Um dos fatos mais chocantes envolvendo o bullying ocorreu
recentemente em um colégio de Ensino Fundamental em Goiânia (GO). Um
adolescente de 14 anos abriu fogo contra colegas de sala de aula,
matando dois e deixando quatro feridos. Ele alegou que realizou o ataque
porque era vítima de agressões intencionais dos outros alunos. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully,
que significa valentão ou brigão. Esta é uma situação que se
caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de
maneira repetitiva, por um ou mais estudantes contra um ou mais colegas.
A
tragédia reacendeu a discussão sobre como e quando abordar o tema na
escola. A instituição de Educação Infantil Ceav Jr. decidiu abordar
desde cedo o polêmico tema, para que os alunos já compreendam valores
como respeito, caráter, diferenças, aceitação e tolerância uns com os
outros. Um dos métodos de abordagem é a contação de histórias.
“Temos
que ter em mente que a criança aprende a todo o momento, e esse
aprendizado acaba sendo muito mais proveitoso se ela ver e interagir com
o que está sendo abordado. Percebemos que o trabalho de aprimoramento
da relação entre as pessoas tem efeito potencializado quando tratado por
meio da dramatização”, explica a professora Verônica Silva.
“Falar
sobre respeito, sobre convivência, sobre o espaço que cada ser humano
tem no mundo deve começar cedo nas escolas. Desta forma, cada vez mais o
aluno convive com esses temas, tão importantes na formação da
cidadania”, afirma a diretora pedagógica do Ceav Jr., Silvana Emília.
Por
mais simples ou básica que a contação de história possa parecer, a
mensagem é passada, e de uma forma que a criança consegue compreender.
“Não adianta somente falar com a criança de uma forma distanciada do mundinho dela. A ideia, portanto, é que o aluno possa vivenciar e levar para o dia a dia dela os conceitos de respeito, de solidariedade, de boa convivência com as outras pessoas”, explica Verônica, que aposta nas histórias mais interativas para a assimilação dos alunos.
==> Foto: Ceav Jr.
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