer solitário, mas nem tudo ocorre como planejado.

Love
Direção: Réka Bucsi; 15 min, 2016, Hungria/França, livre
Em um sistema solar distante, a descrição do amor em três capítulos diferente. As situações abstratas revelam a mudança de atmosfera em um planeta, causada pela mudança de gravidade e luz.

Caminho dos gigantes
Direção: Alois Di Leo; 12 min, 2016, SP, livre
Em uma floresta de árvores gigantes, Oquirá, uma indígena de seis anos, vai desafiar o destino e entender o ciclo da vida.

Quando os dias eram eternos
Direção: Marcus Vinícius Vasconcelos; 13 min, 2016, SP, 12 anos
Filho retorna à casa para cuidar da mãe em seus últimos dias de vida.


MOSTRA BRASIL:

Caminho dos gigantes
Direção: Alois Di Leo; 12 min, 2016, SP, livre
Em uma floresta de árvores gigantes, Oquirá, uma indígena de seis anos, vai desafiar o destino e entender o ciclo da vida.

O ex-mágico
Direção: Maurício Nunes e Olímpio Costa; 11 min, 2016, Brasil, 14 anos
Com misteriosos poderes, um homem aparentemente sem passado, está em busca de libertar-se das angústias que o mundo e seus dons mágicos lhe causaram.

Vênus – Filó, a fadinha Lésbica
Direção: Sávio Leite; 6 min, 2017, MG, 18 anos
Filó, uma fadinha lésbica com dedos ágeis, seduz as mulheres de dia, vestida como menino. Mas à noite algo estranho acontece e logo metade da população da Vila do Troço aguarda ansiosamente na fila.

Tango
Direção: Francisco Gusso e Pedro Giongo; 12 min, 2016, PR, 12 anos
Após uma longa estiagem, a população se mobiliza para o tradicional ritual de sacrifício de Tango no centro da cidade. Um mergulho na natureza humana e suas contradições inspirado no conto “Um artista da fome”, de Franz Kafka.

O projeto do meu pai
Direção: Rosaria Moreira; 6 min, 2016, RJ, 12 anos
Eu tenho um amigo que diz que a gente precisa desenhar uma mesma coisa mil vezes até ela ficar do jeito que a gente acha que é.

Quando os dias eram eternos
Direção: Marcus Vinícius Vasconcelos; 13 min, 2016, SP, 12 anos
Filho retorna à casa para cuidar da mãe em seus últimos dias de vida.


MOSTRA INTERNACIONAL I:

Everything
Direção: David OReilly; 11 min, 2017, EUA, livre
Uma viagem pelo Universo a partir de diferentes pontos de vista, com elementos de jogos de RPG e simulação. Melhor animação no Festival de Viena 2017.

The empty
Direção: Jeong Dahee; 10 min, 2016, Coreia do Sul/França, 14 anos
No quarto da mulher, as memórias acumulam-se constantemente e desaparecem como pó. O homem passa o tempo criando jogos inúteis com as lembranças da mulher.

Hi stranger
Direção: Kirsten Lepore; 3 min, 2016, EUA, 14 anos
Um estranho e ao mesmo tempo encantador personagem conversa com o espectador.

Impossible figures and other stories II
Direção: Marta Pajek; 15 min, 2016, Polônia, 10 anos
Uma mulher tropeça e cai. Quando se levanta, descobre que a casa em que vive tem propriedades incomuns – é construída de paradoxos, repleta de ilusões e coberta de padrões.

Maacher jhol (The Fish Curry)
Direção: Abhishek Verma; 12 min, 2017, Índia, 14 anos
Apaixonado por seu companheiro de quarto, Lalit Ghosh, 28 anos, decide se assumir para os pais. Lalit cozinha, com grande empenho, o prato favorito do pai, o tradicional peixe com curry (maacher jhol) e aborda sua sexualidade durante o jantar. Será que seu pai vai gostar do delicioso prato?

Love
Direção: Réka Bucsi; 15 min, 2016, Hungria/França, livre
Em um sistema solar distante, a descrição do amor em três capítulos diferente. As situações abstratas revelam a mudança de atmosfera em um planeta, causada pela mudança de gravidade e luz.


MOSTRA DESEJO E OBSESSÃO:

Superbia
Direção: Luca Toth; 15 min, 2016, Hungria/Eslováquia/República Tcheca, livre
Os nativos da surrealista Superbia, onde homens e mulheres formam sociedades separadas, enfrentam as mudanças provocadas pelo primeiro casal em sua história.

Black Barbie
Direção: Comfort Arthur; 4 min, 2016, Gana, 12 anos
Comfort Arthur narra suas tentativas de clarear sua pele para parecer-se com a Barbie Africana, de tons claros. Ela embarca em uma jornada que a faz questionar os ideais de beleza da sociedade e sua autoaceitação.

Manivald
Direção: Chintis Lundgren; 13 min, 2017, Estônia, 10 anos
Um jovem e atraente bombeiro invade a harmoniosa vida de Manivald e sua mãe aposentada.

Sredu chernyh volh (Among the black waves)
Direção: Anna Budanova; 11 min, 2016, Rússia, 14 anos
De acordo com uma antiga lenda do Norte, as almas dos afogados se transformam em focas. Um caçador rouba a pele de um destes místicos animais, que se transforma em sua mulher. Eles vivem uma boa vida juntos, mas a saudade que ela sente do mar não pode ser saciada.

I like girls
Direção: Diane Obomsawin; 8 min, 2016, Canadá, 10 anos
Em contos engraçados e íntimos de paixão unilateral, atração mútua, momentos eróticos e tentativas de expressão sexual, quatro mulheres abordam seus primeiros amores. Para elas, descobrir que são atraídas por outras mulheres vem de mãos dadas com uma compreensão mais profunda de sua identidade pessoal e uma nova autoconsciência.

Cipka (Pussy)
Direção: Renata Gasiorowska; 8 min, 2016, Polônia, 14 anos
Uma jovem passa a noite sozinha em casa. Ela decide ter uma sessão de prazer solitário, mas nem tudo ocorre como planejado.


MOSTRA INFANTIL I (+ 4 anos):

Le Petit Bonhomme de Poche (The Pocket Man)
Direção: Ana Chubinidze; 8 min; 2016, Geórgia/França/Suíça, livre
Um homem pequenino vive em uma velha mala. Um dia ele encontra um novo amigo, um velho cego. O homem pequenino entra no bolso do cego. Com música, o homem de bolso ajuda o homem cego a caminhar e ver as coisas na rua.

Der Kleine Rogel (The little bird and the caterpillar)
Direção: Lena Von Döhren; 4 min, 2017, Suíça, livre
Uma lagarta com fome está de olho na folhagem do nosso amigo emplumado.

Island
Direção: Robert Löbel e Max Mörtl; 3 min, 2017, Alemanha, livre
Uma ilha peculiar cheia de criaturas estranhas e encantadoras.

El hombre mas chiquito del mundo
Direção: Juan Pablo Zaramella; 6 min, 2016, Argentina, livre
As dificuldades cotidianas enfrentadas por um pequeno homem em um mundo no qual tudo é gigante.

Koyaa – Flying workbook
Direção: Kolja Saksida; 3 min, 2017, Croácia/Eslovênia, livre
Koyaa senta-se para escrever em seu caderno. Quando o abre, o caderno ganha vida, flutuando como uma borboleta. Para pegá-lo de volta, Koyaa precisará de uma ideia criativa.

Nimbus, o caçador de nuvens
Direção: Marco Nick; 15 min, 2016, MG, livre
Durante uma tempestade, Nimbus se aventura pela floresta para capturar nuvens imensas e furiosas.


MOSTRA INFANTIL II (+ 10 anos):

Au revoir Balthazar
Direção: Rafael Sommerhalder; 10 min, 2016, Suíça, 12 anos
Um espantalho, uma tempestade, uma perna quebrada. O som ressonante de uma concha do mar. Partindo para sempre.

Lili
Direção: Hani Dombe e Tom Kouris; 10 min, 2016, Israel, livre
Lili se recusa a abandonar a infância e luta contra uma tempestade de areia que ameaça levá-la. Logo, ela será forçada a escolher entre a ilusão e a realidade.

Link
Direção: Robert Löbel; 7 min, 2017, Alemanha, livre
Ligados pelo cabelo, dois personagens influenciam o movimento um do outro.

O Violeiro Fantasma
Direção: Wesley Rodrigues; 7 min, 2017, GO, 14 anos
Através da poesia de cordel, o violeiro apresenta um sertão mágico.

Morning cowboy
Direção: Marvin & Wayne; 12 min, 2017, Espanha, 10 anos
José é um cara comum com um emprego comum. Um dia, decide vestir-se como um caubói. José nos leva a uma história sensível que nos faz pensar: estamos vivendo a vida que queremos?


MOSTRA HOMENAGEM – SIGNE BAUMANE:

The witch and the cow
Direção: Signe Baumane; 2 min, 1991, República Tcheca, livre
Uma pequena bruxa tenta tirar leite de uma imensa vaca e as coisas saem de controle.

Tiny shoes
Direção: Signe Baumane; 10 min, 1993, Ucrânia, livre
Um conto freudiano moderno sobre uma menina, seu pai, um príncipe e um dragão.

Love story
Direção: Signe Baumane; 3 min, 1999, Noruega, livre
Uma história sobre a separação do amor e do sexo.

The threatened one
Direção: Signe Baumane; 4 min, 2000, EUA, 14 anos
Uma interpretação visual do poema “O ameaçado”, de Jorge Luis Borges.

Natasha
Direção: Signe Baumane; 10 min, 2001, EUA, 16 anos
Uma dona de casa negligenciada se apaixona por uma aspirador de pó.

Five f*cking fables
Direção: Signe Baumane; 5 min, 2003, Alemanha, 16 anos
Este filme não foi concebido, foi derramado, com ideias totalmente sem censura e sem filtro. E o resultado são essas cinco histórias surreais e bizarras.

Woman
Direção: Signe Baumane; 10 min, 2003, EUA, 14 anos
Um mito pessoal da criação de uma mulher e suas duas maneiras de encontrar um homem.

Teat beat of sex I, II and III
Direção: Signe Baumane; 4 min, 2008, EUA, 16 anos
O sexo do ponto de vista de uma mulher.

Birth
Direção: Signe Baumane; 12 min, 2009, Alemanha, 14 anos
Amina, 17 anos, está grávida e tem medo de dar à luz. Em busca de conselhos, ela procura mulheres mais velhas, mas suas histórias a assustam ainda mais.


MOSTRA INTERNACIONAL II:

Negative space
Direção: Max Porter e Ru Kuwahata; 5 min, 2017, França, livre
Mesmo que o pai de Sam quase não esteja em casa, porque está frequentemente em viagens de negócios, ele se conecta com o filho ensinando-lhe a arrumar uma mala.

Hucho Hucho
Direção: Juan Carve; 5 min, 2016, Uruguai, livre
Um avô conta ao neto a história do Hucho Hucho: um peixe que retorna ao lugar exato onde nasceu depois de uma vida no mar. Agora é hora de dizer adeus e fazer o mesmo.

Hand coloured n. 2
Direção: Lei Lei; 5 min, 2016, China, livre
Em 2013, coletamos em mercados de pulga chineses várias fotos em preto e branco e imaginamos que todas elas pertenciam a uma mesma pessoa chinesa fictícia.

Kötü kız (Wicked girl)
Direção: Ayce Kartal; 8 min, 2017, Turquia/França, 14 anos
S., 8 anos, é uma menina turca com uma imaginação transbordante. Ela gosta de natureza e animais. Em um hospital na cidade de seus avós, emergem memórias sombrias e aterradoras que, pouco a pouco, começam a fazer sentido.

Cerulia
Direção: Sofía Carrillo; 13 min, 2017, México, 14 anos
Cerulia volta para casa para se despedir, mas suas memórias de infância e a presença dos avós não a deixem partir.

Nighthawk
Direção: Špela Čadež; 9 min, 2016, Eslovênia/Croácia, 14 anos
Um texugo fica imóvel na estrada. Uma patrulha policial se aproxima do corpo no escuro. Logo percebem que o animal não está morto – está morto de bêbado! Quando a polícia tenta arrastar a criatura para fora da estrada, ela acorda e as coisas sofrem uma estranha reviravolta.

Casino
Direção: Steven Woloshen; 4 min, 2016, Canadá, livre
Um filme para meu pai, que apostava com o amor.

Min börda (The burden)
Direção: Niki Lindroth von Bahr; 14 min, 2017, Suécia, 10 anos
Um musical sombrio que se passa em um mercado ao lado de uma rodovia. Os funcionários lidam com o tédio e a angústia existencial realizando alegres cenas musicais. O apocalipse é uma tentação libertadora.


SESSÃO AMANHÃ HÁ DE SER OUTRO DIA

Torre
Direção: Nádia Mangolini; 18 min, 2017, SP, 12 anos
Quatro irmãos, filhos de Virgílio Gomes da Silva, o primeiro desaparecido político da ditadura militar brasileira, relatam suas infâncias durante o regime.

Persépolis
Direção: Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud; 96 min, 2007, França, 12 anos
Enquanto espera no aeroporto, Marjane Satrapi relembra sua juventude; primeiro, a infância, quando vivenciou a revolução islâmica em seu país, e depois, a adolescência, em Viena, em busca de sua identidade em uma cultura diferente.

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário