CCBB apresenta exposição "Dragão Floresta Abundante" e mostra gratuita de cinema chinês

Quem visita a exposição Dragão Floresta Abundante, de Christus Nóbrega, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Brasília), se encanta com a visão muito particular da China, que revela aspectos ainda pouco conhecidos do olhar brasileiro. Agora, o público terá a chance de dar um mergulho mais profundo na cultura chinesa com uma mostra de filmes que marcaram a passagem do artista pelo imenso país asiático, exibida no cinema do CCBB Brasília entre 12 e 17 de dezembro. A exposição continua em cartaz até o dia 21 de janeiro.

Entre os destaques da mostra está Voltando para casa, de Zhang Yimou. O filme foi essencial para que Christus entendesse melhor a revolução cultural da China e suas consequências. Para ele, foi marcante a experiência de assistir à obra na própria TV chinesa.

Outra produção que inspirou o artista foi o curta-metragem Mama Rainbow, de Fan Popo, documentário que relata como seis mães de diferentes partes da China reagiram ao descobrir que os filhos são homossexuais. Fan Popo é um dos únicos cineastas que discutem o tema LGBT na China. Christus teve a chance de conhecê-lo e, por meio desse encontro, pode compreender melhor a questão de gênero e o feminismo na China, o que se reflete em algumas das obras da exposição Dragão Floresta Abundante.

Com curadoria da historiadora da arte Renata Azambuja – atuante em residências artísticas –, Dragão Floresta Abundante é resultado da residência artística de Christus Nóbrega na China. O trabalho propõe uma rede de reflexões sobre diferentes tecnologias, desde as mais arcaicas – como o mapa e a pipa – até as mais modernas como o GPS de celular.


SERVIÇOS:

Mostra de Cinema Dragão Floresta Abundante
De 12 a 17 de dezembro de 2017
Local: CCBB Brasília - SCES Trecho 2 – Brasília/DF 
Tel: (61) 3108-7600
Horários: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Entrada franca

Exposição Dragão Floresta Abundante
De 7 de novembro de 2017 até 21 de janeiro de 2018
Local: CCBB Brasília - SCES Trecho 2 – Brasília/DF 
Tel: (61) 3108-7600
Horários: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Entrada franca

Fábrica de Pipas:
A participação do público na obra Passeio Controlado funcionará com a presença de monitores nos dias da exposição, sempre das 9h às 19h.
 

O público participa por ordem de chegada. Para isso ele deverá assinar o “contrato de trabalho” e cadastrar sua digital no relógio de ponto. A cada 11 pipas fabricadas, o visitante pode levar uma pipa para si com o carimbo da fábrica e do artista.



PROGRAMAÇÃO:

Sessão
Hora
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
Sábado
Domingo


12/dez
13/dez
14/dez
15/dez
16/dez
17/dez
Sessão    1
16h




Upa - Meu Monstro Favorito
Espírito de Lobo
Sessão 2
19h
A ária do Rio Amarelo
Mama Rainbow
Espírito de Lobo
Mama Rainbow
Eu sou alguém
A ária do Rio Amarelo
Sessão 3
19:30

Voltando para casa

Voltando para casa




SINOPSES

VOLTANDO PARA CASA (COMING HOME, 90 MIN, ZHANG YIMOU. DRAMA, 2016)
Durante a Revolução Cultural da China no início de 1970, Lu Yanshi (Chen Daoming) é enviado para um campo de trabalho forçado. Ele tenta fugir, mas por causa de sua filha, uma estudante de balé mimada chamada Dandan (Zhang Huiwen), o plano fracassa. Com o fim da revolução, Lu retorna pra casa, mas encontra sua esposa Feng Wanyu (Gong Li) sem memória. Sem conseguir reconhecê-lo, ela espera pacientemente pelo retorno de seu marido.


EU SOU ALGUÉM (I AM SOMEBODY, 134 MIN, DEREK TUNG-SHING YEE. COMÉDIA, 2015)
Um rapaz que vive no interior da China sonha em ser uma estrela do cinema. Seguindo seu grande desejo, ele parte para a capital da indústria cinematográfica, Hengdian, onde encontra companheiros que compartilham o mesmo sonho.

UPA - MEU MONSTRO FAVORITO (MONSTER HUNT, 116 MIN, RAMAN HUI, FANTASIA / FICÇÃO CIENTIFICA)
Um bebê monstro Huba é uma criança filha de um humano e uma rainha monstro. Ameaçado por ambos, humanos caçadores de monstros e pelos próprios monstros que estão tentando capturar o recém-nascido em um mundo antigo baseado na China medieval.             

ESPÍRITO DE LOBO (WOLF TOTEM, 121 MIN, JEAN-JACQUES ANNAUD. DRAMA, 2015)
Em 1967, Chen Zhen, um jovem estudante de Pequim, é enviado para viver entre os pastores nômades da Mongólia Interior, onde a relação entre homens e lobos é sagrada. Mas, o futuro das tribos é ameaçado por um oficial.

A ÁRIA DO RIO AMARELO (YELLOW RIVER ARIA - LAO QIANG, 91 MIN, GAO FENG ZI GENG. Drama, 2016)
Shao Han Tian é o chefe de uma família herdeira da tradicional cultura dos teatros de sombra Lao Qiang, na província de Shaanxi. Somente filhos com laços de sangue podem herdar a aprender a arte tradicional, mas a presença do filho adotivo de Shao traz à tona um dilema.  

MAMA RAINBOW (MAMA RAINBOW, 28 MIN, FAN POPO. DOCUMENTÁRIO, 2012)
Mama Rainbow é um curta-metragem documental que reúne seis mães de diferentes partes da China, que conversam abertamente sobre suas experiências de descobrir que seus filhos são gays e como elas começam a enxergam além da orientação sexual de cada um deles. No processo, essas mães encorajam outras famílias e aceitar seus filhos como são. LEGENDAS EM INGLÊS.

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário