Dragão Floresta Abundante e a Fábrica de Pipas movimentam o CCBB, em Brasília

Quem visita a exposição Dragão Floresta Abundante, do artista Christus Nóbrega, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília, pode viver uma experiência única: trabalhar em uma fábrica de pipas! E a cada 11 unidades fabricadas o “funcionário” pode levar uma para casa com o carimbo da fábrica e do artista como “pagamento”. E quem primeiro produzir mil pipas ao longo da mostra levará para a casa a “Pipa de Ouro”, uma obra gigante feita por Christus, avaliada em 200 mil reais. A exposição foi prorrogada e permanece até o dia 21 de janeiro. A entrada é franca.

Essa lúdica e reflexiva experiência faz parte de “Passeio Controlado”, obra que convida o público a fazer parte de uma Fábrica de Pipas. Para que o participante incorpore o operário, ele assina seu “contrato de trabalho”, cadastra sua digital no relógio de ponto e veste seu jaleco. O objetivo é vivenciar a realidade de quem trabalha em uma fábrica. A performance funciona com a presença de monitores na função de gerentes de produção, das 9h às 19h. Os funcionários receberam instruções e material para confecção das pipas.

A disputa pela “Pipa de Ouro” está acirrada. Já tem participante com mais de 400 pipas fabricadas em menos de um mês. A participação é ilimitada e livre para adultos e crianças. A obra pretende não só trazer a mitologia da pipa como atividade lúdica, mas para chamar a atenção sobre os percalços da produção industrial e da desvalorização da mão de obra no mundo contemporâneo.

Em “Passeio Controlado” também podem ser vistos fotos de chineses impressas em pipas que conseguem aumento da renda familiar trabalhando como modelos para artistas.

As pipas nasceram na China por volta do ano 1200 a.c. Foram utilizadas como dispositivo de sinalização militar. Hoje a pipa faz parte da tradição cultural chinesa. Em dias de vento, velhos e crianças ocupam os parques para empiná-las.

Com curadoria da historiadora da arte Renata Azambuja – atuante em residências artísticas –, Dragão Floresta Abundante é resultado de uma aventura de Christus Nóbrega ao visitar um território pouco conhecido e repleto de lacunas na China. A convite do Itamaraty o artista ficou 60 dias no pais estudando na CAFA – Central Academy of Fine Art, a maior escola de artes da China. A exposição propõe uma rede de reflexões sobre diferentes tecnologias, desde as mais arcaicas – como o mapa e a pipa – até as mais modernas como o GPS de celular.

Exposição Dragão Floresta Abundante
Até 21 de janeiro de 2018
Local: CCBB Brasília - SCES Trecho 2 – Brasília/DF 
Tel: (61) 3108-7600
Horários: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Entrada franca

A Fábrica de Pipas funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 19h. A participação é por ordem de chegada. A entrada franca.

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário