DOCILE CONTA A HISTÓRIA DO DOCE NO BRASIL EM LIVRO COMEMORATIVO AOS SEUS 25 ANOS

Uma obra recheada de doces histórias. Em homenagem aos 25 anos de atuação no mercado de guloseimas, a Docile reuniu em um livro narrativas sobre a história dos doces no Brasil.

Nomeado Doces sonhos que embalamos, o livro conta por meio das memórias da família Heineck, fundadora da Docile, desde a origem do açúcar até a trajetória da indústria doceira no Brasil. De origem alemã, a família possui mais de 80 anos de tradição na fabricação de doces e resgata na obra informações sobre a imigração alemã e portuguesa no Vale do Taquari (RS), além de contar detalhes sobre a formação da cidade de Lajeado (RS).

O livro também traz curiosidades do universo doceiro, como a origem de diversos doces e a história do chicle. Outro tema presente é o empreendedorismo, abordado ao relembrar a trajetória da família Heineck no mercado de guloseimas.

Produção:
A produção da obra ficou a cargo da empresa Três Tempos Memória Corporativa, sob a coordenação de Rita Fritz, da Docile, e edição final da Belas Letras. A equipe levou cerca de um ano realizando pesquisas e entrevistas com diversos públicos da empresa: familiares, funcionários, clientes, fornecedores, entre outros. O projeto foi viabilizado via Lei Rouanet, de incentivo à cultura, por intermédio da produtora Nacional Planejamento Culturais e teve patrocínio das empresas Duas Rodas e Ingredion, ambas fornecedoras da Docile.

A obra conta com imagens do Arquivo Histórico Municipal de Lajeado, do acervo da Docile e do fotógrafo Leopoldo Plentz, que registrou os descendentes da família Heineck, a arquitetura e o cotidiano da fábrica. O texto, assinado por Charles Tonet e Tânia Tonet, também ganhou versão em inglês, publicada nas últimas páginas da obra.

A arte da capa é inspirada no açúcar e traz uma mistura de cores que remete ao colorido universo dos doces. A capa externa, que protege o livro, tem aroma de tutti-frutti, um dos sabores mais clássicos das guloseimas. A primeira edição conta com tiragem de 2 mil exemplares, sendo que parte do montante será doada a bibliotecas públicas, escolas e universidades. Uma versão e-book também será lançada.


Ficha Técnica:

Doces sonhos que embalamos – Belas Letras
Autores: Charles Tonet e Tânia Tonet
Páginas: 168
Ano: 2017
Formato: 26 x 26 cm
ISBN: 978-85-8174-336-3

Legenda da Imagem: Os fundadores da Docile Fernando Heineck, Ricardo Heineck e Alexandre Heineck no lançamento do livro Doces sonhos que embalamos

Sobre a Docile:
Com 26 anos de história no mercado de alimentos, a Docile é a maior produtora de pastilhas da América Latina e a segunda no Brasil em balas de goma, balas de gelatina e marshmallows. Possui dois parques fabris, em Lajeado (RS) e em Vitória de Santo Antão (PE), e emprega mais de 800 colaboradores. Por mês, a empresa produz mais de 2,2 milhões de quilos de guloseimas, oferecendo um portfólio de 200 produtos divididos em seis categorias: Balas de Goma, Pastilhas, Chicles, Balas de Gelatina, Marshmallows e Refrescos em Pó. Certificada com os selos ISO 9001 e FSSC 22000, a Docile distribui seus produtos em todo o território nacional e está presente em mais de 50 países. Outras informações sobre a Docile: www.docile.com.br. Blog: www.dociblog.com.br. Facebook: www.facebook.com/docilealimentos/.

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário