Títulos reformulados da Coleção Girassol são sugestões para aprender brincando

As férias escolares são um período de descanso para os alunos que podem tirar esse tempo para brincar, passear, sair com a família e também aproveitar para viajar com boas histórias. Essa é a proposta da Editora Moderna, que sugere livros totalmente reformulados da Coleção Girassol com enredos leves e divertidos que promovem o aprendizado, a reflexão e a conscientização de valores para as crianças. Confira abaixo as dicas:

Um humilde Tatu, uma arrogante Raposa e um pomposo Leão são os protagonistas de A casinha do tatu. Na floresta em que viviam, todos poderiam conviver em harmonia, mas o Tatu, que a duras penas vem construindo sua casinha, está sob ameaça da Raposa, que não pretende tolerar seu vizinho. Ela haveria de conseguir despejar o pobre Tatu com a ajuda do Leão, mas este, por sua vez, ao ter interesse em ajudar a Raposa acaba se apropriando daquilo que lhe era mais importante. Diante da oportunidade de vingar-se da nefasta atitude de sua futura vizinha, o Tatu surpreende e é quem estende a mão quando ela mais precisa. Será que a capciosa Raposa terá aprendido alguma lição com a atitude de seu humilde vizinho? O enredo de Elza Sallut provoca a reflexão sobre o que cada um de nós considera certo, errado, justo ou exagerado.

Era uma vez uma bruxa traz as aventuras e desventuras de Meleca, apelido carinhoso da bruxa Hildegarda Rosa Espinhenta das Cruzes Tortas Chulezentas da Silva. Cansada de sua rotina de feitiços e da vida em meio à natureza, Meleca se lança em uma empreitada na cidade grande, mas acaba se metendo em grandes confusões. Ao enfrentar tais situações, ela prova que até mesmo as pessoas tidas como preparadas podem sofrer alguns reveses na vida mostrando que, em alguns casos, o feitiço pode sim virar contra o feiticeiro. A obra, de Lia Zatz abre espaço para reflexão de temas como os contrastes da vida urbana e rural, aprendizados dos contos de fadas e também de oportunidades geradas pelas dificuldades.

Em Como surgiu o João de Barro, os pequenos leitores serão surpreendidos com um final inusitado que valoriza a visão dos índios a respeito dos animais. O enredo de Douglas Tufano conta a história do forte guerreiro Jaebé, que se apaixona pela filha do chefe da aldeia. Decidido a se casar com ela, o índio é confrontado pelo pai da jovem, que lhe lança um desafio para que prove o seu amor. Para isso, o rapaz deve ficar nove dias enrolado em couro de anta, sem comer ou beber, e assim mostrar o quão resistente ele é. O tempo passa, a insegurança de todos que presenciaram essa competição cresce, mas o casal vê sua vida mudar rapidamente.

De Cara com o Espelho, de Leonor Corrêa, convida os jovens a analisarem, com muito bom humor, os mitos sobre a obesidade infantil, e indica caminhos para uma vida melhor, sem preconceito, neurose, estresse e com muita saúde e alto astral. Para isso, a autora apresenta sete crônicas com situações vividas e ouvidas por ela. O leitor conhecerá Duda, que sofre com as piadinhas de mau gosto de seu tio, que insiste em falar que a garota tem pneus na barriga; Marcela, que não gosta das aulas de educação física, pois se sente mal usando o short escolar; Fabinho, que é diabético e passa a vida desanimado; Ligia, que precisa comprar um vestido para sua festa, mas tem dificuldades por conta do sobrepeso; Fred, que por sua vez, quer crescer, mas todos o tratam feito bebê; e Rubinho, que fica dividido entre a alimentação da casa da sua mãe e do seu pai, pois possuem cardápios muito diferentes.

Sobre a Moderna
A Moderna na área de Literatura desenvolve projetos para que o aluno-leitor – desde a Educação Infantil até o Ensino Médio – ative sua capacidade de compreender, analisar e refletir sobre os conteúdos estudados. Com obras de ficção, não ficção e arte, o selo disponibiliza recursos para que o professor tenha a sua disposição todas as oportunidades de ensino, tais como: um plano leitor, apresentando os níveis de dificuldade de cada livro; um projeto de leitura, sugerindo atividades criadas por especialistas; e uma assessoria pedagógica específica para a necessidade da escola. Sempre em busca de novos caminhos para a excelência de suas publicações, a Moderna Literatura, numa iniciativa inédita no mercado editorial brasileiro, trouxe, com exclusividade para seu catálogo, todas as obras do renomado autor Pedro Bandeira, criando assim um momento importante para a literatura brasileira infantil e juvenil. O sucesso desta ação foi repetido com a escritora e ilustradora Eva Furnari e com o autor Walcyr Carrasco, cronista, dramaturgo, roteirista, tradutor e adaptador de clássicos da literatura.

==> Foto: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário