A 7ª EDIÇÃO DO FESTIVAL MÚSICA NA ESTRADA TRAZ PROGRAMAÇÃO PARA BRASÍLIA

Brasília será a segunda parada do 7º Festival Música na Estrada, que teve abertura em Belém (PA) no dia 24 de outubro. Com uma programação gratuita de atividades como concertos, masterclasses e oficinas, o festival tem como foco principal a música clássica, mas também passa pela música popular, artes cênicas e dança. Com realização do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet e da Kommitment  Produções Artísticas, o festival é apresentado pela Caixa Seguradora com o patrocínio máster do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES e patrocínio da Instituição de Ensino Superior Estácio.

A edição deste ano tem uma inédita parceria internacional de cooperação artística com a Associação Xanadu, responsável pelo Festival Internacional de Música “Les 2 Mondes”, realizado em Mulhouse, na França. Essa é a segunda vez que o Festival  Música na Estrada passa por Brasília. O coordenador do projeto, Fernando Ramos lembra que o festival  já faz parte do calendário cultural no norte e centro-oeste do país e que a cada ano busca novas parcerias. A agência cultural Kommitment Produções Artísticas assina a realização do “Música na Estrada” desde 2011, quando foi criado. “A cada ano buscamos inovar a nossa programação e esperamos que a parceria internacional com o festival francês proporcione novas e enriquecedoras trocas artísticas”, afirma Ramos. 

Em Brasília o “Música na Estrada” terá uma programação eclética com masterclasses, gratuitos, de regência e violino na Escola de Música, com o maestro Miguel Campos Neto, regente titular da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz em Belém e que também será o regente convidado da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro em uma apresentação inédita no Cine Brasília durante a programação do evento.  Miguel Campos Neto é conhecido pela crítica especializada como um maestro que “dá ritmo teatral e fluência ao espetáculo e sabe recriar a linguagem musical específica dos personagens principais” (João Luiz Sampaio, O Estado de S. Paulo).

A música popular brasileira será representada com um espetáculo da cantora Jane Duboc & Amazônia Jazz Band para o lançamento do DVD “Pará Instrumental VI.12” com regência de Nelson Neves. Formada em 1994 com elementos da extinta Big Band da Fundação Carlos Gomes, a AJB tem conquistado ao longo do tempo uma versatilidade do repertório que vai dos clássicos norte-americanos até músicas contemporâneas nacionais e internacionais. Nessa apresentação contará ainda com a interpretação da cantora paraense Jane Duboc.

A aclamada e premiada diretora de movimento Duda Maia realizará duas oficinas de expressão corporal no Sesc Gama e Sesc Presidente Dutra no Setor Comercial Sul. Com um currículo de sucesso,  Duda Maia já trabalhou com grandes nomes da cena do teatro brasileiro como André Paes Leme, João Falcão, Aderbal Freire-Filho e Guel Arraes, entre outros. Durante o Festival  também será apresentada a peça “ A Gaiola”. Um musical baseado no livro infantil de mesmo nome e que tem direção de Duda Maia e adaptação de Adriana Falcão em parceria com Eduardo Rios. A peça conta a história de um passarinho que cai  na varanda de uma menina, e enquanto a menina cuida dele, os dois se apaixonam. Quando o passarinho fica curado e eles tem que se despedir, resolvem aprisioná-lo em uma gaiola. A partir desse dia, surgem as alegrias e os questionamentos de “ficar preso”. E, por fim, com a decisão de sair da gaiola, um final otimista e surpreendente. A Gaiola é um espetáculo rico em humor e poesia, que trata de amor, amizade e liberdade.

E o mestre violeiro Roberto Corrêa apresentará o espetáculo “Lírica Caipira” acompanhado de Herik Sousa (voz e violão) e Felipe Pessoa (violão 7 cordas). O espetáculo aborda temas do sertão caipira em solos instrumentais, canções duetadas (dupla caipira) e poesias. Nas canções e poesias o tema é a lida do ser humano com a natureza, seu imaginário e sua devoção. Um espetáculo ligado a cultura do interior desse grande Brasil.

O encerramento do Festival, em Brasília, contará com um concerto da Orquestra Sinfônica de Brasília com um programa de músicas natalinas e dedicado aos estudantes de escolas públicas das cidades satélites de Brasília. A regência será do maestro e diretor da orquestra Cláudio Cohen. Fundada em março de 1979 pelo Maestro e compositor Cláudio Santoro, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro é uma das principais instituições do gênero no Brasil. Em sua trajetória de 35 anos de existência a OSTNCS, realizou milhares de concertos, temporadas de ópera e ballet, acompanhou importantes artistas nacionais e internacionais e realizou gravações em  turnês nacionais e internacionais.

Sobre o Festival
O Festival  Música na Estrada promove desde 2011 programações gratuitas de arte e cultura com o objetivo de formar plateias para apreciação musical e promover intercâmbios para a valorização de conteúdos artísticos de várias regiões do país. Todas as atividades do evento são gratuitas. Após a abertura em Belém e sua passagem por Brasília (de 8 a 23 de novembro), o festival segue para Manaus (AM), Santarém (PA), Porto Velho (RO) e no ano que vem vai para Boa Vista (RR) e Macapá (AP). O projeto tem como objetivo conectar o público com artistas de diversas regiões do país por meio das artes. Os números do evento são expressivos: em 2016 foram 17 mil quilômetros percorridos em seis estados da Amazônia brasileira, com 30 apresentações, 400 pessoas entre artistas, produtores, técnicos e prestadores de serviços, 43 professores de música e dança, 500 alunos e mais de 15 mil pessoas prestigiaram as apresentações do festival. “Para esse ano estamos esperando um aumento de 20% no público a ser contemplado. Afinal, é para isso que realizamos o Festival todos os anos com o intuito de envolver, encantar e sensibilizar cada vez mais pessoas e só a arte é capaz de fazer essa mobilização “ afirma Fernando Ramos.
Sobre a Kommitment

Dança, música, teatro, balé e conteúdos educacionais compõem o leque de projetos da agência cultural Kommitment Produções Artísticas, de Fernando Ramos e Marcia Ximenez, fundada em 2011. Com estes projetos a produtora atende as estratégias de posicionamento de importantes marcas do mercado nacional reforçando a visão de que incentivar a cultura é uma forma de contribuir para o enriquecimento educacional de uma sociedade.


PROGRAMAÇÃO

APRESENTAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA
Dia: 14/11/2017
Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro
Regente Convidado: Miguel Campos Neto
Local: Cine Brasília
EQS 106/107- Asa Sul
Horário: 20h
Programa: Debussy, Morais, Thilloy e Tchaikovsky

APRESENÇÃO JANE DUBOC & AMAZÔNICA JAZZ BAND ( lançamento do DVD Pará Instrumental  Vol. 12)
Dia : 16/11/2017
Regente: Nelson Neves
Local: Teatro Unip
Endereço: SGAS , Quadra 913, s/nº- Conjunto B- Asa Sul, Brasília-DF
Horário: 20h

OFICINA DE EXPRESSÃO CORPORAL COM A DIRETORA DE MOVIMENTO DUDA MAIA
Dia: 18/11/2017
Local: Teatro Sesc Paulo Gracindo - Gama
Endereço: SIND Quadra 1 – Gama, Brasília - DF
Horário: 10 às 12h30
Indicado para maiores de 18 anos 

PEÇA INFANTIL 
Dia: 18/11/2017
A Gaiola
Espetáculo infantil de Adriana Falcão com Direção de Duda Maia
Local: Teatro Sesc Paulo Gracindo - Gama
Endereço: SIND Quadra 1 – Gama, Brasília - DF
Horário: 15h

ESPETÁCULO MUSICAL “LÍRICA CAIPIRA”
Dia: 18/11/2017
Roberto Corrêa (Voz, viola caipira, viola-de-cocho), Herik de Sousa (Voz e violão) e Felipe Pessoa (Violão 7 cordas)
Local: Teatro Sesc Paulo Gracindo - Gama
Endereço: SIND Quadra 1 – Gama, Brasília - DF
Horário: 20h

OFICINA DE EXPRESSÃO CORPORAL COM A DIRETORA DE MOVIMENTO DUDA MAIA
Dia: 19/11/2017
Local: Sesc Presidente Dutra (SCS, Setor Comercial Sul)
Endereço: Edifício Presidente Dutra - Setor Comercial Sul, SHCS, DF
Horário: 10 às 12h30
Indicado para maiores de 18 anos 

ENCERRAMENTO COM ORQUESTRA SINFÔNICA DO TEATRO NACIONAL CLÁUDIO SANTORO
Dia: 23/11/2017
Regente: Claudio Cohen
Local: Cine Brasília
Endereço: EQS 106/107 - Asa Sul, Brasília – DF
Horário: 11h
Programa didático, dedicado aos estudantes de escolas públicas das cidades satélites de Brasília.


FESTIVAL DE MÚSICA NA ESTRADA
Até 23/11/2017
Assessoria de Imprensa: Tátika Comunicação
Telefones: (61) 32736998/32742190
Kátia Turra: (61) 992247294
tatikacomunica@gmail.com
Mais informações sobre o festival: www.musicanaestrada.art.br
Instagram: @misicanaestrada
Festival Internacional Les 2 Mondes: http://www.association-xanadu.com/#les2mondes

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário