Vem aí o 15º Passeio Ciclístico Rodas da Paz – Sem Pressa, todo mundo chega bem!

Este ano a Rodas da Paz pedala pedindo ruas onde todos tem sua vez, não só a pressa. Com mais gentileza, cuidado e atenção, vemos mais cenas por onde passamos. A pressa é o começo do atropelo da vida, da urbanidade. Com menos velocidade, mais cidade aparece. A bicicleta é isso, é andar por entre cenas que a pressa de um automóvel faz passar despercebidas.

A Organização Mundial da Saúde, a OMS, recomenda até 50 km/h como limite de velocidade para vias urbanas. Aqui no Brasil estamos bem longe disso. Em Brasília várias vias em área urbana possuem limite de 80 km/h, um crime contra a vida, um acinte com a segurança no trânsito.

Em um acidente a 64km/h, 85% dos pedestres atingidos morrem e nenhum sai ileso. A 32km/h, 5% morrem e 30% sobrevivem ilesos. Velocidade mais baixa significa também mais incentivo aos meios sustentáveis de deslocamento, como caminhar, pedalar ou utilizar o transporte público, possibilitando conforto e fluidez nos trajetos.

Ruas com velocidades menores favorecem o compartilhamento da via entre motoristas e ciclistas, permitem que crianças briquem nas ruas como costumavam fazer até tempos atrás, facilitam a travessia de pedestres. Com menos pressa, a gente convive mais, cria mais empatia, e percebe mais o que ocorre ao nosso redor. Com menos pressa, a gente observa o encontro dos namorados na esquina, o grafitti no muro, a lojinha do bairro, a florada dos ipês.  Sem pressa, todo mundo chega bem. Vem com a gente!

Para a definição da frase tema deste ano, contamos com a super colaboração do grupo Caça Pedal, parceiro do Passeio desde sempre, em especial com atenção aos ciclistinhas mirins! =)


SERVIÇO: 

Passeio Anual Rodas da Paz 2017
Concentração: a partir das 8h do dia 30/07 (domingo)
Local: Em frente a estação de Metrô Ceilândia Centro
Trajeto tradicional: Saída Hélio Prates. |10 km

Inscrições: www.rodasdapaz.org.br até 27 de julho
Fotos do Passeio de anos anteriores para divulgação: circuitos tradicional e rodinhas

Realização: Rodas da Paz
Patrocínio: SECOVI-DF e Grupo Ágil
Apoio: Administração Regional de Ceilândia, GDF, Rádio Cultura FM, Escola VitaBhaya Yôga, Loja Giro 66, Rádio Transamérica, Taguaciclo, Associação Médica de Brasília

==> Foto: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário