Programação de Maratonas para Brasília e os cuidados com as lesões

A corrida tem sido uma prática bastante exercida para quem quer cuidar da saúde e quer fugir do ambiente fechado da academia. O segundo semestre deste ano será marcado por grandes provas. Estão previstas mais de 30 grandes corridas, destas, 10 com previsão para realização em Brasília.

Para os veteranos no esporte estas competições servem como preparação, já que antecedem a mais conhecida corrida do Brasil: a São Silvestre. Porém, a atividade ganha novos adeptos a todo momento. Como alertam médicos, quem está iniciando na corrida deve se atentar a alguns cuidados para evitar lesões, principalmente nos joelhos.

Como identificar uma lesão?
Para o médico ortopedista Dr. Bruno Rezende, da Clínica Arthros, é fundamental acompanhamento ortopédico antes de iniciar uma nova atividade, especialmente quando se trata de exercícios de alto impacto. “Além do acompanhamento profissional é preciso respeitar os limites e momentos individuais. Toda dor durante ou após os treinos deve ser examinada. É importante diferenciar dor de esforço, muscular pelo uso e de lesões”. Afirma Rezende.

As lesões mais frequentes para quem pratica a corrida como esporte são inflamações de tendões/musculares, desgaste de cartilagem, lesões de meniscos e ligamentos. E apesar de todas as dores merecerem atenção nem sempre é fácil identificar uma lesão. “Algumas dores não indicam necessariamente lesão, e podem ser resolvida com a mudança na mecânica do exercício, mudança de carga, reorganização do treino com aumento dos intervalos, dentre outras medidas. Outras lesões demandam suspensão das atividades.” Alerta Bruno, mas ressalta que só um especialista pode fazer essa avaliação.

Ainda que a atividade seja praticada fora da academia é importante contar com o apoio de um profissional para avaliar os limites do atleta. Para o preparador físico, Thalles Sucesso, da Academia Bodytech, a frequência dos exercícios é gradativa. “O ideal é iniciar com aquecimentos articulares com movimentos circulares, depois iniciar com uma caminhada e na sequência dar início a corrida”.

Confira as principais corridas que acontecerão em Brasília no segundo semestre:
13/08 - Circuito das Estações – Caixa 2017 – Primavera
26/08 – 6ª Corrida Pão de Açúcar Kids
27/08 – 10ª Maratona Pão de Açúcar de Revezamento
03/09 – Progressive Race 3ª etapa
23/09 – Night Run 2017 – Etapa Blue
24/09 – The Color Run Dreams
08/10 – Corrida e Caminhada Feminina McDonald’s 5K 2017
29/10 - Asics Golden Runs 2017
12/11 – BSB City Marathon
10/12 - Circuito das Estações – Caixa 2017 – Verão

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário