“Estudo Para Missa Para Clarice" – no CCBB Brasília - de 15 a 25 de junho

Teatro, a segunda arte, e o sistema religioso, conectados por seus rituais, pelo silêncio, o vazio, a sede de saber, a curiosidade e o desejo de servir ao outro, formam a essência do espetáculo “Estudo para Missa para Clarice – Um espetáculo sobre o homem e seu Deus”. Desenvolvido a partir da obra de Clarice Lispector, os fragmentos que compõem a apresentação foram extraídos e editados pelo diretor Eduardo Wotzik, à medida que ele aprofundava sua leitura. Nas páginas, estava uma autora humanamente conectada com seu Deus, com uma clareza impregnante, o que empurrou Eduardo na direção de comungar seus silêncios com o público.

“Estudo Para Missa Para Clarice – Um espetáculo sobre o homem e seu Deus” congrega arte e religião em um único acontecimento. Munido das palavras e pensamentos de Clarice, Wotzik construiu uma liturgia própria e um culto artístico que transformam o espaço teatral em local de adoração e meditação sobre a condição humana. Será uma curta temporada com, ao todo, oito apresentações, e estreia para o dia 15 de junho, de quinta à domingo, sempre às 20h, no teatro 1 do Centro Cultural Banco do Brasil – Brasília (CCBB/DF).

Para receber os espectadores, a peça traz um arauto e duas beatas claricianas, vividas pelas atrizes Cristina Rudolph e Natally do Ó, que organizam, professam e processam as palavras de Clarice. Assim como acontece nos templos religiosos, seguindo um missal (que também tem uma versão em braile), o público senta, levanta, reza, lê, canta e respira junto.

"Sei que o mundo não vai mudar por minha causa, nem por causa do meu Teatro, mas eu prefiro acreditar que sim. Os artistas que conheço, todos, tem uma chama visceral de dizer algo a alguém. Um desejo ingênuo de perpetuar. “Para que vivemos? Onde estamos? Para onde vamos?” Desde Sófocles, o Teatro existe para comungar essas dúvidas. Assim o entendo. Esse espetáculo é uma celebração do “Sim”. Um projeto que nasce do “impulso e da necessidade”. Puro afeto. Pelo Teatro, pela Clarice, por mim, pela investigação, pelo gosto bom.  Nasce da necessidade de se reinventar a profissão. De gritar pro mundo. De sobreviver “apesar de”. De uma “angústia que insatisfeita é a criadora de minha própria obra”, afirma Eduardo.

A montagem do diretor celebra o sagrado na obra de Clarice Lispector e se transformou em um daqueles espetáculos necessários e, como tal, tem cumprido sua função: comungar a dúvida. “Estudo Para Missa Para Clarice – Um espetáculo sobre o homem e seu Deus” lembra ao público sua humanidade e provoca catarse. Uma catarse apolínea, meditativa, que “costura pra dentro”, como quis a autora. Além disso, é também uma pesquisa artística e uma grande comunhão. Um culto que professa e processa as palavras de Lispector através da pregação de um ator, um aprendizado diário, uma anamnese sobre como vão os Homens, como caminha a humanidade. Uma apresentação reflexiva e divertida. Uma missa como jamais se viu.

Desde a bem-sucedida estreia no Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro em pleno carnaval carioca, “Estudo para Missa Para Clarice”, vem arrebanhando plateias de todo o Brasil com seu belíssimo e comovente ritual. Criado e dirigido por Eduardo Wotzik e contando com Cristina Rudolph, Natally do Ó e o próprio Eduardo em seu elenco, o espetáculo está há mais de um ano e meio ininterrupto em cartaz. Ele passou por mais de quinze teatros, a saber, CCBB RJ – teatro III, CCBB RJ – teatro II, Teatro Gláucio Gil, Teatro Nathalia Timberg, Midrash, Teatro Artur Azevedo, Teatro do Parque das Ruinas, CCBB BH, Teatro Candido Mendes, CCBB SP, Teatro Glauce Rocha, Teatro Tablado, Teatro do SESC SÃO GONÇALO, Teatro do SESC TERESOPOLIS, Teatro do SESC NITEROI, sempre levando a palavra de Clarice Lispector e movendo a todos que o assistem.
*os itálicos do texto são da Clarice

Ficha Técnica
Da obra de Clarice Lispector.
Edição e Texto final: Eduardo Wotzik
Direção de Arte: Analu Prestes
Iluminação: Fernanda Mantovani
Direção Artística Geral: Eduardo Wotzik
Elenco: Cristina Rudolph, Natally do Ó, Eduardo Wotzik e Clarisse Derzié Luz (Stand In)
Direção de Produção: Jessica Leite e Michele Fontaine
Realização: Wotzik Produções Artísticas


SERVIÇO:

Estudo Para Missa Para Clarice
Data: 15 a 25 de junho - com exceção do dia 23
Horário: Primeira semana (15/06 -18/06), de quinta a domingo, às 20h.
Segunda semana (21/06 – 25/06), de quarta a domingo, às 20h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro I
Endereço: SCES Trecho 2, Lote 22 – Asa Sul, Brasília - DF
Preço: R$20 (inteira) e R$10 (meia)
Classificação: 14 anos
Duração: 80 minutos
+ Infos: (61) 3108-7600

==> Foto: Leonardo Alvim

0 comments:

Postar um comentário