O Espaço Teatral oferece módulos de oficina de teatro. Inaugurado em fevereiro de 2016, vem trabalhando com crianças, jovens e adultos na arte de representar, inclusive com a produção e apresentação, em teatros da capital, de duas peças infantis, duas peças adultas, e uma infanto-juvenil, são elas:
TÍTULO
|
CLASSIFICAÇÃO
|
TEATRO
|
ANO
|
A
fada e o rei vaidoso
|
intantil
|
Marista
|
2016
|
Qual
o sentido da vida
|
adulto
|
||
A
pata dos ovos de ouro, prata e diamante
|
infantil
|
Yara
Amaral
|
2017
|
Pelos
olhos do meu bem
|
adulto
|
||
Dom
Quixote, a peça
|
infanto-juvenil
|
O seu quadro de professores é composto pelos atores e diretores Benetti Mendes Cavalcante [1] e Rômulo Augusto [2] e também por uma equipe de apoio, responsável pela parte administrativa, financeira e de marketing.
O Espaço Teatral oferece a oportunidade do participante identificar-se com os personagens, sem uma exposição direta. As pessoas colocam-se para o personagem e não para o "problema real”. Caminhando um passo além, consegue-se inverter papéis no plano do "como se", o que dá uma nova roupagem a antigos tabus. Dados da realidade emergem mais facilmente de forma "lúdica" e isso fica totalmente claro no momento dedicado a um debate ou a um compartilhar de sensações experimentadas.
O Espaço Teatral não deve ser entendido como mero entretenimento, mas como uma ferramenta alternativa, um verdadeiro dispositivo, atrelado às demandas da sociedade.
O teatro torna-se uma ferramenta eficaz porque lida com diversas linguagens, e, também, porque se constrói fundamentalmente por meio da relação grupal. Quando se fala em qualidade nos relacionamentos, em empresa de sucesso, o ator principal é o ser humano e a valorização de sua criatividade, competência, adaptação às mudanças, raciocínio sistêmico, tomada de decisões, aspectos estes comuns no fazer teatral.
Muitas vezes o humor próprio do teatro ameniza as situações problemáticas e ajuda a quebrar tabus na comunicação entre pessoas de diferentes níveis sociais.
Por ser um canal de comunicação aberto e dinâmico, o teatro também pode ser usado como um veículo de aprendizado ou mesmo de mudança comportamental, uma vez que estimula a reflexão de conceitos já existentes. Por exemplo, por meio de uma encenação teatral é possível fazer críticas construtivas sobre atitudes e hábitos evidenciados no dia-a-dia de uma equipe.
Quem faz teatro desenvolve, naturalmente, inúmeras habilidades/competências:
Quem faz teatro desenvolve, naturalmente, inúmeras habilidades/competências:
- Melhora as apresentações em público
- Melhora sensivelmente o falar em público com mais clareza e coerência
- Desperta a criatividade
- Compreende a importância do trabalho em equipe
- Melhora habilidades de liderança e comunicação interpessoal
- Equilibra a vida profissional e pessoal
- Exercita a flexibilidade em situações de estresse
- Pratica a resiliência – termo utilizado pela Física que significa o nível de resistência que um material pode sofrer frente às pressões, portanto, seria a capacidade de lidar com problemas, adaptar-se às mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão em situações adversas
- Oportunidade para o auto-conhecimento e muito mais
Diante de todo o exposto, o Espaço Teatral tem, ainda, a missão de ensinar os fundamentos teóricos e práticos do teatro. Oferecendo espaço e método próprios para contribuir com o desenvolvimento pessoal e interpessoal.
A metodologia pretende desenvolver a inteligência cultural, o senso criativo e despertar ou aprimorar o natural potencial das artes cênicas na vida empresarial dos funcionários. A metodologia apresenta vasto repertório de soluções de problemas no trabalho, na família ou os existenciais.
A metodologia consiste em:
- Aula experimental (gratuita)
- Aulas práticas e dinâmicas
- Material impresso
- Jogos Teatrais
- Exercícios de improvisação
- Exercícios corporais (expressões, fala e gestuais)
O Espaço Teatral além das atividades docentes, apoia atletas do jiu jitsu e grupo amador de teatro. Os irmãos brasilienses Giovana e Gustavo Amâncio são patrocinados pelo Espaço Teatral desde 2016.
O 4 Homens e Meio é um grupo amador de teatro de Brasília que teve a sua formação no Espaço Teatral e já estão brilhando nos palcos da capital.
Sendo assim, os professores Benetti e Rômulo oferecem a sua larga experiência em artes cênicas para contribuir com a integração de equipes trabalhando os tópicos citados, para tanto, colocam-se à disposição para mais esclarecimentos.
E para o segundo semestre de 2017, estão previstas novas oficinas de teatro para os Módulos I e II para os níveis infantil, jovem e adulto.
[1] Benetti Mendes Cavalcante – Formado pela Universidade de Brasília em Educação Artística, escreve, dirige e atua há 16 anos na G7 Cia de Comédia e até a presente data, participou de cerca de 20 espetáculos teatrais apresentadas em Brasília e em diversos Estados Brasileiros como: Manaus, Goiânia, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Fortaleza, Natal, dentre outros.
[2] Rômulo Augusto – Bacharel em Interpretação Teatral, também formado pela Universidade de Brasília, além de atuar nos palcos, realizou diversos trabalhos na TV, no cinema e contribuiu com diversos projetos educacionais e experiência em docência há mais de 11 anos.
SERVIÇO:
Liberte-se, faça teatro com quem faz teatro!
- Endereço: SCLSW 102, Bloco A, Loja 43, Subsolo, Sudoeste, Brasília/DF
- WhatsApp: 61 99263-3431 (Rômulo) / 61 99979-0313 (Maíra)
- Facebook: Espaço Teatral
- Instagram: espacoteatraldf
- Site: www.espacoteatral.com.br
==> Foto: Divulgação
0 comments:
Postar um comentário