MOSTRA DE CINEMA JAPONÊS 2017

Como parte do Ciclo da Cultura Japonesa deste ano promovido pela Embaixada do Japão, o Cine Brasília apresenta A Mostra de Cinema Japonês 2017. São vários produções de uma das mais importantes cinematografias do mundo. A programação contempla quatro filmes de época consagrados, dois filmes contemporâneos e um especial de cinco animes do diretor Makoto Shinkai, cujo célebre trabalho, ao contrário da maioria dos diretores clássicos de animes, sempre foi produzido por computação gráfica. Entre as peculiaridades de seu estilo, destacam-se técnicas de iluminação, movimentação da câmera, além da abundância de recursos de fotografia e flashes.

Período: 4 a 12 de outubro
Local: Cine Brasília - EQS 106/107 Sul
Áudio original em japonês e legendas em português
Entrada Franca
Mais informações: Embaixada do Japão (61) 3442-4200


PROGRAMAÇÃO COMPLETA E SINOPSE

Quarta-feira, 04 de outubro, 19h (Abertura)
A Esposa do Villon
(Viyon no Tsuma, dir. Kichitaro Negishi, 2009, Cor, 114 min, drama, 12 anos)
©2009 FUJI Television Network/Papado/Shinchosha Publishing /Nihon Eiga Sattelite Broadcasting

Um dos mais aclamados filmes japoneses de 2009, o filme mostra uma Tóquio pós-guerra ainda sofrendo com os acontecimentos da II Guerra Mundial, explorando temas como a masculinidade japonesa e o ideal feminino. A Esposa do Villon retrata o relacionamento de uma mulher sofredora com seu marido, um escritor brilhante, mas autodestrutivo. Depois que seu marido Otani rouba ¥ 5.000 de um casal de meia-idade que possui um bar, Sachi chega ao estabelecimento como uma garantia para o dinheiro roubado. Sua beleza e simpatia genuínas, contra um pano de fundo de derrota implícita do Japão na II Guerra Mundial, logo se destacam. Apesar das constantes humilhações causadas por Otani, a devoção de Sachi para com ele não diminui. A relação entre Sachi e Otani se aprofunda e muda com o crescimento da capacidade de Sachi.


Quinta-feira, 05 de outubro, 19h
Em Busca das Estrelas
(Hoshiwo Ou Kodomo, Dir. Makoto Shinkai, 2011, Cor, 116 min, animação/aventura, livre)
© Makoto Shinkai/CMMMY

Asuna é uma menina solitária, que tem o hábito de passar seus dias escutando uma música misteriosa, em um rádio especial que ganhou de seu pai. Certo dia, ela conhece um rapaz chamado Shun e parte em uma viagem de aventuras para entender as belezas e crueldades do mundo.


Sexta-feira, 06 de outubro, 19h
Depois das Flores
(Hana no Ato, Dir. Kenji Nakanishi, 2009, Cor, 107 min, época/romance, 14 anos)
©Hana no Ato Associates

Filme baseado em um conto do escritor Shuhei Fujisawa (O Crespúsculo do Samurai, Amor e Honra, etc.) Ito, membro de um pequeno clã na região de Tohoku, conhece um jovem espadachim de uma casta inferior chamado Magoshiro e desafia-o para um duelo amigável com espadas de bambu. A partida emocionante produz sentimentos entre os dois, mas Ito já está prometida em casamento a outro homem e decide tirar Magoshiro de sua mente, aguardando seu noivo para retornar aos estudos em Edo. No entanto, quando Magoshiro é forçado a cometer seppuku devido a um nobre covarde, Ito decide tomar para si a busca por justiça.


Sábado, 07 de outubro, 11h e Domingo, 08 de outubro, 11h
Vozes de uma Estrela Distante
(Hoshi no Koe, dir.Makoto Shinkai, 2003, Cor, 25 min, animação, livre)
©Makoto Shinkai/CoMix Wave Films

A história se passa em 2046, pouco tempo depois da descoberta de ruínas de uma civilização alienígena em Marte. Com a descoberta de novas tecnologias, a humanidade é capaz de viajar pelo espaço. Entretanto, isso também incorre em uma guerra contra os supostos “donos” de tal tecnologia. Nagamine Mikako e Terao Noboru são alunos do ginásio, namorados, mas eles não estão juntos... Nagamine está no espaço, em meio à guerra e ao vazio, enquanto Noboru permanece na Terra. Eles se comunicam por e-mails, mas à medida que Nagamine avança universo afora, mais tempo eles demoram para chegar à Terra... segundos tornam-se anos, o tempo passa e não passa ao mesmo tempo. E os sentimentos? Continuam os mesmos? De ambos?


Sábado, 07 de outubro, 11h
5 Centímetros por Segundo
(Byosoku 5 centimeters, Dir. Makoto Shinkai, 2007, Cor, 63 min, animação, livre)
© Makoto Shinkai / CoMix Wave Films

Colegas de turma e amigos muito próximos, Takaki e Akari moram em Tóquio. Por conta do trabalho do pai, Akari acaba mudando de cidade com sua família, e os amigos passam a manter contato apenas através de cartas. Na medida em que as estações do ano avançam, esse contato vai diminuindo. Quando Akari volta para Tóquio, é Takaki quem deve se mudar. Outras pessoas entram em sua vida, mas ele não esquece Akari e, apesar de todas as separações, pergunta-se a todo o momento se um dia terá a chance de encontrá-la novamente.


Sábado, 07 de outubro, 19h
Um Conto sobre a Culinária Samurai - Uma Verdadeira História de Amor
(Bushi no kondate, Dir. Yuzo Asahara, 2013, Cor, 121 min, época, 12 anos)
© 2013 “A Tale of Samurai Cooking” Film Partners

Durante o Período de Edo do Japão, Oharu é uma excelente cozinheira e reconhecida por suas habilidades. Devido aos talentos de culinária, ela se casa com Yasunobu, que é herdeiro da família Funaki. A família Funaki serve como cozinheira para o domínio Kaga. No entanto, o próprio Yasunobu é um terrível cozinheiro. Com a ajuda da sogra Mitsuru, Oharu começa a ensinar Yasunobu a cozinhar.


Domingo, 08 de outubro, 11h
O Jardim das Palavras
(Kotonoha no Niwa, Dir. Makoto Shinkai, 2013, Cor, 46 min, animação/romance, livre)
©Makoto Shinkai/CoMix Wave Films

Takao, estudante de ensino médio que almeja se tornar um artesão de sapatos, costuma faltar às aulas em dias chuvosos e permanece no jardim japonês do parque para desenhar sapatos. Certo dia, encontra uma mulher misteriosa, Yukino. Sem agendar, eles passam a se encontrar em dias de chuva. Takao deseja produzir um par de sapatos que faça Yukino caminhar e encontrar o seu caminho.


Domingo, 08 de outubro, 19h
Thermae Romae
(Thermae Romae, Dir. Ryoichi Kimizuka, 2012, Cor, 108 min, drama, 12 anos)
© 2012 "THERMAE ROMAE" Film Partners

Uma adaptação do popular mangá de Mari Yamazaki, que ganhou o Manga Taisho 2010 (grande prêmio de desenhos animados) e o Prêmio Cultural Osamu Tezuka de melhor curta. Lucius (Abe), um arquiteto de banheiras de hidromassagem para o Império Romano, viaja no tempo e se encontra em uma moderna casa de banho japonesa. Ele retorna a Roma com diversos elementos da cultura japonesa e é extremamente bem-sucedido, o que leva o Imperador a ordená-lo a construir um grandioso spa.


Segunda-feira, 09 de outubro, 18h20
Balada
(BALLAD Namonaki Koino Uta, Dir. Takashi Yamazaki, 2009, Cor, 132 min, época/ fantasia/ romance, 12 anos)
© 2009 BALLAD PRODUCTION COMMITTEE

O general Ijiri, de Kasuga, é um guerreiro feroz cuja bravura em campo de batalha lhe rendeu o título de “demônio”. Em matéria de amor, porém, ele não pode avançar nem recuar. Ijiri e a princesa Ren se amam desde crianças, mas são afastados por diferenças de classe. Para proteger seu clã, Ren aceita se casar com um poderoso senhor da guerra, Ohkura de Kitiganto. Porém quando um garoto chamado Shinichi aparece, revirando o tempo e o espaço, os destinos de Ren, Ijiri e Ohkura se modificam.


Quarta-feira, 11 de outubro, 19h
Ninguém para Cuidar de Mim
(Daremo mamotte kurenai, Dir. Ryoichi Kimizuka, 2009, Cor, 118 min, drama, 14 anos)
© 2009 FUJI TELEVISION NETWORK, NIHON EIGA SATELLITE BROADCASTING CORPORATION, TOHO

Um drama que retrata os medos de uma sociedade moderna e descreve o sofrimento da família de um jovem criminoso e os conflitos do detetive ordenado para protegê-los. A família Funamura é alvo da atenção da mídia depois que seu filho mais velho comete um assassinato. Além disso, cada movimento do detetive Katsuura para proteger a filha perplexa da família, Saori, será totalmente exposto na internet. Em um jogo mortal de esconde-esconde, Katsuura e Saori são eventualmente libertados das tentativas mal-intencionadas de internautas. Filme de “Melhor Roteiro” no Festival Mundial de Montreal 2008.


Quinta-feira, 12 de outubro, 19h
O Lugar Prometido em Nossa Juventude
(Kumo no Mukou, Yakusoku no Basho, Dir. Makoto Shinkai, 2004, Cor, 91 min, animação, livre)
© Makoto Shinkai/CoMix Wave Films

Em um mundo pós-guerra, o Japão foi dividido em dois territórios: norte e sul. Hiroki e Takuya moram em Aomori e são estudantes do ensino fundamental. Sentem-se atraídos pela colega Sayuri e intrigados pela misteriosa torre erguida do outro lado da fronteira do Estreito de Tsugaru, em Hokkaido. Fazem a Sayuri uma promessa de voar até esta torre a bordo de um avião construído por eles mesmos. Porém, quando Sayuri é transferida para Tóquio, os dois amigos acabam desistindo do projeto e seguem caminhos diferentes: Hiroki vai para Tóquio e Takuya fica em Aomori. Três anos depois, Hiroki descobre que Sayuri tem uma doença que a deixou adormecida todos esses anos. Com a ajuda de Takuya, Hiroki decide voar no avião que eles construíram, levando Sayuri naquela viagem prometida há muito tempo atrás.


==> Foto: Divulgação

2 comments:

Sal disse...

que legal!!!

Dalton Jendiroba disse...

Obrigado pelo comentário Sal! Aproveite o evento!! Compartilhe com seus amigos (indicando o site ou por nossa página no face) ...

Postar um comentário