Espetáculo Tropicália aos Demais - 15 e 16 de dezembro - Museu Correios

Para reviver o Movimento Tropicalista, que no período entre 2017 e 2018 comemora 50 anos desde o seu surgimento, artistas de diferentes linguagens e profissionais de diversas áreas se reuniram para criar o espetáculo Tropicália aos Demais, uma montagem que alia música e teatro. O espetáculo estreou com sucesso de mídia e de público no na sala Plínio Marcos – Funarte no inicio de novembro e agora para fechar o ano, se apresenta no teatro do Museu Correios dias 15 e 16 de dezembro às 19h.

 A programação deste evento tem inicio às 17h30min com a exposição Poema em Cartaz do Poeta Robson Anderson e do design Claudio Fontana, que traz obras inspiradas na Tropicália e no cotidiano. Às 18h30min haverá a exibição de curta metragem sobre a Tropicália e às 19h o espetáculo. Junto à exposição haverá a venda das peças em forma de posters, canecas, camisetas, imãs produzidos pela Usine Estamparia. Toda esta programação fará com que o público viaje no tempo e entre no clima extrovertido e irreverente deste movimento.

O espetáculo, em formato de pocket show entremeado por pinceladas teatrais terá 1h30min de duração. A afinada direção musical de Felipe Barão traz arranjos fiéis ao movimento além de criações inéditas, aliada à direção artística de Tuka Villa-Lobos e André Trindade, e envolvidos por cenário de Rodrigo Lellis e iluminação de Emmanuel Queiroz. A montagem buscar retratar o tropicalismo e ousa acrescentar pitadas contemporâneas.

Em cena, cinco cantores-intérpretes: Mario Noya, Geraldo Carvalho, Laura Simoni, Letícia Carvalho e Tuka Villa-Lobos, dividem o palco com os músicos Alessandra Lalucce na flauta, Felipe Barão no violão e baixo e Isabella Pina na percussão. Este elenco de artistas, de diferentes gerações e escolas, “se entrega a realização de um fazer artístico de grande valor, onde todos saem de sua zona de conforto em rumo à experimentação e ao novo, com o propósito singular de apresentar um espetáculo diferente, rico e criativo”, revela Tuka Villa-Lobos.

Saiba mais sobre a Tropicália:
O Tropicalismo foi um movimento de ruptura que sacudiu o ambiente da música popular e da cultura brasileira entre 1967 e 1968. Seus participantes formaram um grande coletivo, cujos destaques foram os cantores-compositores Caetano Veloso e Gilberto Gil, além das participações da cantora Gal Costa e do cantor-compositor Tom Zé, da banda Mutantes, Jorge Bem e do maestro Rogério Duprat. A cantora Nara Leão e os letristas José Carlos Capinan e Torquato Neto completaram o grupo, que teve também o artista gráfico, compositor e poeta Rogério Duarte como um de seus principais mentores intelectuais. A Tropicália deu um histórico passo à frente no meio musical brasileiro. Universalizou a linguagem da MPB, incorporando elementos da cultura jovem mundial como o rock, a psicodelia e a guitarra elétrica, somando elementos do folclore brasileiro e latino americano e também da música clássica. Ao unir o popular, o pop, o folclore e o clássico num experimentalismo o experimentalismo estético nunca visto antes, as ideias tropicalistas acabaram impulsionando a modernização não só da música, mas da própria cultura nacional. Com 50 anos de existência, as músicas e a estética da Tropicália ganharam o mundo, com músicas como Alegria Alegria, Domingo no Parque entre outras cantadas em diversas línguas e admiradas dentro e fora do País.


SERVIÇO:

Tropicália aos Demais - Uma homenagem aos 50 anos da Tropicália
Local: Teatro do Museu Correios
Endereço: Setor Comercial Sul Q. 4 Bloco A Edifício Apollo - Asa Sul, Brasília - DF.
Data: 15 e 16 de dezembro de 2017
Show: 19 horas
Programação
17h30 | Exposição Poema em Cartaz no foyer do Teatro
18h30 | Exibição de curta sobre a Tropicália
Classificação Indicativa: livre
Ingresso: R$ 20 e R$ 10.
Venda antecipada de ingressos whatsApp (61) 9.8223-3452 e pela internet

Ingressos para sexta dia 15 de dezembro:

Ingressos para sábado dia 16 de dezembro:

Redes Sociais
Instagram | @tropicalia­_50anos

Ficha técnica:
Artistas: Mario Noya, Geraldo Carvalho, Laura Simoni, Letícia Carvalho, Tuka Villa-Lobos, Felipe Barão, Alessandra Lalucce e Isabella Pina.
Direção Geral e Artística: André Trindade e Tuka Villa-Lobos
Direção Musical: Felipe Barão
Produção executiva: Carol Villa-Lobos e Robson Assis
Produção: Bruna Basso e Alexandre Oliveira
Iluminação: Manu Queiroz (Trupe do Cerrado)
Cenografia: Rodrigo Lellis
Técnico de som: Tiago João
Apresentação: Museu Correios
Realização: Instituto Terra Utópica e Villa-Lobos Produções
Apoios: Tokata Instituto de Música, Prestacon, Projeto Música na Árvore, Trupe do Cerrado e Território Cultural na figura do comunicador Rodrigo Machado.

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário