Pesquisa da Unesp mostra o efeito da ingestão de cafeína antes do exercício

A velocidade de recuperação do organismo após o exercício físico fornece informações importantes sobre o risco de desenvolver problemas cardiovasculares. Estudo publicado por grupo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp de Presidente Prudente na Scientific Reports, que integra o grupo da Nature, analisou os efeitos da ingestão de cafeína antes da realização de exercício (corrida na esteira) sobre a recuperação após o esforço.
O estudo investigou 32 jovens saudáveis do sexo masculino (23,59 ± 3,45 anos). Fumantes, alcoólatras, indivíduos com doenças cardiovasculares, respiratórias ou neurológicas conhecidas ou com lesão musculoesquelética que impedissem a realização dos protocolos de exercício não foram incluídos. Os voluntários realizaram dois protocolos de exercício moderado: placebo e cafeína, consistindo de 15 minutos de repouso, 30 minutos de exercício em uma esteira, seguido de 60 minutos de recuperação. No protocolo com cafeína os voluntários ingeriram cápsulas contendo 300 mg de cafeína e no protocolo placebo  cápsulas idênticas sem cafeína. As variáveis analisadas foram pressão arterial sistólica e diastólica, frequência respiratória e a influência do sistema nervoso autônomo sobre o coração, analisada por meio da variabilidade da frequência cardíaca.
Não houve efeito da cafeína sobre a pressão arterial, entretanto, por meio de uma análise mais sensível, capaz de detectar mudanças fisiológicas com mais precisão, foi observado que a cafeína diminuiu a velocidade de recuperação do organismo após o exercício. Esse achado sugere que a administração de cafeína antes da realização de exercício pode aumentar os riscos de complicações cardiovasculares mesmo em sujeitos saudáveis.
Os autores do artigo são Luana Almeida Gonzaga, Luiz Carlos Marques Vanderlei, Rayana Loch Gomes & Vitor Engrácia Valenti.
Contato com um dos pesquisadores
Vitor Engrácia Valenti
vitor.valenti@marilia.unesp.br  (14) 3402-1324
==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário