PRIMEIRO OLHAR - IV Festival Internacional de Artes Cênicas para a Primeira Infância

A primeira infância, que compreende os seis primeiros anos de vida de uma criança, é uma fase de descobertas e aprendizado primordial para o desenvolvimento intelectual, afetivo e social do ser humano, um período de grande absorção de estímulos, afetos e sensações. Os espetáculos do Primeiro Olhar - IV Festival Internacional de Artes Cênicas para a Primeira Infância foram criados a partir dessas percepções e têm como intuito encantar de maneira sensível e lúdica os pequenos espectadores e também seus pais.

Em 2017, o evento chega à quarta edição em Brasília – realizado em uma parceria com o Festival Cena Contemporânea – com uma programação formada por cinco espetáculos, sendo um francês e cinco brasileiros. O Primeiro Olhar - IV Festival Internacional de Artes Cênicas para a Primeira Infância é realizado com patrocínio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura.

“O objetivo do festival é aglutinar o melhor de diferentes formas de expressão cênica de várias partes do mundo para a primeira infância. A aproximação da arte a essa faixa etária gera numerosos pontos de encontro para a emoção e a razão”, comenta o diretor espanhol Carlos Laredo, da companhia hispano-brasileira La Casa Incierta, idealizador, junto à atriz brasiliense Clarice Cardell, do Primeiro Olhar.

A programação, entre 26 de agosto e 13 de setembro, conta com apresentações no Museu da República e no Sesc Gama, abertas ao público, e em creches públicas, hospitais e abrigos, exclusivas para suas plateias. Também serão realizadas oficinas de formação para educadores infantis e para grupos de pais e crianças com Lucilene Silva, educadora e pesquisadoras do folclore brasileiro, sobre elementos da cultura popular junto à infância.

PROGRAMAÇÃO:


Oficina-espetáculo Canções Tradicionais e Brincos
Lucilene Silva (São Paulo - SP)
26 de agosto, às 11h e às 16h, no Museu da República
27 de agosto, às 11h e às 16h, no Museu da República
29 de agosto, na Casa da Mulher Brasileira (evento fechado)

A substância do brincar é a alegria. A natureza é seu território primordial. Os primeiros sussurros de uma mãe acalentando seu filho nos braços eram chamados de “brincos”. Assim nasceram as canções de ninar em que mãe e filho, embalados pelo ritmo e por uma sonoridade singela, estabeleciam seus primeiros vínculos. O brincar é aqui focado como uma expressão que nasce no corpo e se prolonga em movimentos de “sentido”. Lucilene Silva, através do compartilhamento do acervo musical brasileiro e de repertorio de brincadeiras, promove nesta oficina para adultos e crianças um campo de experiência pelo qual a alma sensível vai se alimentar de elementos naturais: brinquedos com uma variedade de cores, cheiros, texturas e formas que alimentam o acervo de experiências de vida.


Mon Jardin Secret
Cie. Point du Jour (França) - www.compagniepointdujour.com/ jardin.php
1º de setembro, às 10h, no Hospital da Criança (evento fechado)
2 de setembro, às 11h e às 16h, no Museu da República

Acompanhada da língua de signos, de palavras poéticas e de jogos de iluminação, Nicole Rechain cria um espaço povoado de gestações e nascimentos. A música, interpretada por Luciano Marques, colore esta criação com sensibilidade e elegância. Os cantos, acompanhados por instrumentos de percussão, constroem um momento de encanto. O espetáculo é apoiado pela Embaixada da Franca.


Amana
Cia. Psoas e Pssoinhas (DF) - grupopsoasepssoinhas.blogspot. com.br
3 de setembro, às 11h e às 16h, no Museu da República

Espetáculo de dança para e com bebês de zero a três anos. Dos princípios da Educação Somática na abordagem Body-Mind Centering (centrando corpo e mente), nasce a experimentação de movimentos a partir dos padrões neurocelulares básicos do desenvolvimento do bebê, da fase uterina até atingir um ano de idade. A pesquisa envolve o nosso aprendizado como seres vivos através do movimento, desde nossas células, considerando voz/som como parte deste corpo que vibra, e toque/afeto, como parte das memórias que nossos corpos carregam. Percebo meu corpo em ti e te percebo em mim. A técnica de contato improvisação também norteia o trabalho que se encerra com um convite à baby-jam, uma dança com os bebês.


Voa
Coletivo Antônia (DF) - www.facebook.com/ coletivoantonia
3 de setembro, às 11h e às 17h, no Sesc Gama

O amor não deve ser exigente, caso contrário, perde as asas e não pode voar, torna-se enraizado na terra e fica muito mundano. Voa é uma livre adaptação do conto A menina e o pássaro encantado, de Rubem Alves. Foi escrita a seis mãos pelas atrizes Cirila Targuetta, Tatiana Bittar e pela diretora Rita de Almeida Castro, do coletivo artístico Teatro do Instante. Com a encenação, pretendem provocar na pequena plateia a exploração dos sentidos. Sons, cheiros e estímulos visuais constroem um mosaico de informações que cada criança apreende a seu tempo e escolha. Apresentações realizadas em colaboração com o Festival Cena Contemporânea.


Mesa redonda: A arte e a primeira infância no DF
5 de setembro, às 19h, no Museu da República:

Estão no Distrito Federal artistas e criadores pioneiros no Brasil no campo da arte e inovação na produção, criação e pesquisa no campo das artes cênicas, literatura e música para a primeira infância – que estarão reunidos neste encontro, aberto ao público, trocando experiências no intuito de consolidar este movimento.


Terra
Grupo Sobrevento (SP) - www.sobrevento.com.br
6 de setembro, às 9h, às 11h e às 14h, na Creche Tia Angelina, no Varjão (evento fechado)
7 de setembro, às 15h e às 17h, no Museu da República

Uma mulher pisa na terra. Fazia tempo que não a sentia nos pés. Ao senti-la, lembra do carinho que dela brota. De lá, desenterra seus segredos, as coisas pequenas de que é feito o amor que cultivamos na terra. Inspirada na ideia de que as crianças costumam enterrar coisas que lhes são significativas, Sandra Vargas cria um texto que fala de memória, dos laços afetivos e do amor que está dentro de todos nós e que é a base de todo ser humano. Sandra Vargas, também atriz, apresenta-se na companhia de dois músicos que tocam, ao vivo, violão (William Guedes, diretor musical e compositor da trilha do espetáculo) e violoncelo (Denise Ferrari).


A Gruta da Garganta
Cia. La Casa Incierta (DF/Espanha) - lacasaincierta.com
9 de setembro, às 11h e às 16h, no Museu da República
10 de setembro, às 11h e às 16h, no Museu da República
13 de setembro, às 9h, às 11 e às 14h, na Creche Cantinho do Girassol, em Ceilândia (evento fechado)

Idealizado pela companhia de teatro hispano-brasileira La Casa Incierta, A Gruta da Garganta é uma criação de teatro lírico que leva o espectador a uma aventura no interior do corpo humano para abordar, de maneira poética e onírica, o princípio da voz e do som. Essa trajetória, desde os primeiros balbucios até o domínio da comunicação verbal, é apresentada, tal qual uma ópera, com canto e música pelas atrizes Clarice Cardell e Aida Kellen. Dirigida por Carlos Laredo, a montagem é direcionada para crianças de zero a seis anos e busca instigar nesse jovem público o interesse pelo teatro lírico. Os pais que levarem seus filhos ao teatro estarão diante de uma reflexão sobre os mistérios da comunicação.


SERVIÇO:

Primeiro Olhar - IV Festival Internacional de Artes Cênicas para a Primeira Infância
De 26 de agosto a 13 de setembro, no Museu da República (Setor Cultural Sul – Eixo Monumental) e, em 3 de setembro, no Sesc Gama (Setor Leste Industrial, QI 1 Lotes 620, 640, 660 e 680).

Ingressos: R$ 20 e 10 (meia), à venda nas bilheterias a partir de uma hora antes dos espetáculos.

Classificação indicativa livre.

Oficina-espetáculo:
- Canções Tradicionais e Brincos, com Lucilene Silva (SP): 26 e 27 de agosto, às 11h e às 16h.
- Mon Jardin Secret, com a Cie. Point du Jour (França): 2 de setembro, às 11h e às 16h.
- Amana, com a Cia. Psoas e Pssoinhas (DF): 3 de setembro, às 11h e às 16h.
- Voa, com o Coletivo Antônia (DF): 3 de setembro, às 11h e às 17h, no Sesc Gama.
- Mesa redonda: A arte e a primeira infância no DF: 5 de setembro, às 19h.
- Terra, com o Grupo Sobrevento (SP): 7 de setembro, às 15h e às 17h.
- A Gruta da Garganta, com a Cia. La Casa Incierta (DF/Espanha): 9 e 10 de setembro, às 11h e às 16h. 

==> Foto: Henrique Taira

0 comments:

Postar um comentário