XXVII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DANÇA DE BRASÍLIA, ATÉ DIA 23 DE JULHO

Aberto na no dia 10 de julho, a Capital Federal está sendo palco da 27˚ edição do Seminário Internacional de Dança de Brasília. O evento vai acontecer até o dia 23 de julho nas salas de ensaio e na Galeria Athos Bulcão do Teatro Nacional Claudio Santoro, as quais estarão tomadas por bailarinos de diversas regiões do país. Eles terão aulas de diferentes modalidades de teatro e dança, práticas e teóricas, como ballet, jazz, hip-hop, contemporâneo. As inscrições vão até o dia 21 de julho e podem ser feitas no secretariado do evento, na Galeria Athos Bulcão (acesso via N2). Os valores variam de R$ 590 a R$ 1200 de acordo com a quantidade de aulas e o nível técnico do aluno.

Desde 1991, o Seminário é organizado pela bailarina Gisèle Santoro. O evento traz cultura, arte, eventos sociais e estimula o turismo em Brasília. “Sou uma apaixonada pela dança e quero levá-la para todos os públicos”, diz Gisèle. Para aqueles que não são bailarinos, mas, assim como Gisèle, veem a beleza da dança e seus benefícios, uma programação aberta ao público foi planejada para extrapolar as salas do Teatro Nacional Claudio Santoro (veja ao final).

Além da realização do Seminário para adultos e crianças a partir de 7 anos, a bailarina se preocupa com a inclusão social. Por isso, a grade horário inclui uma programação voltada para alunos portadores de necessidades especiais. As aulas serão ministradas por professores da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação e mestres especializados na área. As inscrições também devem ser feitas na Galeria Athos Bulcão.

Crianças e adolescentes de regiões carentes ou em situação de risco, que não podem arcar com os custos do Seminário podem participar do programa “Dançar para Viver, Viver para Dançar”. Com o intuito de oferecer uma possibilidade de profissionalização à bailarinos cheios de sonhos, mas que não têm condições de realizá-los serão distribuídas 100 vagas. Uma comissão composta por um grupo de professores de dança e produtores culturais analisará os casos e concederá as bolsas. Para tentar a vaga basta comparecer ao secretariado e procurar o responsável pela área. Desde o início do projeto, já foram concedidas mais de 1.800 bolsas.

Para Gisèle Santoro, o maior objetivo do Seminário de Dança é proporcionar aos bailarinos aulas com grandes profissionais como a Primeira Bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cecília Kerche, além de oferecer aos alunos a oportunidade de alçarem voos em carreiras internacionais. Mestres de países como  Alemanha, França e Espanha ministrarão aulas durante o evento. “Quero promover trocas de experiências culturais entre alunos e docentes para aperfeiçoamento do bailarino e o desenvolvimento de novas técnicas. Ao final do Seminário são concedidas bolsas de estudos no exterior aos que mais se destacarem. Para esses alunos, é um sonho dançar e receber por isso”, explica Gisèle.
        
       Os bailarinos que mais se destacam durante o Seminário Internacional de Dança de Brasília poderão ser beneficiados com participação em eventos internacionais, bolsas de estudos, estágios e contratos oferecidos por prestigiosas instituições parceiras de ensino no exterior. Nestes 26 anos de realização do evento, alunos se tornaram reconhecidos internacionalmente nas principais escolas de dança do mundo, como a Ópera de Viena, a Ópera de Zurique, o Ballet de Stuttgart, o Hannover (Alemanha), o Ballet du Capitole (Toulouse), o Jeune Ballet de France (Paris), entre outros.

Outra atividade que integra a programação do Seminário é o Concurso Internacional, no qual os participantes são estimulados a competir em diversas categorias de acordo com as modalidades, os estilos, as faixas etárias ou os níveis de técnicas. Os vencedores são premiados com medalhas. O público brasiliense pode assistir à competição que tem entrada gratuita e vai acontecer no dia 20 de julho no Auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Por fim, serão escolhidos os alunos de maior empenho e dedicação para participar da companhia de dança temporária do Seminário, a Dance 2000 Cia de Dança. Com eles, serão elaboradas coreografias para apresentação na Gala de Encerramento do evento.

 

SERVIÇO:
XXVII Seminário Internacional de Dança de Brasília
Inscrições Abertas até o dia 21.07 no secretariado do evento na Galeria Athos Bulcão (acesso via N2)

Período do Seminário: Até 23 de julho de 2017
Local do Módulo Acadêmico: Salas de Ensaio do Teatro Nacional Claudio Santoro
Locais do Módulo Performático: Gala de Abertura (Casa Thomas Jefferson); Concurso Internacional (Auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães); Palco Livre (em frente ao shopping Conjunto Nacional); Gala de Encerramento (SESC Ceilândia).

Eventos abertos ao público
Com o intuito de levar a dança para além do Seminário e atingir toda a população brasiliense, Gisèle criou ações para mostrar os benefícios da arte. São elas:

Gala de Abertura – para dar início ao Seminário Internacional de Dança de Brasília acontecerá a Gala de Abertura, no dia 14 de julho, às 20h, na Casa Thomas Jefferson. Haverá apresentações com importantes companhias da cidade como Foco Cia de Dança, Reginaldo Moreira, Instituto Juliana Castro, além da participação de Vic Dimonda do Broadway Festival.

Concurso Internacional – No dia 20 de julho, os alunos participantes do Concurso Internacional farão apresentações abertas ao público no Auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Palco Livre - No dia 22 de julho, acontece, em frente ao Conjunto Nacional, o Palco Livre com o apoio da Secretaria de Turismo do Distrito Federal. Mini-espetáculos, aulões gratuitos de diversas modalidades de dança (frevo, sapateado, dança do ventre e flamenco) fazem parte do evento.

Aula da bailarina Cecília Kerche  - A renomada bailarina do Theatro Municipal do RJ dará uma aula aberta à comunidade de Brasília. Os interessados podem se inscrever na secretaria do Seminário a partir do dia 17 de julho e devem estar em nível intermediário ou avançado de balé clássico.

        Gala de Encerramento - Para encerrar o Seminário, acontecerá a Gala de Encerramento, no dia 23 de julho, no SESC Ceilândia. O evento contará com a reapresentação dos melhores números do concurso e a apresentação da Dance 2000 Cia de Dança com uma remontagem de balé do coreógrafo alemão Uwe Scholz.

Homenagem
            Este ano, a 27º edição do Seminário Internacional de Dança será em homenagem aos 10 anos de falecimento de Eugenia Feodorova. A bailarina ucraniana veio ao Brasil em 1954 para ser mestra coreógrafa da Companhia Ballet do Rio de Janeiro. Ela foi a responsável pela montagem de importantes ballets no Brasil, como a obra completa de O Quebra-Nozes e o primeiro Lago dos Cisnes completo da América do Sul.

O Seminário é uma realização da Secretaria de Cultura do DF, em parceria com a Associação dos Bailarinos Profissionais do Distrito Federal e a Associação Cultural Claudio Santoro. Os patrocinadores são: O Boticário e o Fundo de Apoio à Cultura (FAC). Entre os apoiadores culturais destacam-se a Secretaria de Turismo do DF, a Embaixada da Alemanha, a Casa Thomas Jefferson, o shopping Conjunto Nacional e a Capezio. Em reconhecimento a sua importância, em 2005, o evento passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do DF e do Conselho Internacional da Dança da UNESCO.

Programação Completa
16 de Julho de 2017 - Audição Lamondance
14 de Julho de 2017 - Gala de Abertura
20 de Julho de 2017 - Final do Concurso Internacional - Auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães
21 de Julho de 2017 - Encerramento das aulas (Módulo Acadêmico)
22 de Julho de 2017 - Palco Livre em frente ao Conjunto Nacional
22 de Julho de 2017 - Aulão com Cecilia Kerche no Teatro Nacional
23 de Julho de 2017 - Gala de Premiação e Encerramento

==> Foto: Vera Bandeira

0 comments:

Postar um comentário